Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, César Augusto Tibúrcio, Silva, Josué Lins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6095
Resumo: Este trabalho buscou evidenciar se a inclusão de informações sobre produtos altera substancialmente as estimativas de preços dos produtos na simulação de leilões de preço reserva. Os produtos escolhidos foram: mouse, tênis, relógio e o wice que é um refrigerador de bebidas desconhecido no mercado brasileiro. Foi testado também se uma âncora aleatória pode influenciar nas estimativas de preços, a âncora escolhida foi os três últimos dígitos da Identidade de cada participante. Como resultado encontrou-se que âncora afeta as estimativas de preços dos quatro produtos quando leiloados sem informação. A inclusão da informação aumentou significativamente os preços ofertados e diminuiu o efeito da âncora aleatória. Nos quatro produtos pesquisados ocorreu a Maldição do Vencedor, tanto nos leilões com informação quanto nos leilões sem informação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_22fe640ee13629978db2dd5bcdf0b788
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6095
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reservaLeilõesInformaçãoPreçosEste trabalho buscou evidenciar se a inclusão de informações sobre produtos altera substancialmente as estimativas de preços dos produtos na simulação de leilões de preço reserva. Os produtos escolhidos foram: mouse, tênis, relógio e o wice que é um refrigerador de bebidas desconhecido no mercado brasileiro. Foi testado também se uma âncora aleatória pode influenciar nas estimativas de preços, a âncora escolhida foi os três últimos dígitos da Identidade de cada participante. Como resultado encontrou-se que âncora afeta as estimativas de preços dos quatro produtos quando leiloados sem informação. A inclusão da informação aumentou significativamente os preços ofertados e diminuiu o efeito da âncora aleatória. Nos quatro produtos pesquisados ocorreu a Maldição do Vencedor, tanto nos leilões com informação quanto nos leilões sem informação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study sought evidence if the inclusion of information on products substantially alter the estimates of prices in the simulation of the auction reserve price. The products chosen were: mouse, shoes, watch and wice which is a cooler of drinks don’t known in the Brazilian market. It also tested a random anchor can influence the estimates of prices, was chosen to anchor the last three digits of the identity of each participant. As a result it was found that anchor affects the estimates of prices when auctioned four products without information. The inclusion of the information offered increased prices and decreased the effect of random anchor. Four products were investigated in the Winner's Curse occurs, both in auctions with and without information.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)2010-12-07T11:51:58Z2010-12-07T11:51:58Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, Bruno Vinícius Ramos; SILVA, César Augusto Tibúrcio; SILVA, Josué Lins. Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva. RECADM: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa [online], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: <http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/article/view/354/459>. Acesso em: 17 nov. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6095Fernandes, Bruno Vinícius RamosSilva, César Augusto TibúrcioSilva, Josué Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:40:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/6095Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:40:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva
title Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva
spellingShingle Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva
Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Leilões
Informação
Preços
title_short Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva
title_full Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva
title_fullStr Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva
title_full_unstemmed Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva
title_sort Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva
author Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
author_facet Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Silva, César Augusto Tibúrcio
Silva, Josué Lins
author_role author
author2 Silva, César Augusto Tibúrcio
Silva, Josué Lins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Silva, César Augusto Tibúrcio
Silva, Josué Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Leilões
Informação
Preços
topic Leilões
Informação
Preços
description Este trabalho buscou evidenciar se a inclusão de informações sobre produtos altera substancialmente as estimativas de preços dos produtos na simulação de leilões de preço reserva. Os produtos escolhidos foram: mouse, tênis, relógio e o wice que é um refrigerador de bebidas desconhecido no mercado brasileiro. Foi testado também se uma âncora aleatória pode influenciar nas estimativas de preços, a âncora escolhida foi os três últimos dígitos da Identidade de cada participante. Como resultado encontrou-se que âncora afeta as estimativas de preços dos quatro produtos quando leiloados sem informação. A inclusão da informação aumentou significativamente os preços ofertados e diminuiu o efeito da âncora aleatória. Nos quatro produtos pesquisados ocorreu a Maldição do Vencedor, tanto nos leilões com informação quanto nos leilões sem informação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-12-07T11:51:58Z
2010-12-07T11:51:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Bruno Vinícius Ramos; SILVA, César Augusto Tibúrcio; SILVA, Josué Lins. Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva. RECADM: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa [online], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: <http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/article/view/354/459>. Acesso em: 17 nov. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6095
identifier_str_mv FERNANDES, Bruno Vinícius Ramos; SILVA, César Augusto Tibúrcio; SILVA, Josué Lins. Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva. RECADM: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa [online], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: <http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/article/view/354/459>. Acesso em: 17 nov. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580756947271680