A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Liège Pinheiro dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10197
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música. Programa de Pós-Graduação em Música.
id UNB_1e1ad00cf82d40dc263f76fb47bea192
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10197
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito FederalMúsica na escolaMúsica - instrução e estudoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música. Programa de Pós-Graduação em Música.A presente pesquisa teve o objetivo de investigar como a música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) tem repercutido em escolas do Ensino Médio de Brasília, considerando a opinião de seus professores de Música e coordenadores pedagógicos. Para realizar a pesquisa, procedeu-se a um estudo exploratório realizado em uma escola privada de Brasília que oferece o Ensino Médio. As informações que fundamentaram o estudo foram coletadas a partir da análise de documentos legais - Ensino Médio no Brasil, PAS/UnB e documentos da escola - e entrevistas semiestruturadas com professores de Música e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio. Conclui-se que a inserção da Música no PAS/UnB influenciou a sua oferta no Ensino Médio e ampliou o mercado de trabalho do professor de Música. Essa inserção também provocou diversas mudanças no trabalho pedagógico de Música, especialmente no que se refere à prática avaliativa e a seleção de conteúdos ministrados. O PAS/UnB tem direcionado um modelo de aula de Música no Ensino Médio que busca uma abordagem contextualizada e interdisciplinar partindo de um repertório musical pré-selecionado. Esse formato pedagógico tem se configurado como uma proposta curricular de Música nesse nível de ensino. Outros efeitos dessa inserção também foram constatados como: a ênfase na aquisição de conteúdos em detrimentos de outras dimensões da aprendizagem musical e uma estreita relação entre o que é abordado no Ensino Médio e o que é exigido no Programa, limitando a autonomia escolar e a ação dos professores._______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed to investigate how the inclusion of music as an object of assessment of the Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) in schools has influenced the high school in Brasilia, considering the opinion of their music teachers and pedagogical coordinators. In order to accomplish this research, we proceeded to an exploratory study conducted in a private school in Brasilia which offers high school. The information that supported the study was collected from the analysis of legal documents dealing with the high school in Brazil, documents of PAS/UnB and school’s documents; and from individual interviews with high school music teachers and theirs coordinators. It has been concluded that the inclusion of music in PAS/UnB has influenced its offer in high school and has augmented the professional options for the music teacher. This insertion has also led to several changes in the pedagogical work of music, especially regarding to its evaluation practices and the selection of the content which is being taught. PAS/UnB has been directing a music class model in high school seeking a contextualized and interdisciplinary approach starting from a pre-selected musical repertoire, which has even been set to music curriculum at this level of education. Other effects of this insertion were also found, as the emphasis in content to the detriment of other dimensions of musical learning and close relationship between what is covered in high school and what is required in the program, limiting the school autonomy and the action of the teachers.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deReis, Liège Pinheiro dos2012-04-03T11:56:25Z2012-04-03T11:56:25Z2012-04-032011-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Liège Pinheiro dos, A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10197info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T21:12:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/10197Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T21:12:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal
title A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal
spellingShingle A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal
Reis, Liège Pinheiro dos
Música na escola
Música - instrução e estudo
title_short A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal
title_full A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal
title_fullStr A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal
title_full_unstemmed A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal
title_sort A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal
author Reis, Liège Pinheiro dos
author_facet Reis, Liège Pinheiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Liège Pinheiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Música na escola
Música - instrução e estudo
topic Música na escola
Música - instrução e estudo
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música. Programa de Pós-Graduação em Música.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-11
2012-04-03T11:56:25Z
2012-04-03T11:56:25Z
2012-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Liège Pinheiro dos, A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10197
identifier_str_mv REIS, Liège Pinheiro dos, A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508240470278144