Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30150 http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036 |
Resumo: | O artigo reflete sobre a educação superior em meio às lutas protagonizadas pelo Movimento da Educação do Campo, a partir da trajetória do Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (Procampo) no Brasil e no Estado do Pará. O objetivo foi analisar as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação desse curso, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicaram como dificuldades: a precarização da infraestrutura no desenvolvimento do curso e a pouca aproximação da universidade com os movimentos sociais; como desafios: a importância de os sujeitos compreenderem e assumirem as especificidades do curso e a auto-organização dos estudantes como requisito para sua consolidação; e como expectativas: a necessidade de uma formação diferenciada das práticas convencionais, com ênfase nas experiências socioculturais, e o reconhecimento institucional e social do curso. |
id |
UNB_180782d5dc93e2c27338504dcac10460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30150 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campoHigher education in the countryside : challenges for the consolidation of the degree in rural educationEnsino superiorEducação do campoPolíticas educacionaisMovimentos sociaisProfessores - formaçãoO artigo reflete sobre a educação superior em meio às lutas protagonizadas pelo Movimento da Educação do Campo, a partir da trajetória do Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (Procampo) no Brasil e no Estado do Pará. O objetivo foi analisar as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação desse curso, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicaram como dificuldades: a precarização da infraestrutura no desenvolvimento do curso e a pouca aproximação da universidade com os movimentos sociais; como desafios: a importância de os sujeitos compreenderem e assumirem as especificidades do curso e a auto-organização dos estudantes como requisito para sua consolidação; e como expectativas: a necessidade de uma formação diferenciada das práticas convencionais, com ênfase nas experiências socioculturais, e o reconhecimento institucional e social do curso.The article reflects on Higher Education among the struggles led by the peasants' movement of education, from the trajectory of the Support Program Degrees in Rural Education (Procampo) in Brazil and in the State of Pará. The aim was to analyze the difficulties, challenges and expectations demanded by students to consolidate this course, through documentary survey and field research developed in Cametá Campus of the Federal University of Pará. The results indicated as difficulties the precariousness of the infrastructure for the development of the course and a short approach the university with social movements. As challenges, the study has identified the importance of the subjects to understand and assume the course particularities, and self-organization of students as a tool to consolidate the Course. And as expectations, the study has identified the need for the training offered differentiate itself from conventional practice, with emphasis on socio-cultural experiences and the institutional and social recognition of the course.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-07T05:18:13Z2017-12-07T05:18:13Z2016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHAGE, Salomão Antônio Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro de Araújo; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Educação superior do campo: desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 147-174, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30150http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036Educação em Revista - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400147&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessHage, Salomão Antônio MufarrejSilva, Hellen do Socorro de AraújoBrito, Márcia Mariana Bittencourtporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:21:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/30150Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:21:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo Higher education in the countryside : challenges for the consolidation of the degree in rural education |
title |
Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo |
spellingShingle |
Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo Hage, Salomão Antônio Mufarrej Ensino superior Educação do campo Políticas educacionais Movimentos sociais Professores - formação |
title_short |
Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo |
title_full |
Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo |
title_fullStr |
Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo |
title_full_unstemmed |
Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo |
title_sort |
Educação superior do campo : desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo |
author |
Hage, Salomão Antônio Mufarrej |
author_facet |
Hage, Salomão Antônio Mufarrej Silva, Hellen do Socorro de Araújo Brito, Márcia Mariana Bittencourt |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Hellen do Socorro de Araújo Brito, Márcia Mariana Bittencourt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hage, Salomão Antônio Mufarrej Silva, Hellen do Socorro de Araújo Brito, Márcia Mariana Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Educação do campo Políticas educacionais Movimentos sociais Professores - formação |
topic |
Ensino superior Educação do campo Políticas educacionais Movimentos sociais Professores - formação |
description |
O artigo reflete sobre a educação superior em meio às lutas protagonizadas pelo Movimento da Educação do Campo, a partir da trajetória do Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (Procampo) no Brasil e no Estado do Pará. O objetivo foi analisar as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação desse curso, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicaram como dificuldades: a precarização da infraestrutura no desenvolvimento do curso e a pouca aproximação da universidade com os movimentos sociais; como desafios: a importância de os sujeitos compreenderem e assumirem as especificidades do curso e a auto-organização dos estudantes como requisito para sua consolidação; e como expectativas: a necessidade de uma formação diferenciada das práticas convencionais, com ênfase nas experiências socioculturais, e o reconhecimento institucional e social do curso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10 2017-12-07T05:18:13Z 2017-12-07T05:18:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro de Araújo; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Educação superior do campo: desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 147-174, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30150 http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036 |
identifier_str_mv |
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro de Araújo; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Educação superior do campo: desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 147-174, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30150 http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508167595294720 |