Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6095 |
Resumo: | Este trabalho buscou evidenciar se a inclusão de informações sobre produtos altera substancialmente as estimativas de preços dos produtos na simulação de leilões de preço reserva. Os produtos escolhidos foram: mouse, tênis, relógio e o wice que é um refrigerador de bebidas desconhecido no mercado brasileiro. Foi testado também se uma âncora aleatória pode influenciar nas estimativas de preços, a âncora escolhida foi os três últimos dígitos da Identidade de cada participante. Como resultado encontrou-se que âncora afeta as estimativas de preços dos quatro produtos quando leiloados sem informação. A inclusão da informação aumentou significativamente os preços ofertados e diminuiu o efeito da âncora aleatória. Nos quatro produtos pesquisados ocorreu a Maldição do Vencedor, tanto nos leilões com informação quanto nos leilões sem informação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_22fe640ee13629978db2dd5bcdf0b788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6095 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reservaLeilõesInformaçãoPreçosEste trabalho buscou evidenciar se a inclusão de informações sobre produtos altera substancialmente as estimativas de preços dos produtos na simulação de leilões de preço reserva. Os produtos escolhidos foram: mouse, tênis, relógio e o wice que é um refrigerador de bebidas desconhecido no mercado brasileiro. Foi testado também se uma âncora aleatória pode influenciar nas estimativas de preços, a âncora escolhida foi os três últimos dígitos da Identidade de cada participante. Como resultado encontrou-se que âncora afeta as estimativas de preços dos quatro produtos quando leiloados sem informação. A inclusão da informação aumentou significativamente os preços ofertados e diminuiu o efeito da âncora aleatória. Nos quatro produtos pesquisados ocorreu a Maldição do Vencedor, tanto nos leilões com informação quanto nos leilões sem informação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study sought evidence if the inclusion of information on products substantially alter the estimates of prices in the simulation of the auction reserve price. The products chosen were: mouse, shoes, watch and wice which is a cooler of drinks don’t known in the Brazilian market. It also tested a random anchor can influence the estimates of prices, was chosen to anchor the last three digits of the identity of each participant. As a result it was found that anchor affects the estimates of prices when auctioned four products without information. The inclusion of the information offered increased prices and decreased the effect of random anchor. Four products were investigated in the Winner's Curse occurs, both in auctions with and without information.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)2010-12-07T11:51:58Z2010-12-07T11:51:58Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, Bruno Vinícius Ramos; SILVA, César Augusto Tibúrcio; SILVA, Josué Lins. Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva. RECADM: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa [online], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: <http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/article/view/354/459>. Acesso em: 17 nov. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6095Fernandes, Bruno Vinícius RamosSilva, César Augusto TibúrcioSilva, Josué Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:40:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/6095Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:40:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva |
title |
Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva |
spellingShingle |
Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva Fernandes, Bruno Vinícius Ramos Leilões Informação Preços |
title_short |
Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva |
title_full |
Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva |
title_fullStr |
Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva |
title_full_unstemmed |
Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva |
title_sort |
Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva |
author |
Fernandes, Bruno Vinícius Ramos |
author_facet |
Fernandes, Bruno Vinícius Ramos Silva, César Augusto Tibúrcio Silva, Josué Lins |
author_role |
author |
author2 |
Silva, César Augusto Tibúrcio Silva, Josué Lins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Bruno Vinícius Ramos Silva, César Augusto Tibúrcio Silva, Josué Lins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leilões Informação Preços |
topic |
Leilões Informação Preços |
description |
Este trabalho buscou evidenciar se a inclusão de informações sobre produtos altera substancialmente as estimativas de preços dos produtos na simulação de leilões de preço reserva. Os produtos escolhidos foram: mouse, tênis, relógio e o wice que é um refrigerador de bebidas desconhecido no mercado brasileiro. Foi testado também se uma âncora aleatória pode influenciar nas estimativas de preços, a âncora escolhida foi os três últimos dígitos da Identidade de cada participante. Como resultado encontrou-se que âncora afeta as estimativas de preços dos quatro produtos quando leiloados sem informação. A inclusão da informação aumentou significativamente os preços ofertados e diminuiu o efeito da âncora aleatória. Nos quatro produtos pesquisados ocorreu a Maldição do Vencedor, tanto nos leilões com informação quanto nos leilões sem informação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2010-12-07T11:51:58Z 2010-12-07T11:51:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Bruno Vinícius Ramos; SILVA, César Augusto Tibúrcio; SILVA, Josué Lins. Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva. RECADM: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa [online], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: <http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/article/view/354/459>. Acesso em: 17 nov. 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6095 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Bruno Vinícius Ramos; SILVA, César Augusto Tibúrcio; SILVA, Josué Lins. Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva. RECADM: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa [online], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: <http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/article/view/354/459>. Acesso em: 17 nov. 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508243748126720 |