Terminologia em língua indígena : a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tânia Borges
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14658
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
id UNB_1a273794e27bd29bd5d6f595b3c9a620
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14658
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Terminologia em língua indígena : a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do MagistérioLíngua munduruku - terminologiaLíngua portuguesaIndígenas - línguasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.Este estudo documenta e analisa os termos da área do Magistério encontrados no ensino médio Mundurukú, visando à elaboração do dicionário terminológico escolar Português-Mundurukú da área do Magistério. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o uso da Terminologia como instrumento de preservação de línguas minoritárias sob uma perspectiva terminográfica, didática e bilíngue. Por ser uma obra terminográfica de cunho didático, apresentamos uma revisão sobre a Educação Escolar Indígena e sua prática nas comunidades Mundurukú. Pretende-se contribuir com a reflexão do papel da escola e o espaço que ela dá à língua Mundurukú e ao Português, em prol do desenvolvimento de políticas linguísticas que fortaleçam a preservação das línguas minoritárias brasileiras. A construção do dicionário é baseada na Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) e dialoga com a Socioterminologia e a Linguística de Texto. A metodologia segue os pressupostos da TCT e, no tocante ao trabalho de campo, priorizamos a pesquisa qualitativa, valendo-nos prioritariamente das oficinas terminológicas realizadas com os próprios índios na área indígena. Desse modo, analisamos os desafios que o trabalho terminológico e terminográfico bilíngue proporcionaram e apresentamos as soluções adotadas e os verbetes do protótipo do dicionário. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study documents and analyzes the terms of the Magisterium Mundurukú’s area found in high school, aiming at the elaboration of the school terminological dictionary Portuguese-Mundurukú, in the aforesaid area. The objective of this research is to contribute to the use of terminology as a tool for preservation of minority languages, in a terminography, didatic and bilingual perspective. Being a didactic terminography work, we present a review on Indigenous Scholar Education and its practice in Mundurukú communities. It is intended to contribute to the discussion of the role of the school and the space it gives to Mundurukú and Portuguese languages, for the development of language policies that strengthen the preservation of minority languages in Brazil. The construction of the dictionary is based on the Communicative Theory of Terminology (CTT) and dialogues with Text Linguistics and Socioterminology. The methodology follows the assumptions of CTT and, in relation to field work, we prioritize the qualitative research, using primarily the terminological workshops held with the Indians themselves in the indigenous area. Thus, we analyze the challenges that a Terminological and Terminography bilingual work offers and we present the solutions adopted and the entries of the prototype dictionary.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaGomes, Dioney MoreiraFerreira, Tânia Borges2013-11-21T09:34:56Z2013-11-21T09:34:56Z2013-11-212013-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Tânia Borges. Terminologia em língua indígena: a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério. 2013. xvi, 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14658A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T17:17:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/14658Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T17:17:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Terminologia em língua indígena : a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério
title Terminologia em língua indígena : a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério
spellingShingle Terminologia em língua indígena : a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério
Ferreira, Tânia Borges
Língua munduruku - terminologia
Língua portuguesa
Indígenas - línguas
title_short Terminologia em língua indígena : a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério
title_full Terminologia em língua indígena : a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério
title_fullStr Terminologia em língua indígena : a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério
title_full_unstemmed Terminologia em língua indígena : a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério
title_sort Terminologia em língua indígena : a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério
author Ferreira, Tânia Borges
author_facet Ferreira, Tânia Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Dioney Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tânia Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Língua munduruku - terminologia
Língua portuguesa
Indígenas - línguas
topic Língua munduruku - terminologia
Língua portuguesa
Indígenas - línguas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-21T09:34:56Z
2013-11-21T09:34:56Z
2013-11-21
2013-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Tânia Borges. Terminologia em língua indígena: a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério. 2013. xvi, 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14658
identifier_str_mv FERREIRA, Tânia Borges. Terminologia em língua indígena: a construção do dicionário escolar Português-Mundurukú na área do Magistério. 2013. xvi, 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580785098391552