BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124 |
Resumo: | Diante dos desafi os à formação crítica de profi ssionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade. |
id |
ABEN-1_c3f77b209c995840445af399313b1fd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672015000100124 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizadosEducação em SaúdeJogos e BrinquedosEducação SuperiorCriatividadeAutonomia PessoalDiante dos desafi os à formação crítica de profi ssionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade. Associação Brasileira de Enfermagem2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680117pinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Laianna Victoria SantiagoTanaka,Patrícia Sayuri de LimaPires,Maria Raquel Gomes Maiapor2015-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000100124Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-04-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados |
title |
BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados |
spellingShingle |
BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados Silva,Laianna Victoria Santiago Educação em Saúde Jogos e Brinquedos Educação Superior Criatividade Autonomia Pessoal |
title_short |
BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados |
title_full |
BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados |
title_fullStr |
BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados |
title_full_unstemmed |
BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados |
title_sort |
BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados |
author |
Silva,Laianna Victoria Santiago |
author_facet |
Silva,Laianna Victoria Santiago Tanaka,Patrícia Sayuri de Lima Pires,Maria Raquel Gomes Maia |
author_role |
author |
author2 |
Tanaka,Patrícia Sayuri de Lima Pires,Maria Raquel Gomes Maia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Laianna Victoria Santiago Tanaka,Patrícia Sayuri de Lima Pires,Maria Raquel Gomes Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Jogos e Brinquedos Educação Superior Criatividade Autonomia Pessoal |
topic |
Educação em Saúde Jogos e Brinquedos Educação Superior Criatividade Autonomia Pessoal |
description |
Diante dos desafi os à formação crítica de profi ssionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0034-7167.2015680117p |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303032516935680 |