A arte do espectador: diálogos criativos entre palco e plateia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriano Ferreira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33293
Resumo: Este exercício de investigação visa dialogar com a produção de conhecimento especializada e atualizada sobre o fenômeno receptivo que coloca o espectador na ribalta da questão do teatro contemporâneo. Trata-se de um estudo teórico sobre a recepção teatral e tem como foco de análise a figura do espectador participante. Constrói um ponto de vista crítico-descritivo sobre a presença criativa do público em determinados espetáculos baianos que convidam o espectador à interação no eixo vivo da criação cênica. Algo que tem se intensificado nas manifestações teatrais contemporâneas, que permitem emergir outra estética — a relacional — entre palco e plateia – marcada por uma perspectiva horizontalizada do papel de importância destas figuras na concretização do acontecimento cênico. A partir da perspectiva de abertura dialógica problematiza a dicotomia entre emissão e recepção nos processos criativos que permitem a construção de ações performativas em tempo real sob a condição de um ato poético do espectador.
id UFBA-2_4505ccb504d9a8fc63a5297ed0d888b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33293
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Santos, Adriano Ferreira dosAlcântara, Paulo Henrique CorreiaSoares, Luiz Claudio CajaibaSilva, Marcos Uzel Pereira da2021-04-20T10:32:46Z2021-04-20T10:32:46Z2021-04-202020-08-31http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33293Este exercício de investigação visa dialogar com a produção de conhecimento especializada e atualizada sobre o fenômeno receptivo que coloca o espectador na ribalta da questão do teatro contemporâneo. Trata-se de um estudo teórico sobre a recepção teatral e tem como foco de análise a figura do espectador participante. Constrói um ponto de vista crítico-descritivo sobre a presença criativa do público em determinados espetáculos baianos que convidam o espectador à interação no eixo vivo da criação cênica. Algo que tem se intensificado nas manifestações teatrais contemporâneas, que permitem emergir outra estética — a relacional — entre palco e plateia – marcada por uma perspectiva horizontalizada do papel de importância destas figuras na concretização do acontecimento cênico. A partir da perspectiva de abertura dialógica problematiza a dicotomia entre emissão e recepção nos processos criativos que permitem a construção de ações performativas em tempo real sob a condição de um ato poético do espectador.Cet exercice de recherche vise à dialoguer avec la production de connaissances espécialisés et actualisées sur le phénoméne réceptif qui place le espectatuer sous lês feux de la rampe de la problematique du théâtre contemporain. Il s’agit d’une étude théorique sur la réception théâtrale et se concentre su la figure du espectatuer participant. Il constuit un point de vue critique et descriptif sur lá présense créative du public dans certianes espectacles baianos qui invitent le spectateur à interagir sur l’axe vivant de la création scénique. Quelque chose qui s’est intensifié dans les manifestations théâtrales contemporaines, qui laisse émerger une autre esthétique – celle relationnele – entre scène et public – marquée par une perspective horizontale du rôle important de ces figures dans la réalisation de l’événement scénique. Du point de veu de l’ouveriture dialogique, il problématise la dichotomie entre émission et recéption dans des processus de création qui permettent la construction d’actions performatives em temps réel sous la condition d’une acte poétique du spectatuer. Mots clés: théâtre, espectateur, reception.Submitted by Adriano Ferreira dos Santos (a.f_adrianoferreira@hotmail.com) on 2021-03-31T15:57:33Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ADRIANO FERREIRA VERSÃO FINAL.pdf: 1240632 bytes, checksum: adad393074191a3c8ba82d391f02547a (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-04-20T10:32:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ADRIANO FERREIRA VERSÃO FINAL.pdf: 1240632 bytes, checksum: adad393074191a3c8ba82d391f02547a (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-20T10:32:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ADRIANO FERREIRA VERSÃO FINAL.pdf: 1240632 bytes, checksum: adad393074191a3c8ba82d391f02547a (MD5)CNPqArtesFundamento e crítica das artesTeatroDramaturgiaTeatroEspectadorRecepçãoEstéticaRecepção teatralAnálise cênicaA arte do espectador: diálogos criativos entre palco e plateiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasPPGAC-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO ADRIANO FERREIRA VERSÃO FINAL.pdfDISSERTAÇÃO ADRIANO FERREIRA VERSÃO FINAL.pdfapplication/pdf1240632https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33293/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20ADRIANO%20FERREIRA%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdfadad393074191a3c8ba82d391f02547aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33293/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTDISSERTAÇÃO ADRIANO FERREIRA VERSÃO FINAL.pdf.txtDISSERTAÇÃO ADRIANO FERREIRA VERSÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain312438https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33293/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20ADRIANO%20FERREIRA%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt821492babb864f3e2543fc4662fd3976MD53ri/332932022-06-01 20:21:22.914oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-01T23:21:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A arte do espectador: diálogos criativos entre palco e plateia
title A arte do espectador: diálogos criativos entre palco e plateia
spellingShingle A arte do espectador: diálogos criativos entre palco e plateia
Santos, Adriano Ferreira dos
Artes
Fundamento e crítica das artes
Teatro
Dramaturgia
Teatro
Espectador
Recepção
Estética
Recepção teatral
Análise cênica
title_short A arte do espectador: diálogos criativos entre palco e plateia
title_full A arte do espectador: diálogos criativos entre palco e plateia
title_fullStr A arte do espectador: diálogos criativos entre palco e plateia
title_full_unstemmed A arte do espectador: diálogos criativos entre palco e plateia
title_sort A arte do espectador: diálogos criativos entre palco e plateia
author Santos, Adriano Ferreira dos
author_facet Santos, Adriano Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriano Ferreira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcântara, Paulo Henrique Correia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Soares, Luiz Claudio Cajaiba
Silva, Marcos Uzel Pereira da
contributor_str_mv Alcântara, Paulo Henrique Correia
Soares, Luiz Claudio Cajaiba
Silva, Marcos Uzel Pereira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
Fundamento e crítica das artes
Teatro
Dramaturgia
topic Artes
Fundamento e crítica das artes
Teatro
Dramaturgia
Teatro
Espectador
Recepção
Estética
Recepção teatral
Análise cênica
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Espectador
Recepção
Estética
Recepção teatral
Análise cênica
description Este exercício de investigação visa dialogar com a produção de conhecimento especializada e atualizada sobre o fenômeno receptivo que coloca o espectador na ribalta da questão do teatro contemporâneo. Trata-se de um estudo teórico sobre a recepção teatral e tem como foco de análise a figura do espectador participante. Constrói um ponto de vista crítico-descritivo sobre a presença criativa do público em determinados espetáculos baianos que convidam o espectador à interação no eixo vivo da criação cênica. Algo que tem se intensificado nas manifestações teatrais contemporâneas, que permitem emergir outra estética — a relacional — entre palco e plateia – marcada por uma perspectiva horizontalizada do papel de importância destas figuras na concretização do acontecimento cênico. A partir da perspectiva de abertura dialógica problematiza a dicotomia entre emissão e recepção nos processos criativos que permitem a construção de ações performativas em tempo real sob a condição de um ato poético do espectador.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-20T10:32:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-20T10:32:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33293
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC-UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33293/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20ADRIANO%20FERREIRA%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33293/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33293/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20ADRIANO%20FERREIRA%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv adad393074191a3c8ba82d391f02547a
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
821492babb864f3e2543fc4662fd3976
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502722412773376