Formação de espectadores jovens e adultos : a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Martha Lemos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16653
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
id UNB_23b9b4bd9f2c9f583f11126c94b47a87
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16653
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação de espectadores jovens e adultos : a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”Teatro escolarPlatéias de teatroGestão culturalEstética teatralDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.Esta pesquisa investiga sobre a recepção teatral na perspectiva do gestor cultural, a partir de análises e intervenções nas ações culturais propostas pelo programa educativo “SESC Arte-educação: transformando plateias”, realizado no Teatro SESC Paulo Autran em Taguatinga-DF, com estudantes jovens e adultos. Pretende provocar o saber-sensível dos espectadores escolares pela experiência estética e busca como objetivo geral ampliar o acesso físico e linguístico dos espectadores às diversas manifestações teatrais, contribuindo para a formação de espectadores frequentadores e fruidores. Como objetivos específicos visa compreender os fenômenos da recepção teatral; diagnosticar as problemáticas estruturais e conceituais presentes nas diferentes fases de desenvolvimento do programa analisado; interferir nas ações culturais realizadas, através de intervenções mediadoras entre espetáculo e espectador; reformular as ações culturais oferecidas pelo programa e articular novas parcerias para a efetivação de um trabalho colaborativo. Assim, norteia-se pelas perguntas: como formar espectadores a partir de um programa educativo em teatro que atue para além da facilitação de acesso físico do espectador à obra? Como contribuir para que ocorra a experiência estética do estudante jovem e adulto na recepção teatral? Este estudo estabelece um diálogo interdisciplinar entre autores como Flávio Desgranges, Jacques Rancière, Maria Lúcia Pupo, Beatriz Medeiros, Michel Maffesoli, Teixeira Coelho, Paulo Freire, Merleau-Ponty, John Dewey, Larrosa Bondia e outros, transitando pelos campos da arte, da educação, da filosofia, da política, da comunicação e da antropologia, a fim de compreender as lacunas entre a produção e a recepção. Reflete sobre a relação entre sujeito-obra de arte, a experiência e os efeitos nos espectadores em diferentes estéticas teatrais. Discute sobre o sujeito contemporâneo e a sociedade, na busca por compreender o espectador de teatro na atualidade. Por se tratar de uma pesquisa-ação, descreve, analisa e reformula as vivências promovidas por este programa no período de abril de 2012 a abril de 2013. Envolveu os participantes por meio de observação, entrevistas semiestruturadas individuais e coletivas, diário de itinerância, registros audiovisuais, questionários e análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a articulação entre as diversas ações culturais educativas (incluindo o fazer teatral) e em especial a mediação teatral pré e pós-espetáculos contribuem para a formação de espectadores emancipados, disponíveis para a experiência estética, para o saber-sensível, capazes de interpretar, criticamente, as estéticas da vida e do cotidiano. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research aims to investigate the theatrical reception under the cultural manager perspective, given analysis and interventions in cultural actions proposed by the educational program “SESC Arte-educação: transformando plateias”, performed in the SESC Theater Paulo Autran with young students and adults, in Taguatinga, Brazil. The research intends to provoke the sensible-learning of learning spectators using aesthetic experience. It also seek, within general goal, to expand the audience linguistically and physically access several theatrical manifestations. Then, it seeks to contribute to the audience training. In this research the specific goals aim to understand: the theatrical reception phenomenon; to identify structural and conceptual problematic presented in different development levels of the analyzed education program; to interfere in the cultural actions realized, through mediator interventions between spectacle and spectator; to reformulate the cultural actions offered by educational program and to articulate new partnerships in order to promote collaborative work. Then, it is based in the following questions: how to educate spectators from this educational program that performs beyond the act of making easier to audience to physically access the work?, and how to contribute in order to aesthetic experience of young or adult students to theatrical aesthetic occur? This study establishes an interdisciplinary dialog between authors, such as Flávio Desgranges, Jacques Rancière, Maria Lúcia Pupo, Beatriz Medeiros, Michel Maffesoli, Teixeira Coelho, Paulo Freire, Merleau-Ponty, John Dewey, Larrosa Bondia and other. It also puts in contact different areas, such as Arts, Education, Philosophy, Politics, Communication, and Anthropology in order to understand gaps between production and reception. This research reflects about relation between individual-work-of-Art, the experience and its effects on spectators in different theatrical aesthetics. Moreover, this research discusses about the contemporaneous individual and the society, in the aim of understands the lately theater spectator. In addition to it, this research describes analyses and reformulates the promoted by this theater educational program from April 2012 to April 2013. It evolved the participants through observation, individual and collective interviews semi-structured, journal of experience, audiovisual registers, forms and content subject. The results have shown that the link between several cultural education actions (including the theatrical act) and especially the theatrical mediation pre and post spectaculars contribute to learning of spectators emancipated, available to aesthetic experience, to sensible-learning, able to critically interpret aesthetics of life, and routine.Mota, Marcus SantosMoraes, Martha Lemos de2014-10-29T15:52:05Z2014-10-29T15:52:05Z2014-10-292014-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Martha Lemos de. Formação de espectadores jovens e adultos: a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”. 2014. [146] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16653A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/16653Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de espectadores jovens e adultos : a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”
title Formação de espectadores jovens e adultos : a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”
spellingShingle Formação de espectadores jovens e adultos : a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”
Moraes, Martha Lemos de
Teatro escolar
Platéias de teatro
Gestão cultural
Estética teatral
title_short Formação de espectadores jovens e adultos : a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”
title_full Formação de espectadores jovens e adultos : a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”
title_fullStr Formação de espectadores jovens e adultos : a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”
title_full_unstemmed Formação de espectadores jovens e adultos : a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”
title_sort Formação de espectadores jovens e adultos : a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”
author Moraes, Martha Lemos de
author_facet Moraes, Martha Lemos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Marcus Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Martha Lemos de
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro escolar
Platéias de teatro
Gestão cultural
Estética teatral
topic Teatro escolar
Platéias de teatro
Gestão cultural
Estética teatral
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-29T15:52:05Z
2014-10-29T15:52:05Z
2014-10-29
2014-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Martha Lemos de. Formação de espectadores jovens e adultos: a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”. 2014. [146] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16653
identifier_str_mv MORAES, Martha Lemos de. Formação de espectadores jovens e adultos: a recepção teatral no programa educativo “SESC Arte-educação Transformando Plateias”. 2014. [146] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508294950092800