4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Túlio Felipe Villafañe
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39694
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
id UNB_1e540e417a3ef693a27d063f07575800
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39694
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola públicaDocentesEtnoficçãoAutobiografiaEscolas públicas - alunosNarrativas autobiográficasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.Este trabalho parte de quatro biografias realizadas com dois professores e dois alunos que frequentaram a mesma escola pública no ano de 2018. A partir das narrativas autobiográficas, o pesquisador construiu quatro ficções, romances curtos que costuram lembranças, relatos com situações possíveis. O resultado foi a construção de uma etnoficção de um dia típico na escola – um cenário imaginário em que as situações relatadas individualmente nas autobiografias jogam luz sobre o mesmo contexto (a mesma escola). As experiências muitas vezes se entrecruzam por se referirem aos mesmos personagens (sujeitos) e situações, mas são apresentadas a partir de óticas particulares. Ao final das quatro etnoficções, as situações são usadas como motivadores para discussões teóricas e reflexão crítica sobre o cotidiano escolar. O trabalho analisa, a partir da experiência narrativa e autobiográfica, o trabalho docente e a vida na escola.This work is based on four biographies conducted with two teachers and two students who attended the same public school in 2018. Based on autobiographical narratives, the researcher constructed four fictions, short novels that sew memories, tales with possible situations. The result was the construction of an ethnofiction of a typical day at school - an imaginary scenario in which the situations individually reported in the autobiographies throw light on the same context (the same school). The experiences often intersect by referring to the same characters (subjects) and situations but are presented from particular perspectives. At the end of the four ethnofictions, the situations are used as motivators for theoretical discussions and critical reflection on school life. The work analyzes, from the narrative and autobiographical experience, the teaching work, and life at school.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalSouza, Rodrigo Matos demailto:tuliovillafane@gmail.comRibeiro, Túlio Felipe Villafañe2020-12-03T14:08:07Z2020-12-03T14:08:07Z2020-12-032020-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Rodrigo Matos de. 4 Pétalas: histórias que caem no outono: um estudo etnoficcional sobre a escola pública. 2020. 244 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39694A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T00:49:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/39694Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T00:49:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública
title 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública
spellingShingle 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública
Ribeiro, Túlio Felipe Villafañe
Docentes
Etnoficção
Autobiografia
Escolas públicas - alunos
Narrativas autobiográficas
title_short 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública
title_full 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública
title_fullStr 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública
title_full_unstemmed 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública
title_sort 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública
author Ribeiro, Túlio Felipe Villafañe
author_facet Ribeiro, Túlio Felipe Villafañe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Rodrigo Matos de
mailto:tuliovillafane@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Túlio Felipe Villafañe
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Etnoficção
Autobiografia
Escolas públicas - alunos
Narrativas autobiográficas
topic Docentes
Etnoficção
Autobiografia
Escolas públicas - alunos
Narrativas autobiográficas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03T14:08:07Z
2020-12-03T14:08:07Z
2020-12-03
2020-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Rodrigo Matos de. 4 Pétalas: histórias que caem no outono: um estudo etnoficcional sobre a escola pública. 2020. 244 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39694
identifier_str_mv RIBEIRO, Rodrigo Matos de. 4 Pétalas: histórias que caem no outono: um estudo etnoficcional sobre a escola pública. 2020. 244 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580741559418880