Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco, Pereira, Beatriz Prado, Vasters, Gabriela Pereira, Correia, Ricardo Lopes, Barreiro, Rafael Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38047
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790
http://orcid.org/0000-0002-2286-2758
http://orcid.org/0000-0002-6258-7180
http://orcid.org/0000-0002-8624-7615
http://orcid.org/0000-0003-2077-5834
http://orcid.org/0000-0003-3108-2224
http://orcid.org/0000-0002-6699-2386
Resumo: O preprint foi submetido para publicação em um periódico.
id UNB_193282c3f971b5f8709e374aa55559f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38047
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia‘Practical and reflective’ challenges for occupational therapy’s undergraduation courses in pandemic timesTerapia ocupacionalEnsinoPesquisaCovid-19O preprint foi submetido para publicação em um periódico.A pandemia de COVID-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam a mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta as questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando junto aos pares maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, a partir desta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, a partir de um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em Terapia Ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho pretende refletir acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática. Contudo, observa-se ainda um cenário um tanto desarticulado na área, entre instituições significativamente diferentes, públicas e privadas.The COVID-19 pandemic has conduced to the adoption of measures that bring about changes in the routine and organization of work in universities. The virtual environments have been considered as vectors for undergraduate courses during pandemic addressing, and it’s necessary to produce reflection for this new context. The Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO (Brazilian Occupational Therapy Education and Research Association), Brazil, attentive to the issues involved in the formation and production of knowledge in the field, has been searching with peers for ways to carry out a complex reading of reality and, from this, create and implement strategies to be able to deal with the demands imposed, respecting the regionalities in which the undergraduate courses are running on. Thus, based on a survey carried out with the coordinators of Occupational Therapy courses, which aimed to understand how the undergraduate courses have adhered or not to teaching through digital platforms, this paper intends to reflect on decision making about pedagogical, ethical and political dimensions in the scope of academic activities not only in the context of pandemic, but also considering the projections of the new reality imposed by the pandemic. However, there is still a somewhat disjointed scenario in the area and realities significantly different, between public and private institutions.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Terapia Ocupacional (FCE-TER)2020-06-16T16:23:25Z2020-06-16T16:23:25Z2020-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORBA, Patricia Leme de Oliveira et al. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. SciELO Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38047https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790http://orcid.org/0000-0002-2286-2758http://orcid.org/0000-0002-6258-7180http://orcid.org/0000-0002-8624-7615http://orcid.org/0000-0003-2077-5834http://orcid.org/0000-0003-3108-2224http://orcid.org/0000-0002-6699-2386Copyright (c) 2020 Patricia Leme de Oliveira Borba, Bianca Gonçalves de Carrasco Bassi, Beatriz Prado Pereira, Gabriela Pereira Vasters, Ricardo Lopes Correia, Rafael Garcia Barreiro. (CC BY) - Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 jun. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Patrícia Leme de OliveiraBassi, Bianca Gonçalves de CarrascoPereira, Beatriz PradoVasters, Gabriela PereiraCorreia, Ricardo LopesBarreiro, Rafael Garciaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-26T17:48:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/38047Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-26T17:48:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
‘Practical and reflective’ challenges for occupational therapy’s undergraduation courses in pandemic times
title Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
spellingShingle Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Terapia ocupacional
Ensino
Pesquisa
Covid-19
title_short Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
title_full Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
title_fullStr Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
title_sort Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia
author Borba, Patrícia Leme de Oliveira
author_facet Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco
Pereira, Beatriz Prado
Vasters, Gabriela Pereira
Correia, Ricardo Lopes
Barreiro, Rafael Garcia
author_role author
author2 Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco
Pereira, Beatriz Prado
Vasters, Gabriela Pereira
Correia, Ricardo Lopes
Barreiro, Rafael Garcia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco
Pereira, Beatriz Prado
Vasters, Gabriela Pereira
Correia, Ricardo Lopes
Barreiro, Rafael Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia ocupacional
Ensino
Pesquisa
Covid-19
topic Terapia ocupacional
Ensino
Pesquisa
Covid-19
description O preprint foi submetido para publicação em um periódico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16T16:23:25Z
2020-06-16T16:23:25Z
2020-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORBA, Patricia Leme de Oliveira et al. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. SciELO Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 jun. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38047
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790
http://orcid.org/0000-0002-2286-2758
http://orcid.org/0000-0002-6258-7180
http://orcid.org/0000-0002-8624-7615
http://orcid.org/0000-0003-2077-5834
http://orcid.org/0000-0003-3108-2224
http://orcid.org/0000-0002-6699-2386
identifier_str_mv BORBA, Patricia Leme de Oliveira et al. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. SciELO Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 jun. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38047
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790
http://orcid.org/0000-0002-2286-2758
http://orcid.org/0000-0002-6258-7180
http://orcid.org/0000-0002-8624-7615
http://orcid.org/0000-0003-2077-5834
http://orcid.org/0000-0003-3108-2224
http://orcid.org/0000-0002-6699-2386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508297490792448