A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rechetnicou, Mirian Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34851
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
id UNB_272a26cca63c967f9b8bcea3ec0a9366
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34851
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone LaraCanto popularCantorasSamba - música popular - BrasilInterpretação vocalPerformance vocalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.Esta dissertação aborda questões e pontos cruciais presentes no processo de construção da estética vocal aplicada ao samba a partir da percepção do comportamento vocal e gesto interpretativo. Os parâmetros de análise utilizados neste trabalho envolvem os processos interpretativos criados individualmente por cantoras reconhecidas no cenário midiatizado. Serviram de modelo para esta pesquisa as vozes das cantoras de samba que se tornaram referência no processo de transformação da voz, da interpretação e do modelo de canto no samba. “A, B, C, D do samba” é resultado do trabalho de pesquisa de mestrado e consiste em elencar os moldes previstos no cantar samba, analisando as interpretações de Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara, oferecendo as ferramentas do modo de cantar para gerações posteriores. Tem como objetivo principal identificar os elementos que envolvem o cantar, em especial no modo de fazer do canto no samba, analisando aspectos rítmicos, melódicos, dicções, tessituras e qualidades vocais que contribuem para a representação, identidade e formação do gesto interpretativo. Pretende-se observar ainda a gestualidade e comportamento vocal do cantar samba. A metodologia consiste em análise das gravações que as consolidaram, por meio da música urbana midiatizada, durante a década de 1970. Os parâmetros de análise utilizados neste trabalho estão em concordância com o trabalho de investigação de Machado (2011) que contempla os aspectos de conduta vocal sobre a percepção nos níveis físico, técnico e interpretativo. Os apontamentos pretendem dar uma visibilidade maior às práticas vocais relacionadas ao samba, em especial, elucidar o papel das mulheres e suas interpretações desse repertório.This paper presents issues and crucial points that are in the process of vocal esthetic construction applied to samba based on vocal behavior perception and interpretative gesture. The research parameters used in this paper involve interpretative processes created individually by samba female singers who are well-known in the media scenario. The voices that were analysed are from female samba singers who became reference in the process of transformation in voice, interpretation and the way samba was sang. Samba A, B, C, D is the result of a masters research study that consists of listing the expected samba singing norms by analysing interpretations by Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara, in order to provide future generations with analysis tools to the way of singing samba. The aim of the research is to identify the elements that involve singing, specifically singing samba, by observing rhythmic and melodic aspects, diction, tessiture, voices quality that contribute to identity representation and formation of interpretative gesture. The methodology consists of analysing the recordings that consolidated those artists by means of urban midiatised music in the 1970s. The analysis parameters are in accordance with Machado (2011)’s investigative works, which contemplate the vocal conduct aspects on physical, technical and interpretative perceptions. The remarks intend to give greater visibility to samba related vocal practices and to shed light to women’s role and their interpretation of this repertoire. Vocal gesture and behaviour in singing samba are also observed.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaFreire, Ricardo José DouradoRechetnicou, Mirian Marques2019-06-17T19:06:15Z2019-06-17T19:06:15Z2019-06-172018-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRECHETNICOU, Mirian Marques. A, B, C, D do samba: construção da identidade vocal no samba: papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara. 2018. viii, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34851A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:57:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/34851Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:57:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara
title A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara
spellingShingle A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara
Rechetnicou, Mirian Marques
Canto popular
Cantoras
Samba - música popular - Brasil
Interpretação vocal
Performance vocal
title_short A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara
title_full A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara
title_fullStr A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara
title_full_unstemmed A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara
title_sort A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara
author Rechetnicou, Mirian Marques
author_facet Rechetnicou, Mirian Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Ricardo José Dourado
dc.contributor.author.fl_str_mv Rechetnicou, Mirian Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Canto popular
Cantoras
Samba - música popular - Brasil
Interpretação vocal
Performance vocal
topic Canto popular
Cantoras
Samba - música popular - Brasil
Interpretação vocal
Performance vocal
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
2019-06-17T19:06:15Z
2019-06-17T19:06:15Z
2019-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RECHETNICOU, Mirian Marques. A, B, C, D do samba: construção da identidade vocal no samba: papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara. 2018. viii, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34851
identifier_str_mv RECHETNICOU, Mirian Marques. A, B, C, D do samba: construção da identidade vocal no samba: papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara. 2018. viii, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580705532444672