Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27923
https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013
Resumo: O presente estudo investigou os efeitos, e sua durabilidade, do ensino explícito da pronúncia em aulas de inglês como língua estrangeira. Foi conduzida uma pesquisa-ação intervencionista com duas turmas de aprendizes pré-adolescentes do nível básico de inglês. Em uma das turmas houve intervenção de aulas explícitas de pronúncia semanais durante um semestre. Todos os participantes foram gravados uma vez antes e duas vezes após as intervenções e suas gravações foram transcritas e analisadas foneticamente. Os resultados indicam, entre outras conclusões, que há efeitos positivos na instrução explícita da pronúncia e que esses efeitos são duráveis.
id UNB_1d514ace741d214e709b2bba10cbd963
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/27923
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lima Júnior, Ronaldo Mangueira2017-12-07T04:55:43Z2017-12-07T04:55:43Z2010LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 3, p. 747-771, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VJJtT3mrphk6rRJ5hSpMwtC/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27923https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013O presente estudo investigou os efeitos, e sua durabilidade, do ensino explícito da pronúncia em aulas de inglês como língua estrangeira. Foi conduzida uma pesquisa-ação intervencionista com duas turmas de aprendizes pré-adolescentes do nível básico de inglês. Em uma das turmas houve intervenção de aulas explícitas de pronúncia semanais durante um semestre. Todos os participantes foram gravados uma vez antes e duas vezes após as intervenções e suas gravações foram transcritas e analisadas foneticamente. Os resultados indicam, entre outras conclusões, que há efeitos positivos na instrução explícita da pronúncia e que esses efeitos são duráveis.This study investigated the effects of explicit instruction, and their durability, in English as a foreign language classes. An interventionist action research was carried out with two classes of basic level, adolescent learners of English as a Foreign Language. In one of the classes there was intervention of weekly explicit lessons of pronunciation for one semester. All participants were recorded once before and twice after the interventions and all their recordings were phonetically transcribed and analyzed. The results indicate that, among other conclusions, there are positive effects of explicit pronunciation teaching and that these effects are durable.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisRevista Brasileira de Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VJJtT3mrphk6rRJ5hSpMwtC/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessUma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeiraAn investigation of the effects of explicit pronunciation instruction in the English as a foreign language classinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFonéticaFonologiaAquisição da segunda línguaInstrução explícitaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_InvestigacaoEfeitosEnsino.pdfARTIGO_InvestigacaoEfeitosEnsino.pdfapplication/pdf238366http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27923/1/ARTIGO_InvestigacaoEfeitosEnsino.pdf0aa62ff7d6db7dd99c82a3d65c9d71f8MD51open access10482/279232023-05-26 21:44:31.294open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27923Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:44:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira
dc.title.alternative.none.fl_str_mv An investigation of the effects of explicit pronunciation instruction in the English as a foreign language class
title Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira
spellingShingle Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira
Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
Fonética
Fonologia
Aquisição da segunda língua
Instrução explícita
title_short Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira
title_full Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira
title_fullStr Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira
title_full_unstemmed Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira
title_sort Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira
author Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
author_facet Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Fonética
Fonologia
Aquisição da segunda língua
Instrução explícita
topic Fonética
Fonologia
Aquisição da segunda língua
Instrução explícita
description O presente estudo investigou os efeitos, e sua durabilidade, do ensino explícito da pronúncia em aulas de inglês como língua estrangeira. Foi conduzida uma pesquisa-ação intervencionista com duas turmas de aprendizes pré-adolescentes do nível básico de inglês. Em uma das turmas houve intervenção de aulas explícitas de pronúncia semanais durante um semestre. Todos os participantes foram gravados uma vez antes e duas vezes após as intervenções e suas gravações foram transcritas e analisadas foneticamente. Os resultados indicam, entre outras conclusões, que há efeitos positivos na instrução explícita da pronúncia e que esses efeitos são duráveis.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:55:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:55:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 3, p. 747-771, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VJJtT3mrphk6rRJ5hSpMwtC/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/27923
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013
identifier_str_mv LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 3, p. 747-771, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VJJtT3mrphk6rRJ5hSpMwtC/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27923
https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27923/1/ARTIGO_InvestigacaoEfeitosEnsino.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0aa62ff7d6db7dd99c82a3d65c9d71f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863772096167936