Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82089 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_cd1085c6dce219ad14d3fd2efc45106a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82089 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de casoEducaçãoCapacidade de aprendizagemDisturbios da aprendizagemProfessorasMetodos de ensinoDesempenhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO objetivo deste trabalho de dissertação pautou-se em investigar, no CERT, Centro Educacional Roberto Trompowsky, nas séries iniciais, as falas e o desempenho de professores frente às dificuldades de aprendizagem dos seus alunos. Nesta pesquisa foi adotada a metodologia de coleta de dados, a sua análise e a interpretação do material empírico deu-se em forma de estudo de caso. A pesquisa qualitativa na modalidade denominada de estudo de caso, de acordo com André, " supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a ituação que está sendo investigada, via de regra através do trabalho intensivo de campo." (1986,p.14) Para dar conta desse estudo, foram privilegiados os seguintes procedimentos na investigação: a) observação em sala de aula; b) entrevistas semi-estruturadas com professores e com a direção da escola; c) análise documental. O conteúdo abordado trata das dificuldades de aprendizagem ou problemas de ensino, para poder desenvolver este estudo teve-se que estudar e analisar as abordagens de ensino que tratam do assunto como: as dificuldades de aprendizagem e a exclusão escolar, procurando destacar como são trabalhadas as diferenças individuais em sala de aula e chegou-se a conclusão de que as aulas não integravam em sua dinâmica, o atendimento às diferenças individuais dos alunos, na perspectiva de Perrenoud e André, de uma "Pedgogia das diferenças". Concluímos que o fracasso escolar só será menos ameaçador quando as pessoas que fazem parte da instituição escola se convencerem de que podem muda-la. Desta forma, entendemos que a prática pedagógica pode promover a constituição de novas funções psicológicas, nas quais a apropriação do conhecimento não poderá traduzir-se num amontoado de saberes só com a finalidade de vencer conteúdos ou programas.Florianópolis, SCScheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaBíscaro, Iára Castagnaro2012-10-19T11:23:04Z2012-10-19T11:23:04Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181226http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82089porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:12:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82089Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:12:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso |
title |
Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso Bíscaro, Iára Castagnaro Educação Capacidade de aprendizagem Disturbios da aprendizagem Professoras Metodos de ensino Desempenho |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso |
author |
Bíscaro, Iára Castagnaro |
author_facet |
Bíscaro, Iára Castagnaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scheibe, Leda Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bíscaro, Iára Castagnaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Capacidade de aprendizagem Disturbios da aprendizagem Professoras Metodos de ensino Desempenho |
topic |
Educação Capacidade de aprendizagem Disturbios da aprendizagem Professoras Metodos de ensino Desempenho |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T11:23:04Z 2012-10-19T11:23:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
181226 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82089 |
identifier_str_mv |
181226 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652090567819264 |