Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zerbini, Thaís
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Abbad, Gardênia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6110
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000300009
Resumo: Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento Reação aos Procedimentos Instrucionais. O curso-alvo foi oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para alunos de todo o país. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a satisfação dos participantes quanto aos procedimentos instrucionais ofertados no curso. Foram realizadas análises de componentes principais e fatoriais e de consistência interna (Alfa de Cronbach). A escala apresentou estrutura bifatorial: Procedimentos Tradicionais, com 12 itens, α=0,91, e cargas fatoriais variando de 0,53 a 0,79; Recursos da Web, três itens, índice de confiabilidade α=0,76, com cargas fatoriais 0,40, 0,76 e 0,88. Os resultados indicam que a escala apresentou evidências de validade de construto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_2783de293026ab2fa0ce8258da1a40e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6110
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escalaReaction to the educational processes of an internet-based course : validation of a scaleCourse evaluationDistance learningEducation programAvaliação de cursoEnsino a distânciaPesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento Reação aos Procedimentos Instrucionais. O curso-alvo foi oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para alunos de todo o país. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a satisfação dos participantes quanto aos procedimentos instrucionais ofertados no curso. Foram realizadas análises de componentes principais e fatoriais e de consistência interna (Alfa de Cronbach). A escala apresentou estrutura bifatorial: Procedimentos Tradicionais, com 12 itens, α=0,91, e cargas fatoriais variando de 0,53 a 0,79; Recursos da Web, três itens, índice de confiabilidade α=0,76, com cargas fatoriais 0,40, 0,76 e 0,88. Os resultados indicam que a escala apresentou evidências de validade de construto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTResearch into the evaluation of distance training is still in the early stages. This article intends to contribute to this area by validating statistically the tool Reaction to Educational Processes. The course being evaluated was offered by the Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas to students across Brazil. The data collection was conducted at the end of the course by means of a questionnaire that measures the satisfaction of the participants with regard to the educational processes offered in the course. Analyses were carried out of the main, factorial components and Internal Consistency (Cronbach's Alpha Coefficient). Following statistical validation, the questionnaire demonstrated two factors: Traditional Processes, 12 questions, α=0.91, factor loads ranging from 0.53 to 0.79; Web Resources, 3 questions, confidence level α=0.76, and factor loads 0.40, 0.76 and 0.88. The results indicated that the scale presented evidence of construct validity.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em Administração2010-12-08T12:28:22Z2010-12-08T12:28:22Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet: validação de uma escala. Estud. psicol. (Campinas) [online], v. 26, n. 3, p. 363-371, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n3/v26n3a09.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0103-166X2009000300009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6110https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000300009Zerbini, ThaísAbbad, Gardênia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:30:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/6110Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:30:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala
Reaction to the educational processes of an internet-based course : validation of a scale
title Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala
spellingShingle Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala
Zerbini, Thaís
Course evaluation
Distance learning
Education program
Avaliação de curso
Ensino a distância
title_short Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala
title_full Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala
title_fullStr Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala
title_full_unstemmed Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala
title_sort Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala
author Zerbini, Thaís
author_facet Zerbini, Thaís
Abbad, Gardênia da Silva
author_role author
author2 Abbad, Gardênia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zerbini, Thaís
Abbad, Gardênia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Course evaluation
Distance learning
Education program
Avaliação de curso
Ensino a distância
topic Course evaluation
Distance learning
Education program
Avaliação de curso
Ensino a distância
description Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento Reação aos Procedimentos Instrucionais. O curso-alvo foi oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para alunos de todo o país. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a satisfação dos participantes quanto aos procedimentos instrucionais ofertados no curso. Foram realizadas análises de componentes principais e fatoriais e de consistência interna (Alfa de Cronbach). A escala apresentou estrutura bifatorial: Procedimentos Tradicionais, com 12 itens, α=0,91, e cargas fatoriais variando de 0,53 a 0,79; Recursos da Web, três itens, índice de confiabilidade α=0,76, com cargas fatoriais 0,40, 0,76 e 0,88. Os resultados indicam que a escala apresentou evidências de validade de construto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-12-08T12:28:22Z
2010-12-08T12:28:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet: validação de uma escala. Estud. psicol. (Campinas) [online], v. 26, n. 3, p. 363-371, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n3/v26n3a09.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0103-166X2009000300009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6110
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000300009
identifier_str_mv ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet: validação de uma escala. Estud. psicol. (Campinas) [online], v. 26, n. 3, p. 363-371, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n3/v26n3a09.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0103-166X2009000300009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6110
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508245980545024