Cinema e pulsão : sobre "Irreversível", o trauma e a imagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26741 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232006000100006 |
Resumo: | Partindo de um diálogo entre psicanálise e cinema, buscamos refletir sobre o estatuto da imagem na contemporaneidade. Para além de uma configuração imaginária apaziguadora, é indicada a potencialidade traumática da imagem, por meio da concepção freudiana da lembrança encobridora. Tal dimensão traumática é explorada na análise do filme Irreversível, produção francesa de 2002. A violência não é, nessa obra, apenas mostrada em imagens, mas é posta em cena "entre" as imagens. Em seu agenciamento pulsa uma ameaçadora possibilidade de que aquilo de que se trata na imagem, e que diz respeito à ligação entre sexo e violência não possa ser contado, mas apenas repetido. |
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Rivera, Tania Cristina2017-12-07T04:45:25Z2017-12-07T04:45:25Z2006-06RIVERA, Tania. Cinema e pulsão: sobre "Irreversível", o trauma e a imagem. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 18, n. 1, p. 71-76, jan./jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-80232006000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/Cm3Lvz3txcwpcHSRhQVJQWm/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26741https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232006000100006Partindo de um diálogo entre psicanálise e cinema, buscamos refletir sobre o estatuto da imagem na contemporaneidade. Para além de uma configuração imaginária apaziguadora, é indicada a potencialidade traumática da imagem, por meio da concepção freudiana da lembrança encobridora. Tal dimensão traumática é explorada na análise do filme Irreversível, produção francesa de 2002. A violência não é, nessa obra, apenas mostrada em imagens, mas é posta em cena "entre" as imagens. Em seu agenciamento pulsa uma ameaçadora possibilidade de que aquilo de que se trata na imagem, e que diz respeito à ligação entre sexo e violência não possa ser contado, mas apenas repetido.Entwining psychoanalysis and cinema, this paper seeks to reflect about the status of image in contemporary society. This search goes beyond a conformist imaginary configuration to point out the existence of a traumatic potentiality of the image, as indicated by Freudian concept of screen memories. This idea is explored by a discussion about French Director Gaspar Noé production "Irréversible", 2002. In this work, violence isn't simply showed in images but works "between" the images. In its editing pulsates the scaring possibility that something essential about image, related to death and sexuality, can't be told as a history, but destroys everything in a circular repetition.Universidade Federal Fluminense, Departamento de PsicologiaRevista do Departamento de Psicologia. UFF - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/Cm3Lvz3txcwpcHSRhQVJQWm/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessCinema e pulsão : sobre "Irreversível", o trauma e a imagemDrive and cinema : about "Irréversible", trauma and imageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePsicanáliseCinemaTraumaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_CinemaPulsaoIrreversivel.pdfARTIGO_CinemaPulsaoIrreversivel.pdfapplication/pdf506211http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26741/1/ARTIGO_CinemaPulsaoIrreversivel.pdf4ef87df724dfb64905f571626410ad1bMD51open access10482/267412023-05-31 21:40:00.205open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/26741Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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