Ressonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Caísa Antunes Tibúrcio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30990
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.
id UNB_19272cd2788d6e4d9f198875898ef361
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30990
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Guimarães, Caísa Antunes TibúrcioMota, Marcus Santos2018-01-05T17:59:30Z2018-01-05T17:59:30Z2017-08-04GUIMARÃES, Caísa Antunes Tibúrcio. Ressonâncias: silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros. 2017. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30990Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.Esta pesquisa teve como objetivo analisar a musicalidade do espetáculo Achadouros – teatro para bebês –, criada por mim, Nara e José Regino, respectivamente atrizes e diretor da peça, nas fases de concepção, ensaio e apresentações, cuja dramaturgia possui três eixos sonoros: o silêncio, o ruído e a canção, decorrentes de um processo criativo apoiado no trabalho de campo realizado na creche Sibipiruna, de Brasília (DF), e no livro Memórias Inventadas para crianças, do poeta Manoel de Barros (2010) e, ainda, em memórias pessoais. Essa análise utilizou vários aspectos estéticos enfrentados na relação assimétrica entre som e imagem, tais como: as ideias de Bondia (2002) sobre experiência; o conceito do drama musical exposto por Meyerhold (1917) e, ainda, a dramaturgia musical estabelecida por Marcus Mota (2008). A pesquisa apoiou-se, também, no pressuposto musical da ressonância, como princípio para a criação, assim exposto por Bachelard (1978,1988). Como base nas teorias ora destacadas e, além delas, esta pesquisa utilizou ainda: a) entrevistas realizadas com a Nara Faria e o José Regino; b) análise de processo criativo da peça, tomando como base os nossos diários de bordo, os roteiros das ações, as memórias de apresentações, a tipificação de depoimentos dos espectadores e uma filmagem do espetáculo.Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research aimed at analyzing musicality in the show Achadouros – theater performance for babies – created by myself, Nara, and José Regino, actors and play director, respectively, throughout the conception, rehearsal and performance stages. Its dramaturgy enfolds three sound cores: silence, noise and song, resulting from a creative process based on the field work carried out at Sibipiruna daycare facility, in Brasília (DF), on the book Invented Memoirs: Childhood, by the poet Manoel de Barros (2010), and also on personal memories. This analysis drew on several aesthetic aspects addressed in the asymmetrical relationship between sound and image, such as: Bondia’s (2002) ideas about experience; the concept of musical drama discussed by Meyerhold (1917); and the musical dramaturgy outlined by Marcus Mota (2008). The study was also grounded on the musical assumption of resonance as a tenet for creation, as described by Bachelard (1978, 1988). Besides the abovementioned theories, this study also used: a) interviews carried out with Nara Faria and José Regino; and b) analysis of the play’s creative process, based on our findings duly registered in our log books, the storyboards, the performance memoirs, the typification of audience testimonies and one shooting of the performance.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessRessonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadourosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDramaturgiaProcesso criativoTeatro infantilMusicalidadeporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_CaísaAntunesTibúrcioGuimarães.pdf2017_CaísaAntunesTibúrcioGuimarães.pdfapplication/pdf9016915http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30990/1/2017_Ca%c3%adsaAntunesTib%c3%barcioGuimar%c3%a3es.pdf73910cc8512448f14aa7a2e6ea87f626MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30990/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/309902023-07-14 15:37:46.237open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T18:37:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ressonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros
title Ressonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros
spellingShingle Ressonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros
Guimarães, Caísa Antunes Tibúrcio
Dramaturgia
Processo criativo
Teatro infantil
Musicalidade
title_short Ressonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros
title_full Ressonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros
title_fullStr Ressonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros
title_full_unstemmed Ressonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros
title_sort Ressonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros
author Guimarães, Caísa Antunes Tibúrcio
author_facet Guimarães, Caísa Antunes Tibúrcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Caísa Antunes Tibúrcio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mota, Marcus Santos
contributor_str_mv Mota, Marcus Santos
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Dramaturgia
Processo criativo
Teatro infantil
Musicalidade
topic Dramaturgia
Processo criativo
Teatro infantil
Musicalidade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-08-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-05T17:59:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-05T17:59:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES, Caísa Antunes Tibúrcio. Ressonâncias: silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros. 2017. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30990
identifier_str_mv GUIMARÃES, Caísa Antunes Tibúrcio. Ressonâncias: silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros. 2017. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30990/1/2017_Ca%c3%adsaAntunesTib%c3%barcioGuimar%c3%a3es.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30990/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 73910cc8512448f14aa7a2e6ea87f626
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573387030691840