BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laianna Victoria Santiago
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tanaka, Patrícia Sayuri de Lima, Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29507
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p
Resumo: Diante dos desafios à formação crítica de profissionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade.
id UNB_2200214854cacc1b1156fbe7bbd04ba8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29507
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizadosBANFISA e (IN)DICA-SUS en la graduación en salud : el lúdico y la construcción de aprendizajesBANFISA and (IN) DICA-SUS in health undergraduate education: playing and learning constructionEducação em saúdeJogos - aprendizagemEnsino superiorCriatividadeAutonomia pessoalDiante dos desafios à formação crítica de profissionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade.Facing the challenges to the critical formation of health professionals, this article debates if the games BANFISA and (IN)DICASUS increases the creativity, the teamwork and the autonomy in the graduation in health. Objectives: to analyze the learning built during the matches of the games by students of the subject Gestão de Políticas Públicas em Saúde at the Universidade de Brasília. Method: exploratory, descriptive research, in a qualitative approach, with 26 students from various graduation courses in health, using a questionnaire and participant observation. Results: participants reinvented rules, related issues addressed in the games to the reality, interacted with colleagues and had fun throughout the match. Comparing the games in relation to ludicity, the BANFISA was more attractive than the (IN) DICA-SUS, although they are complementary. Conclusion: learning constructed by the students goes beyond the content of the subject; involve the active participation in group and creativity. Key words: Health Education; Games and Toys; Higher Education; Creativity; Personal Autonomy.Delante de los desafíos a la formación crítica de profesionales de salud, este artículo cuestiona si los juegos BANFISA y (IN)DICASUS aprovechan la creatividad, el trabajo en equipo y la autonomía en la graduación en salud. Objetivos: analizar el aprendizaje construido durante partidas de los juegos por alumnos de la disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde de la Universidade de Brasília. Método: investigación de enfoque exploratorio, descriptivo y cualitativo, con 26 estudiantes de diversos cursos de graduación en salud, uso de cuestionario y observación participante. Resultados: los participantes reinventaron reglas, relacionaron asuntos de los juegos a la realidad, interaccionaron con compañeros y se divirtieron durante la partida. Comparando los juegos cuanto a la ludicidad, el BANFISA se mostró más atractivo que lo (IN)DICA-SUS, aunque se complementen. Conclusión: se comprendió que los aprendizajes construidos van además de los contenidos de la disciplina, envuelven participación activa en grupo y creatividad.Associação Brasileira de Enfermagem2017-12-07T05:11:30Z2017-12-07T05:11:30Z2015-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Laianna Victoria Santiago; TANAKA, Patrícia Sayuri de Lima; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 1, p. 124-130, jan./fev. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________SILVA, Laianna Victoria Santiago; TANAKA, Patrícia Sayuri de Lima; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. BANFISA and (IN) DICA-SUS in health undergraduate education: playing and learning construction. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 1, p. 124-130, jan./fev. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29507http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117pporengRevista Brasileira de Enfermagem - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 11 maio 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Laianna Victoria SantiagoTanaka, Patrícia Sayuri de LimaPires, Maria Raquel Gomes Maiareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/29507Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizados
BANFISA e (IN)DICA-SUS en la graduación en salud : el lúdico y la construcción de aprendizajes
BANFISA and (IN) DICA-SUS in health undergraduate education: playing and learning construction
title BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizados
spellingShingle BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizados
Silva, Laianna Victoria Santiago
Educação em saúde
Jogos - aprendizagem
Ensino superior
Criatividade
Autonomia pessoal
title_short BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizados
title_full BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizados
title_fullStr BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizados
title_full_unstemmed BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizados
title_sort BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizados
author Silva, Laianna Victoria Santiago
author_facet Silva, Laianna Victoria Santiago
Tanaka, Patrícia Sayuri de Lima
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
author_role author
author2 Tanaka, Patrícia Sayuri de Lima
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Laianna Victoria Santiago
Tanaka, Patrícia Sayuri de Lima
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Jogos - aprendizagem
Ensino superior
Criatividade
Autonomia pessoal
topic Educação em saúde
Jogos - aprendizagem
Ensino superior
Criatividade
Autonomia pessoal
description Diante dos desafios à formação crítica de profissionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01
2017-12-07T05:11:30Z
2017-12-07T05:11:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Laianna Victoria Santiago; TANAKA, Patrícia Sayuri de Lima; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 1, p. 124-130, jan./fev. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SILVA, Laianna Victoria Santiago; TANAKA, Patrícia Sayuri de Lima; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. BANFISA and (IN) DICA-SUS in health undergraduate education: playing and learning construction. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 1, p. 124-130, jan./fev. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29507
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p
identifier_str_mv SILVA, Laianna Victoria Santiago; TANAKA, Patrícia Sayuri de Lima; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 1, p. 124-130, jan./fev. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SILVA, Laianna Victoria Santiago; TANAKA, Patrícia Sayuri de Lima; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. BANFISA and (IN) DICA-SUS in health undergraduate education: playing and learning construction. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 1, p. 124-130, jan./fev. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29507
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508334686928896