Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado : um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luciane Magda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22738
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.22738
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2015.
id UNB_23a52fd90140d8f12730358ccadd7b36
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22738
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado : um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnicaEnsino e aprendizagemEnsino integradoEnsino profissionalEnsino de ciênciasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2015.Este trabalho dissertativo tem por objetivo analisar uma metodologia de ensino-aprendizagem elaborada e aplicada com o intuito de integrar quatro disciplinas ofertadas no 1º ano do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. As disciplinas envolvidas são: Química; Fundamentos de Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente; Circuitos elétricos; Projeto Integrador. Essa Proposição de Ação Profissional Docente (PAPD), a qual foi baseada em uma perspectiva de politecnia, ancorou-se em trabalhos de Saviani, Frigotto, Kuenzer, Ciavatta, Ramos, Machado, entre outros. A proposta, aplicada no segundo trimestre do ano letivo de 2015, girou em torno da temática “medições elétricas”, buscando integrar técnicas, conceitos de ciência, questões ambientais e de segurança no trabalho, relativos ao tema. A análise dos resultados desta proposta tem predominância metodológica qualitativa, tratando-se especificamente de um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de filmagens das aulas lecionadas e por meio da aplicação, avaliação e discussão das atividades didáticas (tarefas de casa, atividades experimentais investigativas, fichas de avaliação de aprendizagem e avaliações). Também fizeram parte dos dados, deste trabalho, os seguintes documentos: o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), o relatório da professora que nos cedeu as aulas de Química, as anotações coletadas por ocasião das conversas com os professores das disciplinas específicas do curso Técnico em Eletrotécnica, um questionário de avaliação da proposta respondido pelos alunos, bem como o meu diário de aula. Podemos inferir, pela análise dos dados, que essa metodologia mostrou resultados promissores com relação à integração entre os conhecimentos das disciplinas citadas anteriormente, além de ter possibilitado uma melhor compreensão, por parte dos alunos, da modalidade Ensino Médio Integrado. Alguns alunos foram capazes de expor claramente como os conhecimentos da Química não só estão relacionados aos conhecimentos técnicos, como também são os fundamentos destes. Contudo, consideramos que a proposta pode ser melhorada com sua contínua aplicação e com o aprofundamento de discussão entre os professores dos diferentes cursos. Os resultados apontam a necessidade de mais oportunidades para que os professores da Educação Profissional e Tecnológica reflitam sobre o ensino integrado, visando propor e desenvolver metodologias que promovam, de fato, a integração em perspectiva politécnica.The goal of this dissertation is to analyze a teaching-learning methodology that fosters the integration of four disciplines offered in the 1st year of the professional course of electrical engineering technician integrator to high school at the Instituto Federal do Triângulo Mineiro. The disciplines are Chemistry; Fundaments of Health, Safety and Environment; Electrical Circuits; and Integrator Project. We have developed and applied a proposal of didactic action based on a polytechnic perspective, in accordance to works of Saviani, Friggoto, Kuenzer, Ciavatta, Ramos, Machado, among others authors. This proposal was applied in the second trimester of the 2015 academic year and addressed the theme “electrical measurements”, aiming to integrate technical skills, scientific concepts, and environmental and safety issues. The data analysis methodology is predominantly qualitative, being specifically a case study. The data consist of recorded videos of the classes and the evaluation and discussion of educational activities (homework, experimental investigative activities, learning evaluation forms and assessments). The following documents also composed the data: the Education Program of the Course, the report of the teacher who we replaced in the chemistry classes, the notes collected from the teachers of the specific courses, a questionnaire to evaluate the proposal answered by the students, as well as my daily class notes. We can infer from the data analysis that this proposal exhibited promising results regarding the integration of the courses mentioned above. We consider that this proposal has enabled students to understand better the focus on integration intended by their course. Some students were able to express clearly that Chemistry knowledge is not only related to technical knowledge, but it also is the fundaments of the latter. However, we consider that the proposal would be improved by continuous application and discussion among teachers. The results show that more opportunities for teachers to reflect on integrated education are needed in order to propose and develop methodologies that promote integration in the perspective of polytechnic.Machado, Patrícia Fernandes LootensMelo, Luciane Magda2017-02-23T11:53:24Z2017-02-23T11:53:24Z2017-02-232015-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Luciane Magda. Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado: um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica. 2015. 179 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22738http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.22738A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/22738Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado : um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica
title Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado : um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica
spellingShingle Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado : um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica
Melo, Luciane Magda
Ensino e aprendizagem
Ensino integrado
Ensino profissional
Ensino de ciências
title_short Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado : um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica
title_full Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado : um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica
title_fullStr Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado : um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica
title_full_unstemmed Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado : um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica
title_sort Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado : um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica
author Melo, Luciane Magda
author_facet Melo, Luciane Magda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Patrícia Fernandes Lootens
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Luciane Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Ensino integrado
Ensino profissional
Ensino de ciências
topic Ensino e aprendizagem
Ensino integrado
Ensino profissional
Ensino de ciências
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
2017-02-23T11:53:24Z
2017-02-23T11:53:24Z
2017-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Luciane Magda. Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado: um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica. 2015. 179 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22738
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.22738
identifier_str_mv MELO, Luciane Magda. Uma proposta didática com perspectiva politécnica para o ensino médio integrado: um estudo de caso no ensino de química no curso técnico em eletrotécnica. 2015. 179 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22738
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.22738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580772967415808