Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villar, Michelle Procópio de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19417
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.19417
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2015.
id UNB_210ef804c47840673eaafce456b719a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19417
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixaAprendizagem cognitiva - criançasLeituraDistúrbios da aprendizagemTeste de desempenhoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2015.Introdução: As habilidades cognitivo-linguísticas e a aprendizagem da leitura e da escrita estão fortemente relacionadas devido à necessidade da primeira para o desenvolvimento da segunda. A literatura mostra os fatores socioeconômicos como desfavoráveis para o desenvolvimento da consciência fonológica, sendo esta necessária para a compreensão do sistema alfabético de escrita da língua portuguesa. Objetivos: Caracterizar e comparar o desempenho cognitivo-linguístico de escolares do 3º e 4º ano do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem em uma população de nível socioeconômico baixo. Metodologia: participaram da pesquisa 40 escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com idade entre 8 e 12 anos. Como procedimento foi utilizado o Teste de Desempenho Cognitivo-linguístico. Resultados: Foi verificado diferença estatisticamente significante nas habilidades de leitura: observando que o desempenho em leitura de não-palavras foi inferior quando comparado ao alfabeto e leitura de palavras e que o desempenho em reconhecimento do alfabeto foi inferior a leitura de palavras; na habilidade de escrita os escolares obtiveram desempenho superior no ditado de palavras quando comparado ao ditado de não-palavras; e na habilidade de consciência fonológica observou-se que o desempenho dos escolares em aliteração foi inferior quando comparado a habilidade de rima e segmentação silábica e que o desempenho na habilidade de rima foi inferior a de segmentação silábica. Conclusão: os escolares com dificuldades de aprendizagem apresentaram maior comprometimento nas habilidades fonêmicas responsáveis pelo mecanismo de conversão grafema-fonema, apontando para um déficit no processo de decodificação, necessário para a realização da leitura e escrita em um sistema alfabético como o português.Introduction: The cognitive-linguistic skills and the reading and writing learning are closely related because of the need of the first for the development of the second. The literature shows socioeconomic factors unfavorable to the development of phonological awareness, which is necessary for the understanding of the Portuguese language alphabetic writing system. Objectives: To characterize and compare the cognitive-linguistic performance of 3rd and 4th year of elementary school students with learning difficulties in a population of low socioeconomic status. Methodology: participants of the research were 40 students of 3rd and 4th year of elementary school, of both genders, aged between 8 and 12 years. The Cognitive-linguistic Performance Test was used as procedure. Results: It was observed statistically significant difference in reading skills, observing that the performance in reading non-words was lower when compared to the alphabet recognition and word reading and that the performance in alphabet recognition was inferior to word reading. In writing skills, the students achieved superior performance in word spelling when compared to non-word spelling. In phonological awareness ability was observed that the students performance in alliteration was lower when compared to ability of rhyme and syllable segmentation and that performance in rhyme skill was lower than syllabic segmentation. Conclusion: the students with learning difficulties presented a greater impairment on phonemic abilities responsible for grapheme-phoneme conversion mechanism, indicating a deficit in the decoding process necessary for the reading and writing in an alphabetic system like the Portuguese.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeGandolfi, LenoraVillar, Michelle Procópio de Oliveira2016-02-02T12:04:54Z2016-02-02T12:04:54Z2016-02-022015-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVILLAR, Michelle Procópio de Oliveira. Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa. 2015. 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19417http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.19417A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-06T20:34:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/19417Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-06T20:34:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa
title Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa
spellingShingle Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa
Villar, Michelle Procópio de Oliveira
Aprendizagem cognitiva - crianças
Leitura
Distúrbios da aprendizagem
Teste de desempenho
title_short Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa
title_full Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa
title_fullStr Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa
title_full_unstemmed Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa
title_sort Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa
author Villar, Michelle Procópio de Oliveira
author_facet Villar, Michelle Procópio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gandolfi, Lenora
dc.contributor.author.fl_str_mv Villar, Michelle Procópio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cognitiva - crianças
Leitura
Distúrbios da aprendizagem
Teste de desempenho
topic Aprendizagem cognitiva - crianças
Leitura
Distúrbios da aprendizagem
Teste de desempenho
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-06
2016-02-02T12:04:54Z
2016-02-02T12:04:54Z
2016-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILLAR, Michelle Procópio de Oliveira. Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa. 2015. 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19417
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.19417
identifier_str_mv VILLAR, Michelle Procópio de Oliveira. Desempenho cognitivo-linguístico de crianças com dificuldades de aprendizagem em uma população de condição socioeconômica baixa. 2015. 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19417
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.19417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580708530323456