O perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolentino, Jacqueline Elene de Faria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Rosane Maria Pio da, Costa, Abimael de Jesus Barros, Araujo Neto, Luiz Medeiros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23768
https://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n39p9-20
Resumo: Na Europa a Declaração de Bolonha possibilitou a integração entre os 30 Estados-Membros, facilitando o ingresso no ensino superior e também ampliando as oportunidades de intercâmbio entre as universidades. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos alunos portugueses quanto à competência necessária ao julgamento de um bom professor. Justifica-se o estudo face à necessidade constante de formar melhores Contadores e logo, também, melhores professores da área Contábil. Para a concretização deste trabalho, foi aplicado um questionário a 127 alunos de uma instituição de ensino localizada na Cidade de Barcelos, no distrito de Braga. O questionário buscou mensurar a importância de cinco competências, atribuídas pelos alunos aos docentes, combinados de maneira a formar doze perfis distintos. Foi concluído que a competência docente e experiência de mercado são os atributos de melhor e pior avaliação. Já, quanto ao perfil, um “bom professor”, no julgamento dos respondentes, é aquele docente que possui uma boa didática, um próximo relacionamento com os alunos, muita experiência de mercado, pouca exigência e amplo conhecimento teórico.
id UNB_1d0a790a8c7e22aeee9f23061cfe329e
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/23768
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tolentino, Jacqueline Elene de FariaSilva, Rosane Maria Pio daCosta, Abimael de Jesus BarrosAraujo Neto, Luiz Medeiros de2017-06-28T11:07:33Z2017-06-28T11:07:33Z2014TOLENTINO, Jacqueline Elene de Faria et al. O perfil esperado de um professor de contabilidade: uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 13, n. 39, p. 9-20, 2014. Disponível em: <http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1748/1813>. Acesso em: 27 jun. 2017. doi: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1748/1813.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23768https://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n39p9-20Na Europa a Declaração de Bolonha possibilitou a integração entre os 30 Estados-Membros, facilitando o ingresso no ensino superior e também ampliando as oportunidades de intercâmbio entre as universidades. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos alunos portugueses quanto à competência necessária ao julgamento de um bom professor. Justifica-se o estudo face à necessidade constante de formar melhores Contadores e logo, também, melhores professores da área Contábil. Para a concretização deste trabalho, foi aplicado um questionário a 127 alunos de uma instituição de ensino localizada na Cidade de Barcelos, no distrito de Braga. O questionário buscou mensurar a importância de cinco competências, atribuídas pelos alunos aos docentes, combinados de maneira a formar doze perfis distintos. Foi concluído que a competência docente e experiência de mercado são os atributos de melhor e pior avaliação. Já, quanto ao perfil, um “bom professor”, no julgamento dos respondentes, é aquele docente que possui uma boa didática, um próximo relacionamento com os alunos, muita experiência de mercado, pouca exigência e amplo conhecimento teórico.In Europe, the Bologna Declaration has enabled the integration among the 30 Member States, facilitating the access to higher education and also expanding opportunities for exchanges among universities. The objective of this work is to identify the perception of Portuguese students concerning the necessary competence for the judgment of a good teacher. The study is justified due to the constant need to form better Accountants, and consequently, also better teachers in the Accounting area. To accomplish this work, a questionnaire was applied to 127 students in an educational institution located in the city of Barcelos, in the district of Braga, Portugal. The questionnaire sought to measure the importance of five teaching skills, assigned by students to teachers, combined to form twelve distinct profiles. It was concluded that teaching competence and market experience got the best and also the worst evaluations. As for the profile, a "good teacher", in the judgment of the respondents, is that teacher who has a good didactic, a close relationship with the students, a lot of market experience, a broad theoretical knowledge and who is not much demanding.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Revista Catarinense da Ciência ContábilEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1748/1813. Acesso em: 28 jun. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessO perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – PortugalThe expected profile of an accounting professor : an analysis from the students from the city of Barcelos - Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIntegraçãoContabilidade - estudo e ensino - PortugalContabilidadeProfessores - formaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PerfilEsperadoProfessor.pdfARTIGO_PerfilEsperadoProfessor.pdfapplication/pdf672217http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23768/1/ARTIGO_PerfilEsperadoProfessor.pdf58d4e08c94d5dac3bc13f275843d0fcaMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain100http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23768/2/license.txt48d1c2a47e0658c3ef4a7878a5aa3dadMD52open access10482/237682023-10-19 15:25:22.184open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/23768U3VibWlzcz9vIGVmZXRpdmFkYSBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2VuP2EgY29uY2VkaWRhIHBlbG8gYXV0b3IgZS9vdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuCg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:25:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The expected profile of an accounting professor : an analysis from the students from the city of Barcelos - Portugal
title O perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal
spellingShingle O perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal
Tolentino, Jacqueline Elene de Faria
Integração
Contabilidade - estudo e ensino - Portugal
Contabilidade
Professores - formação
title_short O perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal
title_full O perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal
title_fullStr O perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal
title_full_unstemmed O perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal
title_sort O perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal
author Tolentino, Jacqueline Elene de Faria
author_facet Tolentino, Jacqueline Elene de Faria
Silva, Rosane Maria Pio da
Costa, Abimael de Jesus Barros
Araujo Neto, Luiz Medeiros de
author_role author
author2 Silva, Rosane Maria Pio da
Costa, Abimael de Jesus Barros
Araujo Neto, Luiz Medeiros de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolentino, Jacqueline Elene de Faria
Silva, Rosane Maria Pio da
Costa, Abimael de Jesus Barros
Araujo Neto, Luiz Medeiros de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Integração
Contabilidade - estudo e ensino - Portugal
Contabilidade
Professores - formação
topic Integração
Contabilidade - estudo e ensino - Portugal
Contabilidade
Professores - formação
description Na Europa a Declaração de Bolonha possibilitou a integração entre os 30 Estados-Membros, facilitando o ingresso no ensino superior e também ampliando as oportunidades de intercâmbio entre as universidades. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos alunos portugueses quanto à competência necessária ao julgamento de um bom professor. Justifica-se o estudo face à necessidade constante de formar melhores Contadores e logo, também, melhores professores da área Contábil. Para a concretização deste trabalho, foi aplicado um questionário a 127 alunos de uma instituição de ensino localizada na Cidade de Barcelos, no distrito de Braga. O questionário buscou mensurar a importância de cinco competências, atribuídas pelos alunos aos docentes, combinados de maneira a formar doze perfis distintos. Foi concluído que a competência docente e experiência de mercado são os atributos de melhor e pior avaliação. Já, quanto ao perfil, um “bom professor”, no julgamento dos respondentes, é aquele docente que possui uma boa didática, um próximo relacionamento com os alunos, muita experiência de mercado, pouca exigência e amplo conhecimento teórico.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-28T11:07:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-28T11:07:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TOLENTINO, Jacqueline Elene de Faria et al. O perfil esperado de um professor de contabilidade: uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 13, n. 39, p. 9-20, 2014. Disponível em: <http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1748/1813>. Acesso em: 27 jun. 2017. doi: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1748/1813.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/23768
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n39p9-20
identifier_str_mv TOLENTINO, Jacqueline Elene de Faria et al. O perfil esperado de um professor de contabilidade: uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 13, n. 39, p. 9-20, 2014. Disponível em: <http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1748/1813>. Acesso em: 27 jun. 2017. doi: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1748/1813.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23768
https://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n39p9-20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil
publisher.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23768/1/ARTIGO_PerfilEsperadoProfessor.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23768/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 58d4e08c94d5dac3bc13f275843d0fca
48d1c2a47e0658c3ef4a7878a5aa3dad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864146221793280