Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rosineide Magalhães de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37050
Resumo: Este artigo traz a experiência do Pibid Diversidade, da CAPES, na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade de Brasília, Campus Planaltina – DF, no período de 2014 ao início de 2018, como política pública de fortalecimento à formação inicial docente. Para este trabalho, são utilizados conhecimentos da área de Educação do Campo e dos Letramentos como prática social, com olhar de uma leitura etnográfica. Tem como contexto principal as escolas de Educação Básica do Campo (da região Centro-Oeste), com ênfase na construção da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Com o objetivo de formar educadores para atuarem na Educação Básica em escolas do campo, simultaneamente, contribuiu para a construção coletiva de um projeto de formação de educadores que sirva como referência a políticas de Educação do Campo. O projeto do Pibid Diversidade, para esse curso, tem, ainda, o objetivo primordial de promover os letramentos múltiplos (leitura e escrita dos diferentes conhecimentos e linguagens, associando diferentes áreas do conhecimento em um trabalho multidisciplinar) dos licenciandos e das escolas do campo. O Pibid Diversidade ampliou as possibilidades da formação de qualidade dos futuros docentes, promovendo a inserção deles na escola desde o início da licenciatura, possibilitando uma experiência de práxis pedagógica.
id UNB_1943df5ea6f9eedb36a10acee12ae868
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37050
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DFEducação do campoProfessores - formaçãoLetramentoEste artigo traz a experiência do Pibid Diversidade, da CAPES, na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade de Brasília, Campus Planaltina – DF, no período de 2014 ao início de 2018, como política pública de fortalecimento à formação inicial docente. Para este trabalho, são utilizados conhecimentos da área de Educação do Campo e dos Letramentos como prática social, com olhar de uma leitura etnográfica. Tem como contexto principal as escolas de Educação Básica do Campo (da região Centro-Oeste), com ênfase na construção da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Com o objetivo de formar educadores para atuarem na Educação Básica em escolas do campo, simultaneamente, contribuiu para a construção coletiva de um projeto de formação de educadores que sirva como referência a políticas de Educação do Campo. O projeto do Pibid Diversidade, para esse curso, tem, ainda, o objetivo primordial de promover os letramentos múltiplos (leitura e escrita dos diferentes conhecimentos e linguagens, associando diferentes áreas do conhecimento em um trabalho multidisciplinar) dos licenciandos e das escolas do campo. O Pibid Diversidade ampliou as possibilidades da formação de qualidade dos futuros docentes, promovendo a inserção deles na escola desde o início da licenciatura, possibilitando uma experiência de práxis pedagógica.This article brings the experience of the Pibid Diversidade (Institutional Program of Scholarship for the Introduction to Teaching: Diversity), of CAPES, degree in the rural education (LEdoC) of the University of Brasília, Planaltina Campus – Federal District, in the period from 2014 to the beginning of 2018, as a public politic of reinforcement of the initial teachers education. To this work, we use the knowledge in the Rural Education field and the literacy as a social practice, looking through an ethnographic reading. Brought as a main context, schools of basic education of the countryside (in the Midwest region), with emphasis in the construction of the scholar organization and the pedagogic work to the final years of the elementary school and to the high school. The objective of educating teachers to act in the basic education in rural schools, simultaneously, contributed to the collective construction of a project of teachers education that fits as a reference to rural education politics. The project of Pibid Diversidade, to this course, has had the primordial objective of promoting the multiples literacies (reading and writing of different knowledge and languages, connecting different fields of knowledge in a multidisciplinary work) of the graduating students and the rural schools. The Pibid Diversidade widened the possibilities of education with quality to the future teachers, furthering their insertion in the school since the start of the graduation, making possible an experience of a pedagogic praxis.Universidade Federal de Pernambuco2020-03-05T13:01:40Z2020-03-05T13:01:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Rosineide Magalhães de. Pibid Diversidade: experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF. Interritórios, v. 4, n. 7, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/238245/30063. Acesso em: 05 mar. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37050(CC BY NC) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Rosineide Magalhães deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:26:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/37050Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:26:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
title Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
spellingShingle Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
Sousa, Rosineide Magalhães de
Educação do campo
Professores - formação
Letramento
title_short Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
title_full Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
title_fullStr Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
title_full_unstemmed Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
title_sort Pibid Diversidade : experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF
author Sousa, Rosineide Magalhães de
author_facet Sousa, Rosineide Magalhães de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rosineide Magalhães de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Professores - formação
Letramento
topic Educação do campo
Professores - formação
Letramento
description Este artigo traz a experiência do Pibid Diversidade, da CAPES, na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade de Brasília, Campus Planaltina – DF, no período de 2014 ao início de 2018, como política pública de fortalecimento à formação inicial docente. Para este trabalho, são utilizados conhecimentos da área de Educação do Campo e dos Letramentos como prática social, com olhar de uma leitura etnográfica. Tem como contexto principal as escolas de Educação Básica do Campo (da região Centro-Oeste), com ênfase na construção da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Com o objetivo de formar educadores para atuarem na Educação Básica em escolas do campo, simultaneamente, contribuiu para a construção coletiva de um projeto de formação de educadores que sirva como referência a políticas de Educação do Campo. O projeto do Pibid Diversidade, para esse curso, tem, ainda, o objetivo primordial de promover os letramentos múltiplos (leitura e escrita dos diferentes conhecimentos e linguagens, associando diferentes áreas do conhecimento em um trabalho multidisciplinar) dos licenciandos e das escolas do campo. O Pibid Diversidade ampliou as possibilidades da formação de qualidade dos futuros docentes, promovendo a inserção deles na escola desde o início da licenciatura, possibilitando uma experiência de práxis pedagógica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-05T13:01:40Z
2020-03-05T13:01:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Rosineide Magalhães de. Pibid Diversidade: experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF. Interritórios, v. 4, n. 7, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/238245/30063. Acesso em: 05 mar. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37050
identifier_str_mv SOUSA, Rosineide Magalhães de. Pibid Diversidade: experiência fortalecedora na Licenciatura em Educação do Campo da UnB – Planaltina – DF. Interritórios, v. 4, n. 7, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/238245/30063. Acesso em: 05 mar. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580894226841600