Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hage, Salomão Antônio Mufarrej
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Hellen do Socorro de Araújo, Brito, Márcia Mariana Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30150
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036
Resumo: O artigo reflete sobre a educação superior em meio às lutas protagonizadas pelo Movimento da Educação do Campo, a partir da trajetória do Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (Procampo) no Brasil e no Estado do Pará. O objetivo foi analisar as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação desse curso, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicaram como dificuldades: a precarização da infraestrutura no desenvolvimento do curso e a pouca aproximação da universidade com os movimentos sociais; como desafios: a importância de os sujeitos compreenderem e assumirem as especificidades do curso e a auto-organização dos estudantes como requisito para sua consolidação; e como expectativas: a necessidade de uma formação diferenciada das práticas convencionais, com ênfase nas experiências socioculturais, e o reconhecimento institucional e social do curso.
id UNB_180782d5dc93e2c27338504dcac10460
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30150
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campoHigher education in the countryside : challenges for the consolidation of the degree in rural educationEnsino superiorEducação do campoPolíticas educacionaisMovimentos sociaisProfessores - formaçãoO artigo reflete sobre a educação superior em meio às lutas protagonizadas pelo Movimento da Educação do Campo, a partir da trajetória do Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (Procampo) no Brasil e no Estado do Pará. O objetivo foi analisar as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação desse curso, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicaram como dificuldades: a precarização da infraestrutura no desenvolvimento do curso e a pouca aproximação da universidade com os movimentos sociais; como desafios: a importância de os sujeitos compreenderem e assumirem as especificidades do curso e a auto-organização dos estudantes como requisito para sua consolidação; e como expectativas: a necessidade de uma formação diferenciada das práticas convencionais, com ênfase nas experiências socioculturais, e o reconhecimento institucional e social do curso.The article reflects on Higher Education among the struggles led by the peasants' movement of education, from the trajectory of the Support Program Degrees in Rural Education (Procampo) in Brazil and in the State of Pará. The aim was to analyze the difficulties, challenges and expectations demanded by students to consolidate this course, through documentary survey and field research developed in Cametá Campus of the Federal University of Pará. The results indicated as difficulties the precariousness of the infrastructure for the development of the course and a short approach the university with social movements. As challenges, the study has identified the importance of the subjects to understand and assume the course particularities, and self-organization of students as a tool to consolidate the Course. And as expectations, the study has identified the need for the training offered differentiate itself from conventional practice, with emphasis on socio-cultural experiences and the institutional and social recognition of the course.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-07T05:18:13Z2017-12-07T05:18:13Z2016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHAGE, Salomão Antônio Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro de Araújo; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Educação superior do campo: desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 147-174, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30150http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036Educação em Revista - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400147&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessHage, Salomão Antônio MufarrejSilva, Hellen do Socorro de AraújoBrito, Márcia Mariana Bittencourtporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:21:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/30150Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:21:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo
Higher education in the countryside : challenges for the consolidation of the degree in rural education
title Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo
spellingShingle Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo
Hage, Salomão Antônio Mufarrej
Ensino superior
Educação do campo
Políticas educacionais
Movimentos sociais
Professores - formação
title_short Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo
title_full Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo
title_fullStr Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo
title_full_unstemmed Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo
title_sort Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo
author Hage, Salomão Antônio Mufarrej
author_facet Hage, Salomão Antônio Mufarrej
Silva, Hellen do Socorro de Araújo
Brito, Márcia Mariana Bittencourt
author_role author
author2 Silva, Hellen do Socorro de Araújo
Brito, Márcia Mariana Bittencourt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hage, Salomão Antônio Mufarrej
Silva, Hellen do Socorro de Araújo
Brito, Márcia Mariana Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Educação do campo
Políticas educacionais
Movimentos sociais
Professores - formação
topic Ensino superior
Educação do campo
Políticas educacionais
Movimentos sociais
Professores - formação
description O artigo reflete sobre a educação superior em meio às lutas protagonizadas pelo Movimento da Educação do Campo, a partir da trajetória do Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (Procampo) no Brasil e no Estado do Pará. O objetivo foi analisar as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação desse curso, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicaram como dificuldades: a precarização da infraestrutura no desenvolvimento do curso e a pouca aproximação da universidade com os movimentos sociais; como desafios: a importância de os sujeitos compreenderem e assumirem as especificidades do curso e a auto-organização dos estudantes como requisito para sua consolidação; e como expectativas: a necessidade de uma formação diferenciada das práticas convencionais, com ênfase nas experiências socioculturais, e o reconhecimento institucional e social do curso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10
2017-12-07T05:18:13Z
2017-12-07T05:18:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro de Araújo; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Educação superior do campo: desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 147-174, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30150
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036
identifier_str_mv HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro de Araújo; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Educação superior do campo: desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 147-174, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30150
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508167595294720