Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42681 https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460 https://orcid.org/0000-0002-4909-1850 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0002-0605-6561 |
Resumo: | O artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão. |
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Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015Evasão escolarEnsino médioIndicadoresEnsino profissionalPolítica públicaO artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Essentia Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)2022-01-06T20:53:37Z2022-01-06T20:53:37Z2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Denise Bianca Maduro; CASTIONI, Remi; THOMPSON MARTÍNEZ, Rogfel. Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015. Revista Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 23, n. 2, p. 437-460, 1 jun. 2021. DOI: . Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15936. Acesso em: 06 jan. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42681https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460https://orcid.org/0000-0002-4909-1850https://orcid.org/0000-0002-5459-3492https://orcid.org/0000-0002-0605-6561(CC BY) Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Os usuários têm permissão para copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Denise Bianca MaduroCastioni, RemiThompson Martínez, Rogfelporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:20:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/42681Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:20:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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