Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29093 https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007 |
Resumo: | O crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias. |
id |
UNB_19f05da3dc6ef35f3f3680ba212f7136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/29093 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativoDoes investment in surface transport cause economic growth? : a quantitative studyDesenvolvimento econômicoInfraestrutura de transporteTeste de causalidade de GrangerO crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias.Economic growth has been extensively studied in the literature since last century. Seminal papers of Achauer (1989a-d) investigated the relation between economic growth and government expenditure. In the same way and using the works of Balvir and Balbir (1984) and Granger Causality test (1980), we aim at identifying a relationship from investments in transportation infrastructure to GDP and vice-versa in the period 1950-2004 in Brazil. As a result, we confirm the hypothesis that investments in road infrastructure imply increasing the GDP and vice-versa, but railroad investments do not have effects on the economy. The results indicate that investments in road infrastructure imply faster returns in growth in GDP than railroad investments.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2017-12-07T05:05:03Z2017-12-07T05:05:03Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Francisco Gildemir Ferreira da et al. Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico?: um estudo quantitativo. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 7, n. 2, p. 124-145, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29093https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007Journal of Transport Literature - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 dez. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco Gildemir Ferreira daMartins, Francisco Giusepe DonatoRocha, Carlos HenriqueAraújo, Carlos Eduardo Freireporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:17:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/29093Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:17:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo Does investment in surface transport cause economic growth? : a quantitative study |
title |
Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo |
spellingShingle |
Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo Silva, Francisco Gildemir Ferreira da Desenvolvimento econômico Infraestrutura de transporte Teste de causalidade de Granger |
title_short |
Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo |
title_full |
Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo |
title_fullStr |
Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo |
title_full_unstemmed |
Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo |
title_sort |
Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo |
author |
Silva, Francisco Gildemir Ferreira da |
author_facet |
Silva, Francisco Gildemir Ferreira da Martins, Francisco Giusepe Donato Rocha, Carlos Henrique Araújo, Carlos Eduardo Freire |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Francisco Giusepe Donato Rocha, Carlos Henrique Araújo, Carlos Eduardo Freire |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Gildemir Ferreira da Martins, Francisco Giusepe Donato Rocha, Carlos Henrique Araújo, Carlos Eduardo Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento econômico Infraestrutura de transporte Teste de causalidade de Granger |
topic |
Desenvolvimento econômico Infraestrutura de transporte Teste de causalidade de Granger |
description |
O crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-12-07T05:05:03Z 2017-12-07T05:05:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da et al. Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico?: um estudo quantitativo. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 7, n. 2, p. 124-145, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/29093 https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007 |
identifier_str_mv |
SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da et al. Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico?: um estudo quantitativo. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 7, n. 2, p. 124-145, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29093 https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508174056620032 |