A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG : poeta periferia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Eugênia Francisca de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15764
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.
id UNB_25c71ad7dac990ca6ff042fe4440c062
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/15764
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Miranda, Eugênia Francisca de SouzaCyntrão, Sylvia Helena2014-06-04T14:10:21Z2014-06-04T14:10:21Z2014-06-042013-11-19MIRANDA, Eugênia Francisca de Souza. A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG: poeta periferia. 2013. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15764Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.A periferia de Brasília tem voz. Ela ecoa na busca de soluções para seus problemas a partir da crítica da vida cotidiana através das rimas contundentes do rap. Um dos portadores dessa voz tem nome: GOG. Esta pesquisa tem como objetivo analisar literariamente as canções deste que é um dos rappers brasileiros mais respeitados e renomados nesse meio cultural, inclusive aclamado como o poeta do Rap Nacional. O trabalho tem como fonte principal as letras das canções selecionadas por ele em seu livro A rima denuncia, uma espécie de antologia com 48 letras de raps que abordam diversas fases do artista, além de vídeos e entrevistas disponibilizadas em seu site e outras fontes de pesquisa. A especificidade do rap como uma estética ímpar e inovadora (híbrido de canto com exploração da fala) nos permite identificar uma poesia oral contemporânea que narra com intensidade os infortúnios e os desejos dos que vivem em uma ambiência periférica. No entanto, um olhar cuidadoso às letras mostra que esse universo vai muito além da periferia, e as composições se opõem ao centro (a elite econômica) com um discurso ácido, quase sempre maniqueísta. As análises se pautam pelas teorias de Paul Zumthor sobre poesia oral, Luiz Tatit sobre canção popular, Umberto Eco sobre a interpretação da obra literária e Bakhtin, considerando a relação sócio-histórica e dialógica entre os sujeitos na constituição dos discursos. O intuito é demonstrar que a periferia também faz poesia. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe outskirt of Brasília has a voice. It echoes in the search for solutions to its problems from the criticism of everyday life through the rap's blunt rhymes. One of the bearers of this voice has a name: GOG. This research aims to analyze the songs literally from this which is one of the most respected and renowned Brazilian rappers in this cultural environment, including he is acclaimed as the poet of the National Rap. The work has as a main source the lyrics of the songs selected by him in his book The rhyme denounces, a sort of anthology with 48 letters of raps that address various phases of the artist, as well as videos and interviews available on his website and other sources. The specificity of the rap as a unique and innovative aesthetic (hybrid of singing with exploration of speech) allows us to identify a contemporary oral poetry that narrates with intensity the misfortunes and the desires of those who live in the outskirt ambience. However, a careful look at the lyrics shows that the universe goes far beyond the outskirt and the compositions are opposed to the center (the economic elite) with an acid speech, almost always manichean. The analyses are based on Paul Zumthor's theories on oral poetry, Luiz Tatit on popular song, Umberto Eco in the literary interpretation and Bakhtin considering the socio-historical and dialogic relationship between the subjects in the constitution of discourses. The intent is to demonstrate that the outskirt also writes poetry.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG : poeta periferiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRap (música)Poesia popularHibridismoPerformance (Arte)GOG (Rapper)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_EugeniaFranciscadeSouzaMiranda.pdf2013_EugeniaFranciscadeSouzaMiranda.pdfapplication/pdf1896967http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/15764/1/2013_EugeniaFranciscadeSouzaMiranda.pdf70590a04820bf5ad8dd42e47a74ca95cMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain768http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/15764/2/license.txta1668dc3c06143962b8d2e1bb1fc8c00MD52open access10482/157642023-07-17 15:05:57.532open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-17T18:05:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG : poeta periferia
title A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG : poeta periferia
spellingShingle A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG : poeta periferia
Miranda, Eugênia Francisca de Souza
Rap (música)
Poesia popular
Hibridismo
Performance (Arte)
GOG (Rapper)
title_short A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG : poeta periferia
title_full A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG : poeta periferia
title_fullStr A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG : poeta periferia
title_full_unstemmed A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG : poeta periferia
title_sort A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG : poeta periferia
author Miranda, Eugênia Francisca de Souza
author_facet Miranda, Eugênia Francisca de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Eugênia Francisca de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cyntrão, Sylvia Helena
contributor_str_mv Cyntrão, Sylvia Helena
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Rap (música)
Poesia popular
Hibridismo
Performance (Arte)
GOG (Rapper)
topic Rap (música)
Poesia popular
Hibridismo
Performance (Arte)
GOG (Rapper)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-11-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-04T14:10:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-04T14:10:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Eugênia Francisca de Souza. A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG: poeta periferia. 2013. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/15764
identifier_str_mv MIRANDA, Eugênia Francisca de Souza. A poética híbrida da pós-modernidade nos raps de GOG: poeta periferia. 2013. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/15764/1/2013_EugeniaFranciscadeSouzaMiranda.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/15764/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 70590a04820bf5ad8dd42e47a74ca95c
a1668dc3c06143962b8d2e1bb1fc8c00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573689515507712