Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Karina Fernandes Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11102
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2012.
id UNB_1f32fca72c849f9859c1e7790eb71e4d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11102
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidadeEducaçãoLivros didáticos - GeografiaMaterial didáticoDiversidade biológicaEcossistemaEnsino médioGeografia - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2012.Este trabalho é uma contribuição aos estudos dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de Geografia sobre os conteúdos: ecossistemas, biomas e biodiversidade, por meio da análise dos saberes e das práticas dos professores de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e como estes temas são trabalhados nos livros didáticos de Geografia do 2º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em dezoito escolas de Ensino Médio das Coordenações Regionais de Ensino do Gama, Santa Maria e Plano Piloto da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. Os critérios utilizados para escolha destas Coordenações Regionais foram aspectos socioeconômicos das cidades, o número de escolas e as localizações territoriais. Com a realização da pesquisa foi possível compreender que existe superficialidade no conhecimento docente relacionado aos conteúdos ecossistemas, biomas e biodiversidade, inúmeras dificuldades para ministrar aulas, realizar trabalhos de campo, desenvolver interdisciplinaridade, entre outros. Os resultados encontrados permitem afirmar que o livro didático é bastante utilizado nas escolas e tem participação concreta nas atividades didáticas dos docentes, consideravelmente utilizados na preparação das aulas de Geografia, porém, os professores reconhecem que os livros didáticos de Geografia utilizados por eles não contemplam de forma abrangente as teorias sobre biomas, ecossistemas e biodiversidade. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research is a contribution to the study of knowledge, teaching practices and textbooks on the contents of Geography, ecosystems, biomes and biodiversity, through the analysis of knowledge and practices of teachers of geography at the Department of Education of the Federal District on this content and how they are worked in textbooks for Geography 2nd year of high school. The research was conducted in eighteen schools in the School of Education's Regional Coordination Range, Santa Maria and Pilot Plan for the Education Department of the Federal District. The criterion for choosing these Regional Coordinators were socioeconomic aspects of cities, the number of schools and regional locations. With the research was possible to understand that there are superficial knowledge related to teaching content ecosystems, biomes and biodiversity, difficulties in teaching these contents, conducting field work and develop interdisciplinarity. The results have revealed that the textbook is very used in school and have active participation in educational activities of teachers, and is considerably used in the preparation of geography lessons, but teachers recognize that the geography textbooks used by them do not include comprehensively theories about biomes, ecosystems and biodiversity.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Programa de Pós-Graduação em GeografiaLaranja, Ruth Elias de PaulaMarques, Karina Fernandes Gomes2012-09-05T10:52:32Z2012-09-05T10:52:32Z2012-09-052012-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Karina Fernandes Gomes. Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos: ecossistemas, biomas e biodiversidade. 2012. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11102info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-20T16:35:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/11102Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-20T16:35:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidade
title Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidade
spellingShingle Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidade
Marques, Karina Fernandes Gomes
Educação
Livros didáticos - Geografia
Material didático
Diversidade biológica
Ecossistema
Ensino médio
Geografia - estudo e ensino
title_short Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidade
title_full Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidade
title_fullStr Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidade
title_full_unstemmed Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidade
title_sort Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidade
author Marques, Karina Fernandes Gomes
author_facet Marques, Karina Fernandes Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laranja, Ruth Elias de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Karina Fernandes Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Livros didáticos - Geografia
Material didático
Diversidade biológica
Ecossistema
Ensino médio
Geografia - estudo e ensino
topic Educação
Livros didáticos - Geografia
Material didático
Diversidade biológica
Ecossistema
Ensino médio
Geografia - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-05T10:52:32Z
2012-09-05T10:52:32Z
2012-09-05
2012-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Karina Fernandes Gomes. Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos: ecossistemas, biomas e biodiversidade. 2012. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11102
identifier_str_mv MARQUES, Karina Fernandes Gomes. Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos: ecossistemas, biomas e biodiversidade. 2012. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508187669233664