Egressos: estudo do curso de ciências econômicas na modalidade a distância de uma Universidade Pública Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Roberto Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169487
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015.
id UFSC_c4f2405f557e3a9b2410305131b20b26
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169487
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Egressos: estudo do curso de ciências econômicas na modalidade a distância de uma Universidade Pública FederalAdministraçãoEnsino à distânciaEx-alunosUniversidades e faculdadesAdministraçãoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015.Este trabalho tem como objetivo geral avaliar a percepção dos egressos do curso de Ciências Econômicas, modalidade à distância, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para atender a este objetivo têm-se os seguintes objetivos específicos: Verificar a quantidade de egressos deste curso em cada turma e Polo estudado; Identificar a percepção dos egressos sobre a qualidade do curso; Verificar a inserção dos egressos no mercado de trabalho e Identificar melhorias para a formação dos egressos. A metodologia quanto aos objetivos considera-se descritiva. Noque se refere aos procedimentos técnicos trata-se de estudo de caso e quanto à abordagem do problema considera-se qualiquantitativa, com aplicação de questionários com os egressos do curso. No final conclui-se que 60,7% dos egressos consideraram que o Curso atingiu as expectativas e ainda 25% informaram que superou as expectativas. Portanto, percebe-se que a maior parte dos egressos considera-se satisfeito com a formação recebida através do curso. Embora não somente esta variável foi analisada. Quanto a "Metodologia EaD" constatou-se que 75% indicaram que a metodologia facilitou o aprendizado. No que se refere à "atualização e conhecimento por parte do corpo docente", 64,3% consideram ser "boa". Quanto a "Oficinas e Laboratórios" 50% descreveram também como "bons". Ainda, a inserção dos egressos no mercado de trabalho, apresentou um resultado de 39,3% dos respondentes como "muito satisfeito" com a área profissional em que fizeram o curso, 50% "estar satisfeito" e apenas 10,7% manifestaram-se "indiferentes".<br>Abstract : This research aims to evaluate the perception of the course graduates of the distance learning program in Economic Sciences, from Universidade Federal de Santa Catarina. In order to accomplish this goal, there are the following specific objectives: to determine the amount of graduates of this course in each classand city studied; identify the perception of graduates regarding the quality of the course; check the insertion of graduates into the labor market and identify possible improvements to the training of graduates. The methodology of this research is considered descriptive. Regarding the technical procedures, it is considered acase study and, regarding the approach, it is considered both qualitative and quantitative, with questionnaires applied to the graduates. In the end it was concluded that 60.7% of graduates felt that the course met expectations and further; 25% reported that the course exceeded their expectations. Therefore, it is seen that most of the graduates is satisfied with the training received through the course. Regarding the distance learning methodology, 75% reported that it enhanced the learning process. And regarding the" knowledge update of the faculty", 64.3% considered it to be"good". As for "workshops and laboratories" 50% also described itas "good". Moreover, regarding the integration of graduates into the labor market, 39.3% of respondents are "very satisfied" with the professional field, 50% are "satisfied" and only 10.7% are "indifferent".Pacheco, Andressa Sasaki VasquesUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Roberto Carlos2016-10-19T13:00:43Z2016-10-19T13:00:43Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 p.| il., grafs., tabs.application/pdf339025https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169487porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T13:00:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169487Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:00:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Egressos: estudo do curso de ciências econômicas na modalidade a distância de uma Universidade Pública Federal
title Egressos: estudo do curso de ciências econômicas na modalidade a distância de uma Universidade Pública Federal
spellingShingle Egressos: estudo do curso de ciências econômicas na modalidade a distância de uma Universidade Pública Federal
Alves, Roberto Carlos
Administração
Ensino à distância
Ex-alunos
Universidades e faculdades
Administração
title_short Egressos: estudo do curso de ciências econômicas na modalidade a distância de uma Universidade Pública Federal
title_full Egressos: estudo do curso de ciências econômicas na modalidade a distância de uma Universidade Pública Federal
title_fullStr Egressos: estudo do curso de ciências econômicas na modalidade a distância de uma Universidade Pública Federal
title_full_unstemmed Egressos: estudo do curso de ciências econômicas na modalidade a distância de uma Universidade Pública Federal
title_sort Egressos: estudo do curso de ciências econômicas na modalidade a distância de uma Universidade Pública Federal
author Alves, Roberto Carlos
author_facet Alves, Roberto Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Roberto Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino à distância
Ex-alunos
Universidades e faculdades
Administração
topic Administração
Ensino à distância
Ex-alunos
Universidades e faculdades
Administração
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T13:00:43Z
2016-10-19T13:00:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339025
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169487
identifier_str_mv 339025
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652142266810368