Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcela Araujo Moraes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37249
Resumo: Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
id UNB_1bfe15b359371964b3db112c0e31bfdb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37249
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentesEducação transformadoraProfessores - formaçãoGestão escolarPráticas pedagógicasDissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.Este trabalho parte do reconhecimento dos desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro e da necessidade de mudanças para que seus objetivos sejam alcançados e se ofereça uma educação transformadora e de qualidade. A fundamentação teórica, construída a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural sobre o ser humano e a educação, contrapõe o modelo atual de escola à possibilidade de construção de uma educação fundada em princípios de promoção da autonomia, solidariedade e respeito. Apresenta também a discussão sobre o professor como agente de transformação e aborda aspectos relativos à relação entre professor e estudantes, à autonomia docente e à formação de professores. Por fim, é descrito um projeto de formação de professores voltado à implantação de Comunidades de Aprendizagem desenvolvido no Distrito Federal. A pesquisa foi realizada com professores dos anos finais do Ensino Fundamental, participantes de um Núcleo de Reconfiguração das Práticas Pedagógicas de uma escola pública de Brasília, formado a partir do projeto de formação mencionado. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram analisadas e sistematizadas por meio de um processo construtivo-interpretativo, nos seguintes grandes temas: motivações para a realização dos projetos; importância do trabalho coletivo; formação pessoal e profissional de professores; comparação entre metodologias tradicionais e transformadoras; possibilidade de escuta aos estudantes e atenção às suas necessidades educacionais no âmbito dos projetos; estrutura física da escola e impacto das ações e decisões da gestão escolar na realização dos projetos. Os resultados obtidos corroboram a visão de que o professor pode ser chave para transformações na educação, porém indicam também que uma atuação coletiva, empreendida por todos os atores da instituição escolar e desenvolvida com o apoio da gestão central, potencializaria os resultados das ações e seria importante para a superação de desafios enfrentados no cotidiano e para o ajuste de questões burocráticas que interferem no andamento dos projetos. Por fim, destaca-se a necessidade de que sejam realizadas novas pesquisas sobre contextos e práticas educacionais transformadores a fim de construir conhecimentos que contribuam para a superação dos desafios enfrentados pelo sistema educacional e para que esteja apto a acolher a diversidade do público a que deve atender.This study comes from the acknowledgment of the challenges faced by the Brazilian educational system and the need of changes for it to reach its goals and offer a transformative and quality education. The theoretical foundation, based on the perspective of Historical-Cultural Psychology about the human being and education, contrasts the current model of school with the possibility of constructing an education based on principles of promotion of autonomy, solidarity and respect. It also presents the discussion about the teacher as a transformation agent and discusses aspects related to the relationship between teacher and students, teacher autonomy and teacher training. Finally, a teacher training project aimed at the implementation of Learning Communities in the Federal District is described. The empirical research was carried out with teachers from the final years of Elementary School, who were participants of a a group of teachers from a public school in Brasília, DF, which gathered to study and plan the transformation of their practice. The formation of this group came from the training project mentioned above. Semi-structured interviews were conducted and the responses were analyzed and organized through a constructive-interpretive process, in the following major themes: motivations for the realization of the projects; importance of collective work; personal and professional training of teachers; comparison between traditional and transformational methodologies; possibility of listening to the students and paying attention to their educational needs during the execution of the projects; the physical structure of the school and the impact of school management actions and decisions in the execution of projects. The results obtained corroborate the view that the teacher can be key to transformations in education, but also indicate that a collective action, undertaken by all actors of the school and developed with the support of central management, would enhance the results of the actions and would be important for overcoming everyday challenges and for the adjustment of bureaucratic issues that interfere in the progress of the projects. Finally, the study affirms the need for new research on transformative educational contexts and practices in order to build knowledge that contributes to overcoming the challenges faced by the educational system and to enable it to welcome the diversity of the public it must serve.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdePedroza, Regina Lúcia Sucupiramahmoraes@gmail.comRibeiro, Marcela Araujo Moraes2020-03-31T13:29:19Z2020-03-31T13:29:19Z2020-03-312019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Marcela Araujo Moraes. Transformação na educação: a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes. 2019. vii, 78 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37249A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/37249Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
title Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
spellingShingle Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
Ribeiro, Marcela Araujo Moraes
Educação transformadora
Professores - formação
Gestão escolar
Práticas pedagógicas
title_short Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
title_full Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
title_fullStr Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
title_full_unstemmed Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
title_sort Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
author Ribeiro, Marcela Araujo Moraes
author_facet Ribeiro, Marcela Araujo Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
mahmoraes@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marcela Araujo Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação transformadora
Professores - formação
Gestão escolar
Práticas pedagógicas
topic Educação transformadora
Professores - formação
Gestão escolar
Práticas pedagógicas
description Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12
2020-03-31T13:29:19Z
2020-03-31T13:29:19Z
2020-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Marcela Araujo Moraes. Transformação na educação: a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes. 2019. vii, 78 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37249
identifier_str_mv RIBEIRO, Marcela Araujo Moraes. Transformação na educação: a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes. 2019. vii, 78 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508190614683648