Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Recine, Elisabetta, Teixeira, Bárbara de Alencar, Fagundes, Andhressa Araújo, Sousa, Jussara Santos de, Monteiro, Renata Alves, Bertolin, Maria Natacha Toral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13507
http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008
Resumo: OBJETIVO: Analisar a percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública. MÉTODOS: A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada com participantes do 21° Congresso Brasileiro de Nutrição. Foi aplicado um questionário com estudantes e recémegressos, e feito um grupo focal com professores. Foi estabelecida a análise descritiva dos dados quantitativos, e a análise qualitativa foi desenvolvida por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Dentre os estudantes, 35% relataram ter afinidade com a área de saúde pública, e 11% dos egressos disseram atuar em saúde pública. Segundo os professores, as principais barreiras percebidas na formação do nutricionista em saúde pública foram: dificuldade de inserção do profissional na área; relação entre teoria e prática; e relação ensino e serviço de saúde. CONCLUSÃO: Os aspectos de saúde pública na formação do nutricionista ainda são incipientes, o que evidencia a necessidade de um maior aprofundamento do tema.
id UNB_263e5f91091f5fc34572c1dd294e07b7
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/13507
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pinheiro, Anelise Rizzolo de OliveiraRecine, ElisabettaTeixeira, Bárbara de AlencarFagundes, Andhressa AraújoSousa, Jussara Santos deMonteiro, Renata AlvesBertolin, Maria Natacha Toral2013-07-05T19:44:53Z2013-07-05T19:44:53Z2012-09PINHEIRO, Anelise Rizzolo de Oliveira et al. Percepção de professores e estudante em relação ao perfil de formação de nutricionista em saúde pública. Revista de Nutrição. Campinas, v. 25, n. 5, p. 632-643, set./out. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-52732012000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 03 jul. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13507http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008OBJETIVO: Analisar a percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública. MÉTODOS: A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada com participantes do 21° Congresso Brasileiro de Nutrição. Foi aplicado um questionário com estudantes e recémegressos, e feito um grupo focal com professores. Foi estabelecida a análise descritiva dos dados quantitativos, e a análise qualitativa foi desenvolvida por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Dentre os estudantes, 35% relataram ter afinidade com a área de saúde pública, e 11% dos egressos disseram atuar em saúde pública. Segundo os professores, as principais barreiras percebidas na formação do nutricionista em saúde pública foram: dificuldade de inserção do profissional na área; relação entre teoria e prática; e relação ensino e serviço de saúde. CONCLUSÃO: Os aspectos de saúde pública na formação do nutricionista ainda são incipientes, o que evidencia a necessidade de um maior aprofundamento do tema.OBJECTIVE: This study analyzed how professors and students perceive the education of dieticians who specialize in public health. METHODS: This qualitative and quantitative study administered a questionnaire to undergraduate and graduate students and held a focal group with professors. The data collected by the questionnaire was descriptively analyzed and the contents of the focal group were analyzed according to the Discourse of the Collective Subject method. RESULTS: Thirtyfive percent of the students mentioned some kinship with the public health field and 11% of the graduates reported working in public health. Meanwhile, the greatest barriers in public health education, according to professors, were: difficulty of finding a job in the area, the relationship between theory and practice, and the communication difficulty between teaching and health service. CONCLUSION: These results indicate the need broadening and deepening the public health theme in undergraduate nutrition courses.Pontifícia Universidade Católica de CampinasRevista de Nutrição - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-5273&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 3 jul. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessPercepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde públicaPerception of teachers and students about the education of dieticians who specialize in public healthinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFormação acadêmicaNutrição e saúde públicaNutricionistasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PercepcaoProfessoresEstudantes.pdfARTIGO_PercepcaoProfessoresEstudantes.pdfapplication/pdf347728http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13507/1/ARTIGO_PercepcaoProfessoresEstudantes.pdf1ed998abfb5fd50640ac636977d52b38MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain266http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13507/2/license.txt1b0b9f22b7fba576c267c3d70df50a67MD52open access10482/135072023-05-24 20:03:29.881open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/13507TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEFuYSBJemFiZWwgQmF0aXN0YSBkYSBTaWx2YSAoYW5hYmF0aXN0YUBiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTA3LTAzVDE5OjM3OjAyWiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:03:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perception of teachers and students about the education of dieticians who specialize in public health
title Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública
spellingShingle Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública
Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira
Formação acadêmica
Nutrição e saúde pública
Nutricionistas
title_short Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública
title_full Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública
title_fullStr Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública
title_full_unstemmed Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública
title_sort Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública
author Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira
author_facet Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira
Recine, Elisabetta
Teixeira, Bárbara de Alencar
Fagundes, Andhressa Araújo
Sousa, Jussara Santos de
Monteiro, Renata Alves
Bertolin, Maria Natacha Toral
author_role author
author2 Recine, Elisabetta
Teixeira, Bárbara de Alencar
Fagundes, Andhressa Araújo
Sousa, Jussara Santos de
Monteiro, Renata Alves
Bertolin, Maria Natacha Toral
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira
Recine, Elisabetta
Teixeira, Bárbara de Alencar
Fagundes, Andhressa Araújo
Sousa, Jussara Santos de
Monteiro, Renata Alves
Bertolin, Maria Natacha Toral
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Formação acadêmica
Nutrição e saúde pública
Nutricionistas
topic Formação acadêmica
Nutrição e saúde pública
Nutricionistas
description OBJETIVO: Analisar a percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública. MÉTODOS: A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada com participantes do 21° Congresso Brasileiro de Nutrição. Foi aplicado um questionário com estudantes e recémegressos, e feito um grupo focal com professores. Foi estabelecida a análise descritiva dos dados quantitativos, e a análise qualitativa foi desenvolvida por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Dentre os estudantes, 35% relataram ter afinidade com a área de saúde pública, e 11% dos egressos disseram atuar em saúde pública. Segundo os professores, as principais barreiras percebidas na formação do nutricionista em saúde pública foram: dificuldade de inserção do profissional na área; relação entre teoria e prática; e relação ensino e serviço de saúde. CONCLUSÃO: Os aspectos de saúde pública na formação do nutricionista ainda são incipientes, o que evidencia a necessidade de um maior aprofundamento do tema.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-05T19:44:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-05T19:44:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Anelise Rizzolo de Oliveira et al. Percepção de professores e estudante em relação ao perfil de formação de nutricionista em saúde pública. Revista de Nutrição. Campinas, v. 25, n. 5, p. 632-643, set./out. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-52732012000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 03 jul. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/13507
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008
identifier_str_mv PINHEIRO, Anelise Rizzolo de Oliveira et al. Percepção de professores e estudante em relação ao perfil de formação de nutricionista em saúde pública. Revista de Nutrição. Campinas, v. 25, n. 5, p. 632-643, set./out. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-52732012000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 03 jul. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13507
http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13507/1/ARTIGO_PercepcaoProfessoresEstudantes.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13507/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ed998abfb5fd50640ac636977d52b38
1b0b9f22b7fba576c267c3d70df50a67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405381559844864