Comunicação pública e Lei Maria da Penha : as estratégias comunicativas na perspectiva do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salim, Elisa Ramalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35203
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Expressão e Comunicação, Departamento de Comunicação, 2019.
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Para essa compreensão, foi necessário mapear as estratégias de comunicação do MPDFT na temática, seus canais, produtos e processos produtivos; conceituar e discutir violência contra a mulher, ferramentas de prevenção e interrupção; identificar as principais necessidades comunicativas dos envolvidos no processo judicial e avaliar etapas da produção comunicativa e sua correlação com as necessidades do cidadão. A abordagem do Design Thinking permitiu a aproximação do objeto e a aplicação de diversas técnicas de pesquisa, como questionários, entrevistas, grupos focais e análise de conteúdo dos produtos comunicativos, de acordo com os variados atores abrangidos nesse estudo. Aspectos da Comunicação Pública, do Direito à Informação e da Comunicação Estratégica também ampararam a análise dos dados coletados. As conclusões desse trabalho indicam que o sistema de Justiça ainda se comunica de forma unilateral e hierarquizada com o cidadão, que os espaços para a Comunicação Pública ainda não estão consolidados nessas instituições e que a comunicação desenvolvida nessa temática ainda é limitada ao caráter instrumental, o que prejudica a expansão de seu potencial estratégico. Além disso, destaca-se que a divulgação de políticas públicas destinadas aos envolvidos neste tipo de violência carece de maior cuidado e constância, principalmente por parte do poder Executivo.This dissertation focus on communication strategies related to gender based violence against women under the perspective of the user. It starts by questioning on how communication strategies on the subject are developed and the relation between these strategies and victims and agressors' needs that are guaranteed by the Public Ministry. Its main purpose therefore is to understand and analyze Federal District Public Ministy's (MPDFT) communication strategies development on preventing and interruptong violence against women by the perspective of the citizen. In order to do so, it was necessary to map MPDFT's communication strategies on the subject, its channels, products and productive process; to conceptualize and discuss violence against women, prevention and interruption tools; to identify the main communication needs of those involved in a lawsuits and evaluate steps of communication production and its relation to citizen's needs. Design Thinking's approached allowed an approximation to the purpose and the enforcement of different reseach perspectives such as questionnaires, interviews, focal groups and content analysis of the communication products according to the various actors included in this study. Public Communication aspects, as well as the Right to Information and Strategy Communication were also an analysis support to the data collected. The conclusions of the present study indicate that the Justice system still communicates in an one-sided and hierarchial way with citizens, that the spaces to public communication are still not solid in theses institutions and that communication that has been developed on the subject is still limited to an instrumental character which is a weakness to its expansion of its strategic potential. In addition, it must be highlighted that divulgation of the public policies aimed at the ones involved in these type of violence lacks care and constancy, specially by the executive branch of power.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoEsch, Carlos Eduardo Machado da CostaSalim, Elisa Ramalho2019-07-31T21:07:02Z2019-07-31T21:07:02Z2019-07-312019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSALIM, Elisa Ramalho. Comunicação pública e Lei Maria da Penha: as estratégias comunicativas na perspectiva do usuário. 2019. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35203A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:29:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/35203Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:29:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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