CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Armas Neves, Thaigor
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Scheer dos Santos, Lupi, Corrêa Pereira, Elaine, Costa Machado, Celiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753
Resumo: O presente estudo objetiva compreender as relações/aproximações entre o ensino da componente curricular Matemática e as componentes curriculares da formação técnica, do curso integrado em Eletrotécnica. Utiliza-se da metodologia do mapeamento (BIEMBENGUT, 2008) para compor um cenário atualizado de pesquisas sobre a temática. Faz-se uso do Portal de Dissertações e Teses da CAPES, sendo selecionadas sete dissertações publicadas entre os anos de 2012 e 2021. Emergiram duas categorias: “Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino técnico profissionalizante” e “A integração dos saberes da Matemática e dos conceitos técnicos: um olhar sobre a estrutura curricular”. Conclui-se, como desafio principal, a prática da integração entre disciplinas da formação geral (propedêuticas) e da formação específica (área técnica), que caracteriza a modalidade de ensino investigada.
id UFMS-5_495c573a0d93a9548254f7060ac94c84
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17753
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICAEnsino Médio IntegradoEletrotécnicaMatemáticaMapeamentoO presente estudo objetiva compreender as relações/aproximações entre o ensino da componente curricular Matemática e as componentes curriculares da formação técnica, do curso integrado em Eletrotécnica. Utiliza-se da metodologia do mapeamento (BIEMBENGUT, 2008) para compor um cenário atualizado de pesquisas sobre a temática. Faz-se uso do Portal de Dissertações e Teses da CAPES, sendo selecionadas sete dissertações publicadas entre os anos de 2012 e 2021. Emergiram duas categorias: “Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino técnico profissionalizante” e “A integração dos saberes da Matemática e dos conceitos técnicos: um olhar sobre a estrutura curricular”. Conclui-se, como desafio principal, a prática da integração entre disciplinas da formação geral (propedêuticas) e da formação específica (área técnica), que caracteriza a modalidade de ensino investigada.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2023-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1775310.55028/gd.v7i01.17753 Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753/12505https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753/12508Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Armas Neves, ThaigorScheer dos Santos, LupiCorrêa Pereira, ElaineCosta Machado, Celiane2024-01-28T21:22:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/17753Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-01-28T21:22:16GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
title CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
spellingShingle CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
D'Armas Neves, Thaigor
Ensino Médio Integrado
Eletrotécnica
Matemática
Mapeamento
title_short CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
title_full CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
title_fullStr CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
title_full_unstemmed CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
title_sort CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
author D'Armas Neves, Thaigor
author_facet D'Armas Neves, Thaigor
Scheer dos Santos, Lupi
Corrêa Pereira, Elaine
Costa Machado, Celiane
author_role author
author2 Scheer dos Santos, Lupi
Corrêa Pereira, Elaine
Costa Machado, Celiane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Armas Neves, Thaigor
Scheer dos Santos, Lupi
Corrêa Pereira, Elaine
Costa Machado, Celiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio Integrado
Eletrotécnica
Matemática
Mapeamento
topic Ensino Médio Integrado
Eletrotécnica
Matemática
Mapeamento
description O presente estudo objetiva compreender as relações/aproximações entre o ensino da componente curricular Matemática e as componentes curriculares da formação técnica, do curso integrado em Eletrotécnica. Utiliza-se da metodologia do mapeamento (BIEMBENGUT, 2008) para compor um cenário atualizado de pesquisas sobre a temática. Faz-se uso do Portal de Dissertações e Teses da CAPES, sendo selecionadas sete dissertações publicadas entre os anos de 2012 e 2021. Emergiram duas categorias: “Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino técnico profissionalizante” e “A integração dos saberes da Matemática e dos conceitos técnicos: um olhar sobre a estrutura curricular”. Conclui-se, como desafio principal, a prática da integração entre disciplinas da formação geral (propedêuticas) e da formação específica (área técnica), que caracteriza a modalidade de ensino investigada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753
10.55028/gd.v7i01.17753
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753
identifier_str_mv 10.55028/gd.v7i01.17753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753/12505
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17753/12508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857343365120