Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Maria Eduarda Leidens
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262744
Resumo: O presente trabalho enquadra-se nas pesquisas pós-críticas em educação no que tange aos estudos curriculares e objetiva compreender as relações entre a BNCC e a Educação Empreendedora no Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na prática e em como elas respondem à governamentalidade neoliberal. Empreendeu-se uma análise documental inspirada numa análise discursiva foucaultiana a partir da Base Nacional Comum Curricular e o Almanaque Educadores oriundo do SEBRAE. Como referencial teórico utilizaram-se os conceitos de Racionalidade Neoliberal, inspirada em Dardot e Laval (2019) e de Governamentalidade inspirada em Foucault (1998), Castro (2004) Lockmann (2019). A partir da produção dos dados foram construídos dois eixos analíticos a partir de expressões recorrentes nas Competências Gerais e Específicas da BNCC, sendo elas: Resolver Conflitos/Problemas e Saber Persuadir/Argumentar. Infere-se que a BNCC compreende o empreendedorismo como uma competência essencial no desenvolvimento pessoal do sujeito, contudo não a explicita nas competências gerais nem nas específicas. Desta forma, há discursividades presentes na BNCC que corroboram com o entendimento e conceitualização de educação empreendedora presentes no Almanaque Educadores e nas competências analisadas. Por fim, compreendeu-se que a educação empreendedora é uma estratégia da governamentalidade neoliberal de subjetivação do sujeito a fim de transformar o sujeito-aluno-futuro-empreendedor num indivíduo-microempresa que corresponda às competências requeridas pela racionalidade neoliberal.
id UFRGS-2_6e39592cc97e620e3451bbfb7673e82c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262744
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Prates, Maria Eduarda LeidensSperrhake, Renata2023-07-28T03:36:51Z2023http://hdl.handle.net/10183/262744001174014O presente trabalho enquadra-se nas pesquisas pós-críticas em educação no que tange aos estudos curriculares e objetiva compreender as relações entre a BNCC e a Educação Empreendedora no Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na prática e em como elas respondem à governamentalidade neoliberal. Empreendeu-se uma análise documental inspirada numa análise discursiva foucaultiana a partir da Base Nacional Comum Curricular e o Almanaque Educadores oriundo do SEBRAE. Como referencial teórico utilizaram-se os conceitos de Racionalidade Neoliberal, inspirada em Dardot e Laval (2019) e de Governamentalidade inspirada em Foucault (1998), Castro (2004) Lockmann (2019). A partir da produção dos dados foram construídos dois eixos analíticos a partir de expressões recorrentes nas Competências Gerais e Específicas da BNCC, sendo elas: Resolver Conflitos/Problemas e Saber Persuadir/Argumentar. Infere-se que a BNCC compreende o empreendedorismo como uma competência essencial no desenvolvimento pessoal do sujeito, contudo não a explicita nas competências gerais nem nas específicas. Desta forma, há discursividades presentes na BNCC que corroboram com o entendimento e conceitualização de educação empreendedora presentes no Almanaque Educadores e nas competências analisadas. Por fim, compreendeu-se que a educação empreendedora é uma estratégia da governamentalidade neoliberal de subjetivação do sujeito a fim de transformar o sujeito-aluno-futuro-empreendedor num indivíduo-microempresa que corresponda às competências requeridas pela racionalidade neoliberal.application/pdfporBase Nacional Comum Curricular (BNCC)GovernamentalidadeNeoliberalismoEducação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174014.pdf.txt001174014.pdf.txtExtracted Texttext/plain152693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262744/2/001174014.pdf.txt634decd7734b398ffa29991de03ac9dbMD52ORIGINAL001174014.pdfTexto completoapplication/pdf1784070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262744/1/001174014.pdf7577daa79f2880a3b8708d38b0253b7bMD5110183/2627442023-07-29 03:36:24.287739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática
title Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática
spellingShingle Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática
Prates, Maria Eduarda Leidens
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Governamentalidade
Neoliberalismo
title_short Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática
title_full Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática
title_fullStr Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática
title_full_unstemmed Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática
title_sort Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática
author Prates, Maria Eduarda Leidens
author_facet Prates, Maria Eduarda Leidens
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Maria Eduarda Leidens
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sperrhake, Renata
contributor_str_mv Sperrhake, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Governamentalidade
Neoliberalismo
topic Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Governamentalidade
Neoliberalismo
description O presente trabalho enquadra-se nas pesquisas pós-críticas em educação no que tange aos estudos curriculares e objetiva compreender as relações entre a BNCC e a Educação Empreendedora no Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na prática e em como elas respondem à governamentalidade neoliberal. Empreendeu-se uma análise documental inspirada numa análise discursiva foucaultiana a partir da Base Nacional Comum Curricular e o Almanaque Educadores oriundo do SEBRAE. Como referencial teórico utilizaram-se os conceitos de Racionalidade Neoliberal, inspirada em Dardot e Laval (2019) e de Governamentalidade inspirada em Foucault (1998), Castro (2004) Lockmann (2019). A partir da produção dos dados foram construídos dois eixos analíticos a partir de expressões recorrentes nas Competências Gerais e Específicas da BNCC, sendo elas: Resolver Conflitos/Problemas e Saber Persuadir/Argumentar. Infere-se que a BNCC compreende o empreendedorismo como uma competência essencial no desenvolvimento pessoal do sujeito, contudo não a explicita nas competências gerais nem nas específicas. Desta forma, há discursividades presentes na BNCC que corroboram com o entendimento e conceitualização de educação empreendedora presentes no Almanaque Educadores e nas competências analisadas. Por fim, compreendeu-se que a educação empreendedora é uma estratégia da governamentalidade neoliberal de subjetivação do sujeito a fim de transformar o sujeito-aluno-futuro-empreendedor num indivíduo-microempresa que corresponda às competências requeridas pela racionalidade neoliberal.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:36:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262744
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174014
url http://hdl.handle.net/10183/262744
identifier_str_mv 001174014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262744/2/001174014.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262744/1/001174014.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 634decd7734b398ffa29991de03ac9db
7577daa79f2880a3b8708d38b0253b7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447346766413824