Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara Neto, Martiniano
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22850
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22850
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2016.
id UNB_24a0c9dd4cb345b96c4b26820296630c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22850
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi)Educação indígenaÍndios JêÍndios TapayunaTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2016.A tese a seguir a seguir trata das relações dos Tapayúna da aldeia Kawerêtxikô (Parque Indígena do Xingu, Terra Indígena Capoto Jarinã, Mato Grosso) com a educação escolar e a saúde alopática oferecidas pelo Estado brasileiro a eles durante os anos de 2012 a 2015. O foco principal foi o de mapear as interpretações nativas sobre esses dois serviços permanentemente instalados na aldeia Kawerêtxikô, comparando as relações dos Tapayúna com essas duas áreas. As minhas considerações se baseiam em um período de pesquisa e convivência cotidiana entre os Kaykwkhratxi (auto-denominação dos Tapayúna, pertencentes ao tronco lingüístico e à família Jê) de 13 meses não-consecutivos, além da companhia e observação das viagens que eles faziam às cidades do entorno da Terra Indígena Capoto Jarinã, tradicional território dos Kayapó (Mebengôkrê) e onde foi construída a aldeia Kawerêtxikô. Dei especial atenção à maneira como os Tapayúna eram interpelados e, ao mesmo tempo, também interpelavam os funcionários do posto-de-saúde e da Escola Goronã. Por fim, analiso, a partir da noção de dupla ou múltipla-submissão, como a população não-indígena em geral acaba por tentar classificar e subjugar os Tapayúna e toda a população indígena daquela região do norte do Mato-Grosso, principalmente nos municípios de Peixoto de Azevedo, Colider e São José do Xingu.The following thesis is about the relationship of the Tapayúna indigenous people (South America, Brazil, Mato Grosso) with the public education and the public health systems permanently offered to them by the Brazilian State in Kawerêtxikô village, during the years 2012 to 2015. The main focus was to map the native interpretations about these two services, comparing the relationships of people from Kawerêtxikô in the two areas. My considerations are based in 13 non-consecutive months of coresidency with Kaykwakhratxi people (Tapayúna’s self-nomination, belonging to Jê linguistic family). In the same period, I could also observe and follow them when they were visiting the surrounding cities in the region. The Kawerêtxikô village is located in Terra Indígena Capoto Jarinã (Indigenous Land Capoto Jarinã), which is the traditional territory of the Kayapó people (self-called Mebengôkrê, also a Jê linguistic group). I particularly focus on in how Tapayúna were inquired by and, at the same time, positively inquired the non-indigenous population who worked in the Health Station and the Escola Goronã (Goronã School). Finally, I applied the category of double-submission or multiple-submission in trying to understand the broad relationship between indigenous people (particularly the Tapayúna people) and the non-indigenous population in the surrounding urban area, mainly the cities of Peixoto de Azevedo, Colider and São José do Xingu, all of them located in the north of the state of Mato Grosso, Brazil.Pimenta, José Antonio VieiraAlcântara Neto, Martiniano2017-03-09T14:16:38Z2017-03-09T14:16:38Z2017-03-092016-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALCÂNTARA NETO, Martiniano. Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi). 2016. 228 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22850http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22850A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-08T00:27:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/22850Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-08T00:27:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi)
title Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi)
spellingShingle Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi)
Alcântara Neto, Martiniano
Educação indígena
Índios Jê
Índios Tapayuna
title_short Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi)
title_full Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi)
title_fullStr Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi)
title_full_unstemmed Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi)
title_sort Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi)
author Alcântara Neto, Martiniano
author_facet Alcântara Neto, Martiniano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimenta, José Antonio Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcântara Neto, Martiniano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
Índios Jê
Índios Tapayuna
topic Educação indígena
Índios Jê
Índios Tapayuna
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
2017-03-09T14:16:38Z
2017-03-09T14:16:38Z
2017-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALCÂNTARA NETO, Martiniano. Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi). 2016. 228 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22850
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22850
identifier_str_mv ALCÂNTARA NETO, Martiniano. Educação formal e saúde alopática entre os Tapayúna (Kaykwakhratxi). 2016. 228 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22850
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580908048121856