Astronomia no Ensino de Ciências : a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ariela Batista de Souto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34066
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
id UNB_179f23c3c2822b3c12f3b22a1344e592
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34066
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Astronomia no Ensino de Ciências : a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciênciasEnsino de ciênciasAstronomia - estudo e ensinoLetramento científicoPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)Livros didáticosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.O Ensino de Ciências ainda é pautado principalmente nas ideias de transmissão de conteúdos, baseando-se em concepções pouco estimuladoras e nada significativas para um ensino-aprendizagem que vise uma formação crítica e reflexiva dos estudantes. Essa problemática piora, quando se trata do ensino de Astronomia, uma vez que este ainda é bastante reduzido, desconsiderado ou substituído do cronograma de Ciências, já que muitos professores alegam dificuldades com essa ciência, devido à carência desse ensino em sua formação inicial e/ou continuada. Quando trabalham a Astronomia, na maioria das vezes, fazem uso única e exclusivamente do Livro Didático (LD), e por não possuírem conhecimentos necessários para avaliar as informações presentes nesse recurso, acabam abordando assuntos de forma equivocada. Nesse contexto, a presente pesquisa visou construir uma sequência didático-pedagógica (SDP), intitulada “O Universo do Saber” a partir da análise dos LD de Ciências aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017, e posteriormente, aplicar com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, considerando o Letramento Científico (LC) como base nesse processo. Os resultados apontam para um potencial didático mais significativo dos conhecimentos da Astronomia no contexto do LC, com o uso da SDP. Por fim, infere-se que os professores de Ciências devem incorporar o LC não somente na utilização da SDP, mas, sobretudo, em seu trabalho docente, visando uma formação mais crítico-reflexiva de seus aprendizes, para que não apenas compreendam os conhecimentos ensinados, mas consigam analisá-los, compará-los e aplicá-los num contexto sociocultural e ambiental.The teaching of science is still based mainly on ideas of content transmission, based on concepts that are not very stimulating and not significant for a teaching-learning aimed at a critical and reflective formation of students. This problem worsens when it comes to astronomy teaching, since it is still very small, disregarded or replaced by the Science schedule, since many teachers claim difficulties with this science due to the lack of this teaching in their initial formation and / or continued. When working in Astronomy, most of the time, they make use of the Didactic Book (LD) only, and because they do not have the necessary knowledge to evaluate the information present in this resource, they end up approaching subjects in a wrong way. In this context, the present research aimed to build a didactic-pedagogical sequence (SDP), titled "The Universe of Knowledge", based on the analysis of the LD of Sciences approved in the National Program of Didactic Book (PNLD) of 2017, students of the 6th grade of Elementary School in a public school in the Federal District, considering the Scientific Literacy (LC) as the basis for this process. The results point to a more significant didactic potential of astronomy knowledge in the context of LC, with the use of SDP. Finally, it is inferred that science teachers should incorporate the LC not only in the use of the SDP but, above all, in their teaching work, aiming at a more critical-reflective formation of their apprentices, so that they not only understand the knowledge taught , but can analyze them, compare them and apply them in a sociocultural and environmental context.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteRotta, Jeane Cristina GomesLima, Ariela Batista de Souto2019-02-21T13:49:23Z2019-02-21T13:49:23Z2019-02-212018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Ariela Batista de Souto. Astronomia no Ensino de Ciências: a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências. 2018. [270] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34066A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/34066Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Astronomia no Ensino de Ciências : a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências
title Astronomia no Ensino de Ciências : a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências
spellingShingle Astronomia no Ensino de Ciências : a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências
Lima, Ariela Batista de Souto
Ensino de ciências
Astronomia - estudo e ensino
Letramento científico
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Livros didáticos
title_short Astronomia no Ensino de Ciências : a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências
title_full Astronomia no Ensino de Ciências : a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências
title_fullStr Astronomia no Ensino de Ciências : a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências
title_full_unstemmed Astronomia no Ensino de Ciências : a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências
title_sort Astronomia no Ensino de Ciências : a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências
author Lima, Ariela Batista de Souto
author_facet Lima, Ariela Batista de Souto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rotta, Jeane Cristina Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ariela Batista de Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Astronomia - estudo e ensino
Letramento científico
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Livros didáticos
topic Ensino de ciências
Astronomia - estudo e ensino
Letramento científico
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Livros didáticos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
2019-02-21T13:49:23Z
2019-02-21T13:49:23Z
2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Ariela Batista de Souto. Astronomia no Ensino de Ciências: a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências. 2018. [270] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34066
identifier_str_mv LIMA, Ariela Batista de Souto. Astronomia no Ensino de Ciências: a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências. 2018. [270] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580911410905088