BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Laianna Victoria Santiago
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tanaka,Patrícia Sayuri de Lima, Pires,Maria Raquel Gomes Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124
Resumo: Diante dos desafi os à formação crítica de profi ssionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade.
id ABEN-1_c3f77b209c995840445af399313b1fd9
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672015000100124
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizadosEducação em SaúdeJogos e BrinquedosEducação SuperiorCriatividadeAutonomia PessoalDiante dos desafi os à formação crítica de profi ssionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade. Associação Brasileira de Enfermagem2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680117pinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Laianna Victoria SantiagoTanaka,Patrícia Sayuri de LimaPires,Maria Raquel Gomes Maiapor2015-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000100124Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-04-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados
title BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados
spellingShingle BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados
Silva,Laianna Victoria Santiago
Educação em Saúde
Jogos e Brinquedos
Educação Superior
Criatividade
Autonomia Pessoal
title_short BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados
title_full BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados
title_fullStr BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados
title_full_unstemmed BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados
title_sort BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados
author Silva,Laianna Victoria Santiago
author_facet Silva,Laianna Victoria Santiago
Tanaka,Patrícia Sayuri de Lima
Pires,Maria Raquel Gomes Maia
author_role author
author2 Tanaka,Patrícia Sayuri de Lima
Pires,Maria Raquel Gomes Maia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Laianna Victoria Santiago
Tanaka,Patrícia Sayuri de Lima
Pires,Maria Raquel Gomes Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Jogos e Brinquedos
Educação Superior
Criatividade
Autonomia Pessoal
topic Educação em Saúde
Jogos e Brinquedos
Educação Superior
Criatividade
Autonomia Pessoal
description Diante dos desafi os à formação crítica de profi ssionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-7167.2015680117p
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303032516935680