A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcovich, Cândida Ivi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46291
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
id UNB_1ae4918ca017bdabd42d7867414f5828
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/46291
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Marcovich, Cândida IviGati, Christiano Del CantoniRibeiro, Alice Melo2023-08-12T01:30:22Z2023-08-12T01:30:22Z2023-08-112022-08-30MARCOVICH, Cândida Ivi. A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto. 2022. 109 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46291Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.Este trabalho apresenta um estudo de como a metodologia Aprendizagem Baseada em Design pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia de estudantes do Ensino Médio de uma Instituição de Ensino da Rede Pública do Distrito Federal. A questão problematizadora é como manter o interesse e o engajamento dos estudantes, assim o objetivo é analisar como a metodologia pode contribuir no ensino de Biologia por meio de criação e aplicação de jogos digitais sobre vírus e fungos utilizando uma abordagem investigativa. Os jogos foram divididos em três fases e o diferencial foi um feedback explicativo para cada alternativa de cada questão, onde o estudante assimila de forma lúdica o assunto de uma forma bem próxima a sua realidade. Os jogos foram apresentados no formato formulários Google e foram aplicados duas vezes com temas diferentes. Os resultados das duas aplicações foram parecidos e os jogos parecem ter influenciado positivamente os estudantes, o feedback explicativo foi apontado como a principal ferramenta para melhorar o entendimento e em geral, os estudantes acharam divertido e motivador. Por intermédio dos dados obtidos nesta pesquisa, é possível reconhecer que os estudantes conseguiram uma maior motivação na realização de atividades relacionadas ao conteúdo de vírus e fungos, por estar em formato de jogo. Aponta-se a relevância desse estudo, pois abordagem metodológica se encaixa perfeitamente no Novo Ensino Médio, podendo compor os Itinerários Formativos, Disciplinas Eletivas e atividades baseadas em metodologias ativas, facilitando o engajamento e protagonismo dos estudantes no ensino de Biologia.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This study intends to analyze how the Design-Based Research methodology can contribute to the biology teaching-learning process of high school students from a Public Education Institution, in the Federal District. The problematizing question is how to maintain the interest and engagement of students, so the objective is to analyze how the methodology can contribute to the teaching of Biology through the creation and application of digital games about viruses and fungi using an investigative approach. The games were divided into three phases and the differential was an explanatory feedback for each alternative in each question, where the student assimilates the subject playfully in a manner that is very close to their reality. The games were presented in Google forms format and were applied twice with different themes. The results of the two applications were similar and the games seem to have positively influenced the students, the explanatory feedback was pointed out as the main tool to improve understanding and, in general, the students found it fun and motivating. Through the data obtained in this research, it is possible to recognize that the students achieved greater motivation in carrying out activities related to the content of viruses and fungi, due to the game format. The relevance of this study lies in the methodological approach that fits perfectly in the New High School, being able to compose the Training Itineraries, Elective Subjects, and activities based on active methodologies, facilitating the engagement and protagonism of students in the teaching of Biology.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalporA influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remotoThe influence of digital game on the investigative approach to the teaching of Biology in remote high schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnsino de BiologiaEnsino remotoEnsino investigativoGamificaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2022_CândidaIviMarcovichdeAraujo.pdf2022_CândidaIviMarcovichdeAraujo.pdfapplication/pdf3052533http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46291/1/2022_C%c3%a2ndidaIviMarcovichdeAraujo.pdfa029e8303a5931085d51199faadfc63bMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46291/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/462912024-03-01 13:16:59.163open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/46291U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-01T16:16:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The influence of digital game on the investigative approach to the teaching of Biology in remote high school
title A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto
spellingShingle A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto
Marcovich, Cândida Ivi
Ensino de Biologia
Ensino remoto
Ensino investigativo
Gamificação
title_short A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto
title_full A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto
title_fullStr A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto
title_full_unstemmed A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto
title_sort A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto
author Marcovich, Cândida Ivi
author_facet Marcovich, Cândida Ivi
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Gati, Christiano Del Cantoni
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcovich, Cândida Ivi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Alice Melo
contributor_str_mv Ribeiro, Alice Melo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino de Biologia
Ensino remoto
Ensino investigativo
Gamificação
topic Ensino de Biologia
Ensino remoto
Ensino investigativo
Gamificação
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-12T01:30:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-12T01:30:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARCOVICH, Cândida Ivi. A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto. 2022. 109 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46291
identifier_str_mv MARCOVICH, Cândida Ivi. A influência do jogo digital em abordagem investigativa para o Ensino de Biologia no Ensino Médio remoto. 2022. 109 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46291/1/2022_C%c3%a2ndidaIviMarcovichdeAraujo.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46291/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a029e8303a5931085d51199faadfc63b
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573701067669504