A cultura na escola ou escolarização da cultura?: um olhar sobre as práticas culturais dos índios Xacriabá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veronica Mendes Pereira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BR6L
Resumo: A pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida entre 2001 e 2003 na Caatinguinha, uma das 29 aldeias do território indígena Xacriabá e teve como objetivo entender os sentidos que têm, para esses indígenas, as práticas do seu cotidiano e descrevê-las em seu contexto de produção, identificando os processos de aprendizagem que se dão no interior dessas práticas. Parte-se da noção de cultura, expressa nos documentos oficiais que fundamentam a educação indígena diferenciada para se chegar às práticas culturais como foco de investigação. A prática cultural tomada em análise, mais detidamente, foi a aqui denominada as casas pintadas de toá. Esta é uma prática desenvolvida por algumas mulheres dessa aldeia, que preparam e pintam as paredes de dentro e de fora de suas casas com tintas minerais e com o barro chamado toá. As casas são pintadas todos os anos, uma vez que, com as chuvas, as pinturas se desfazem. A metodologia utilizada teve como referência os pressupostos da etnografia e seu desenvolvimento se deu pela observação participante na aldeia Caatinguinha por meio de entrevistas semi- estruturadas. A partir da análise do contexto de vida do cotidiano das crianças foi possível perceber os modos peculiares pelos quais elas aprendem e assim refletir sobre as implicações dos diferentes modos de aprender que ajudam a pensar a relação entre educação e cultura.
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