Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/52827 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalves |
id |
UFPR_bb6494a7580fd044779f1ce13734773e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52827 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Sacovicz, RafaelUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-2019-05-29T17:00:50Z2019-05-29T17:00:50Z2015https://hdl.handle.net/1884/52827Orientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto GonçalvesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação nas Relações Étnico-raciaisInclui referênciasResumo : O presente trabalho realiza uma análise do livro didático de Geografia da coleção da Editora Moderna, Projeto Araribá, destinada ao 7º ano do ensino fundamental, buscando averiguar a forma com que esta obra aborda e apresenta a presença e relevância dos negros no processo de formação territorial, econômica e social do Brasil, buscando avaliar o respeito a Lei 10.639/03, bem como a contribuição desta obra para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes acerca da diversidade étnica e cultural. Como parâmetros para a análise foram utilizados a própria lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e Educação nas Relações Étnico-Raciais, além de critérios do Programa Nacional do Livro Didático, sobre a temática. Constatou-se que o livro analisado aborda de maneira superficial os temas relacionados à contribuição da população africana a afro-brasileira no processo de formação territorial, econômica, social e cultural do Brasil, demonstrando também a necessidade de uma reformulação em alguns critérios do processo de avaliação do PNLD.37 p.application/pdfGeografia - Livros didaticosEducação - Material didáticoEducaçãoPresença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RAFAEL SACOVICZ.pdfapplication/pdf376247https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52827/1/R%20-%20E%20-%20RAFAEL%20SACOVICZ.pdfb04015de71ddc45b596fc2b30982e6a4MD51open access1884/528272019-05-29 14:00:51.025open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52827Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-29T17:00:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano |
title |
Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano |
spellingShingle |
Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano Sacovicz, Rafael Geografia - Livros didaticos Educação - Material didático Educação |
title_short |
Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano |
title_full |
Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano |
title_fullStr |
Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano |
title_full_unstemmed |
Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano |
title_sort |
Presença e abordagem dos negros no ensino de geografia : o caso do Projeto Araribá - 7º ano |
author |
Sacovicz, Rafael |
author_facet |
Sacovicz, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacovicz, Rafael |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Livros didaticos Educação - Material didático Educação |
topic |
Geografia - Livros didaticos Educação - Material didático Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalves |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-29T17:00:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-29T17:00:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/52827 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/52827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
37 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52827/1/R%20-%20E%20-%20RAFAEL%20SACOVICZ.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b04015de71ddc45b596fc2b30982e6a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898796547964928 |