Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, Francisco Giusepe Donato, Rocha, Carlos Henrique, Araújo, Carlos Eduardo Freire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29093
https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007
Resumo: O crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias.
id UNB_19f05da3dc6ef35f3f3680ba212f7136
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29093
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativoDoes investment in surface transport cause economic growth? : a quantitative studyDesenvolvimento econômicoInfraestrutura de transporteTeste de causalidade de GrangerO crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias.Economic growth has been extensively studied in the literature since last century. Seminal papers of Achauer (1989a-d) investigated the relation between economic growth and government expenditure. In the same way and using the works of Balvir and Balbir (1984) and Granger Causality test (1980), we aim at identifying a relationship from investments in transportation infrastructure to GDP and vice-versa in the period 1950-2004 in Brazil. As a result, we confirm the hypothesis that investments in road infrastructure imply increasing the GDP and vice-versa, but railroad investments do not have effects on the economy. The results indicate that investments in road infrastructure imply faster returns in growth in GDP than railroad investments.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2017-12-07T05:05:03Z2017-12-07T05:05:03Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Francisco Gildemir Ferreira da et al. Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico?: um estudo quantitativo. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 7, n. 2, p. 124-145, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29093https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007Journal of Transport Literature - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 dez. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco Gildemir Ferreira daMartins, Francisco Giusepe DonatoRocha, Carlos HenriqueAraújo, Carlos Eduardo Freireporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:17:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/29093Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:17:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo
Does investment in surface transport cause economic growth? : a quantitative study
title Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo
spellingShingle Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo
Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Desenvolvimento econômico
Infraestrutura de transporte
Teste de causalidade de Granger
title_short Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo
title_full Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo
title_fullStr Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo
title_full_unstemmed Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo
title_sort Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo
author Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
author_facet Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Martins, Francisco Giusepe Donato
Rocha, Carlos Henrique
Araújo, Carlos Eduardo Freire
author_role author
author2 Martins, Francisco Giusepe Donato
Rocha, Carlos Henrique
Araújo, Carlos Eduardo Freire
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Martins, Francisco Giusepe Donato
Rocha, Carlos Henrique
Araújo, Carlos Eduardo Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento econômico
Infraestrutura de transporte
Teste de causalidade de Granger
topic Desenvolvimento econômico
Infraestrutura de transporte
Teste de causalidade de Granger
description O crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-12-07T05:05:03Z
2017-12-07T05:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da et al. Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico?: um estudo quantitativo. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 7, n. 2, p. 124-145, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29093
https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007
identifier_str_mv SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da et al. Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico?: um estudo quantitativo. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 7, n. 2, p. 124-145, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29093
https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580685482622976