Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacovicz, Rafael
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52827
Resumo: Orientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalves
id UFPR_bb6494a7580fd044779f1ce13734773e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52827
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sacovicz, RafaelUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-2019-05-29T17:00:50Z2019-05-29T17:00:50Z2015https://hdl.handle.net/1884/52827Orientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto GonçalvesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação nas Relações Étnico-raciaisInclui referênciasResumo : O presente trabalho realiza uma análise do livro didático de Geografia da coleção da Editora Moderna, Projeto Araribá, destinada ao 7º ano do ensino fundamental, buscando averiguar a forma com que esta obra aborda e apresenta a presença e relevância dos negros no processo de formação territorial, econômica e social do Brasil, buscando avaliar o respeito a Lei 10.639/03, bem como a contribuição desta obra para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes acerca da diversidade étnica e cultural. Como parâmetros para a análise foram utilizados a própria lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e Educação nas Relações Étnico-Raciais, além de critérios do Programa Nacional do Livro Didático, sobre a temática. Constatou-se que o livro analisado aborda de maneira superficial os temas relacionados à contribuição da população africana a afro-brasileira no processo de formação territorial, econômica, social e cultural do Brasil, demonstrando também a necessidade de uma reformulação em alguns critérios do processo de avaliação do PNLD.37 p.application/pdfGeografia - Livros didaticosEducação - Material didáticoEducaçãoPresença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RAFAEL SACOVICZ.pdfapplication/pdf376247https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52827/1/R%20-%20E%20-%20RAFAEL%20SACOVICZ.pdfb04015de71ddc45b596fc2b30982e6a4MD51open access1884/528272019-05-29 14:00:51.025open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52827Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-29T17:00:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano
title Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano
spellingShingle Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano
Sacovicz, Rafael
Geografia - Livros didaticos
Educação - Material didático
Educação
title_short Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano
title_full Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano
title_fullStr Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano
title_full_unstemmed Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano
title_sort Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano
author Sacovicz, Rafael
author_facet Sacovicz, Rafael
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacovicz, Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-
contributor_str_mv Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Livros didaticos
Educação - Material didático
Educação
topic Geografia - Livros didaticos
Educação - Material didático
Educação
description Orientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalves
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-29T17:00:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-29T17:00:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52827
url https://hdl.handle.net/1884/52827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52827/1/R%20-%20E%20-%20RAFAEL%20SACOVICZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b04015de71ddc45b596fc2b30982e6a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898796547964928