Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paula Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39384
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.
id UNB_2235cb47bf50fa35058c7cdda907b782
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39384
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professoresSociolinguísticaEscrita digitalLetramento digitalProfessores - formação continuadaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.O tema desta investigação é o letramento digital em enquadres de interação na formação continuada de professores do campo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a interação entre as variedades escrita digital e orais usadas pelos professores em sala de aula da Especialização lato sensu, da Universidade de Brasília, campus Faculdade de Planaltina - FUP/UnB, nos anos de 2018 a 2019. Os objetivos específicos se desdobram ao investigar a acessibilidade tecnológica e os meios para alcançá-la durante a formação inicial e continuada de professores. A metodologia é qualitativa e utilizou-se da etnografia e da netnografia para a geração de dados. A motivação que impulsiona essa investigação é perceber o nível de fluência dos estudantes ao terem que usar a variedade escrita digital e os recursos da internet, o que culminou na investigação acerca dos enquadres que envolvem o uso dos recursos digitais necessários ao letramento digital. Na pesquisa é analisado o nível de fluência no manuseio dos recursos digitais pelos estudantes. A base teórica é formada pelos princípios da Sociolinguística Interacional (BORTONI-RICARDO, 2017), Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2017), com apoio da etnografia (ERICKSON, 2004), conceitos da netnografia (KOZINETS, 2014) e considerações sobre letramento (STREET, 2014); (ASSIS e KLEIMAN, 2016), letramento digital (XAVIER, 2007) e protocolos verbais (SOUSA, 2018) fazem parte dessa base. As considerações finais discorrem sobre a fluência do letramento digital e a contribuição para a reflexão sobre o ensino dos recursos digitais em sala de aula na formação do letramento digital desses professores.The subject of this investigation is the framework of digital interaction in the continuing education of teachers. The general objective of this research is to investigate, through participant observation, the interaction between the digital and oral written varieties used by teachers in the lato sensu Specialization classroom at the University of Brasilia campus Faculty of Planaltina - FUP / UnB in 2018 to 2019. Specific objectives unfold when investigating technological accessibility and the means to achieve it during initial and continuing teacher education. The methodology is qualitative and ethnography and netnography were used to generate data. The motivation that drives this investigation is to perceive the level of fluency of students when they have to use the variety of digital writing and internet resources, which culminated in the investigation about the frameworks that involve the use of digital resources necessary for digital literacy. In the research, the level of fluency in the handling of digital resources by students is analyzed. The theoretical basis is formed by the principles of Interactional Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2017), Educational Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2017), with the support of ethnography (ERICKSON, 2004), concepts of netnography (KOZINETS, 2014) and literacy considerations (STREET , 2014); (ASSIS and KLEIMAN, 2016), digital literacy (XAVIER, 2007) and verbal protocols (SOUSA, 2018) are part of this base. The final considerations discuss the fluency of digital literacy and the contribution to the reflection on the teaching of digital resources in the classroom in the formation of digital literacy of these teachers.Sousa, Rosineide Magalhães depaularodriguesp@gmail.comRodrigues, Paula Pereira2020-08-10T18:16:00Z2020-08-10T18:16:00Z2020-08-102020-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Paula Pereira. Enquadres de interação: (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores. 2020. 197 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39384A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/39384Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores
title Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores
spellingShingle Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores
Rodrigues, Paula Pereira
Sociolinguística
Escrita digital
Letramento digital
Professores - formação continuada
title_short Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores
title_full Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores
title_fullStr Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores
title_full_unstemmed Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores
title_sort Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores
author Rodrigues, Paula Pereira
author_facet Rodrigues, Paula Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Rosineide Magalhães de
paularodriguesp@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Paula Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística
Escrita digital
Letramento digital
Professores - formação continuada
topic Sociolinguística
Escrita digital
Letramento digital
Professores - formação continuada
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10T18:16:00Z
2020-08-10T18:16:00Z
2020-08-10
2020-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Paula Pereira. Enquadres de interação: (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores. 2020. 197 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39384
identifier_str_mv RODRIGUES, Paula Pereira. Enquadres de interação: (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores. 2020. 197 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508263514832896