A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35678 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. |
id |
UNB_28486491dfd946dd82a3f026c87ad57e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/35678 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do femininoPortuguês como Língua Adicional (PLA)Livros didáticosRepresentação literáriaMulheres na literaturaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.Esta pesquisa, intitulada A Representação da Mulher Brasileira em Livros Didáticos de Português Brasileiro como Língua Adicional: uma análise sobre a construção multimodal do feminino, tem como foco um olhar sobre a representação das mulheres em Livros Didáticos de Português Brasileiro como Língua Adicional, objetivando analisar a construção da imagem das mulheres brasileiras nas seções destinadas à leitura em Livros Didáticos de Português Brasileiro como Língua Adicional; os objetivos específicos consistem em: observar a visão produzida sobre as mulheres brasileiras em textos multimodais; desvelar pelo viés da Teoria da Multimodalidade e da ADC as marcações de poder envolvidas no processo de significação multimodal e discursivo; identificar quais aspectos ideológicos são mais preponderantes na representação do feminino nos textos selecionados e as prováveis implicações para o ensino. Para alcançar esse objetivo, são analisados oito textos multimodais inseridos em livros didáticos de PBLA (Panorama Brasil, 2006; Novo Avenida Brasil, 2008; Muito Prazer!, 2008; Bons Negócios, 2013, Falar, Ler e Escrever, 2018). A metodologia adotada para este estudo é de natureza qualitativa e as categorias de análise são adotadas de Kress e van Leeuwen (2006); van Leeuwen (1997; 2008) e Fairclough (2008). A análise é fundamentada na Teoria da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2008), na Teoria da Semiótica Social e da Multimodalidade (KRESS, VAN LEEUWEN, 2006) e na Representação dos Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1997, 2008). Ao analisar os textos multimodais foi possível evidenciar que os/as produtores/as de Livros Didáticos inserem o tema mulheres em seus textos, ressaltando a representação das mulheres em esferas específicas da sociedade. A pesquisa permite a reflexão a respeito do modo como as mulheres estão sendo representadas por meio de múltiplas semioses, bem como seus papéis desempenhados, essas construções implicam visões limitadas e estereotipadas acerca das mulheres brasileiras no contexto de ensino.This research the investigates the representation of women in textbooks of Brazilian Portuguese as a additional language, aiming to analyze the construction of meanings regarding women through multimodal texts; To investigate the roles that Brazilian women play in the multimodal texts of these textbooks, and thus discuss their implication for teaching. To achieve this objective, eight multimodal texts inserted in textbooks of PBLAa (Panorama Brasi,2006; Novo Avenida Brasil, 2008; Muito Prazer!, 2008; Bons Négócios, 2013, Falar, ler e escrever, 2018). The methodology adopted for this study is from qualitative nature and the categories of analysis are adopted from Kress and Van Leeuwen (2006); Van Leeuwen (1997; 2008) and Fairclough (2008). The analysis is based such as the theory of Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2008), in the theory of social semiotics and Multimodality (Kress, Van Leeuwen, 2006) and The Representation of Social Actors (van Leeuwen, 1997, 2008). When analyzing the multimodal texts, it was possible to show that the producers of textbooks insert the theme women in their texts, highlighting the representation of women in specific spheres of society. The research allows reflection on how women are being represented through multiple semioses, thus their roles performed, these constructions imply limited and stereotyped visions about Brazilian women in Teaching context.Ferraz, Janaína de AquinoSantos, Priscila Formiga dos2019-10-24T20:37:46Z2019-10-24T20:37:46Z2019-10-242019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Priscila Formiga dos. A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional: uma análise sobre a construção multimodal do feminino. 2019. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35678A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/35678Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do feminino |
title |
A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do feminino |
spellingShingle |
A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do feminino Santos, Priscila Formiga dos Português como Língua Adicional (PLA) Livros didáticos Representação literária Mulheres na literatura |
title_short |
A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do feminino |
title_full |
A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do feminino |
title_fullStr |
A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do feminino |
title_full_unstemmed |
A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do feminino |
title_sort |
A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional : uma análise sobre a construção multimodal do feminino |
author |
Santos, Priscila Formiga dos |
author_facet |
Santos, Priscila Formiga dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraz, Janaína de Aquino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Priscila Formiga dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português como Língua Adicional (PLA) Livros didáticos Representação literária Mulheres na literatura |
topic |
Português como Língua Adicional (PLA) Livros didáticos Representação literária Mulheres na literatura |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-24T20:37:46Z 2019-10-24T20:37:46Z 2019-10-24 2019-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Priscila Formiga dos. A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional: uma análise sobre a construção multimodal do feminino. 2019. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/35678 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Priscila Formiga dos. A representação da mulher brasileira em livros didáticos de Português Brasileiro como língua adicional: uma análise sobre a construção multimodal do feminino. 2019. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508291387031552 |