Português como língua adicional nas universidades federais brasileiras : um perfil da área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Aline Aurea Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schoffen, Juliana Roquele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247689
Resumo: Este artigo apresenta um mapeamento da área de Português como Língua Adicional (PLA) nas universidades federais brasileiras. Muito importante para o processo de internacionalização das universidades e para o atendimento do crescente número de imigrantes que o Brasil tem recebido nos últimos anos, a área de PLA ainda é relativamente pequena no Brasil. A fim de contribuir para o seu fortalecimento e para o reconhecimento da sua importância na rede educacional, traçamos um histórico da área no Brasil e discutimos ações e políticas que colaboraram para seu crescimento e consolidação. Apresentamos e discutimos, na sequência, dados gerados entre novembro de 2016 e julho de 2017 sobre a oferta de cursos de PLA nas universidades federais. Considerando a expansão do ensino de PLA nos últimos anos e a escassez de informações publicadas sobre a sua inserção nas instituições de ensino superior, entendemos que os dados aqui apresentados contribuem como um importante subsídio para o debate sobre políticas para a institucionalização da área de PLA no Brasil.
id UFRGS-2_536733c8f633ec48c1ebf3d0dc313bf1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247689
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Aline Aurea MartinsSchoffen, Juliana Roquele2022-08-21T04:39:51Z20200101-3335http://hdl.handle.net/10183/247689001147999Este artigo apresenta um mapeamento da área de Português como Língua Adicional (PLA) nas universidades federais brasileiras. Muito importante para o processo de internacionalização das universidades e para o atendimento do crescente número de imigrantes que o Brasil tem recebido nos últimos anos, a área de PLA ainda é relativamente pequena no Brasil. A fim de contribuir para o seu fortalecimento e para o reconhecimento da sua importância na rede educacional, traçamos um histórico da área no Brasil e discutimos ações e políticas que colaboraram para seu crescimento e consolidação. Apresentamos e discutimos, na sequência, dados gerados entre novembro de 2016 e julho de 2017 sobre a oferta de cursos de PLA nas universidades federais. Considerando a expansão do ensino de PLA nos últimos anos e a escassez de informações publicadas sobre a sua inserção nas instituições de ensino superior, entendemos que os dados aqui apresentados contribuem como um importante subsídio para o debate sobre políticas para a institucionalização da área de PLA no Brasil.This article presents a profile of the Portuguese as an Additional Language (PAL) area in Brazilian federal universities. Very important for the internationalization process of universities and the attendance of the growing number of immigrants that Brazil has received in recent years, the PAL area is still relatively small in the country. In order to contribute to the strengthening of the area and the acknowled-gement of its importance in the educational systems, we present how the field has evolved to its current state and discuss actions and policies that contributed to its growth and consolidation. In the sequence, we present and discuss data genera-ted between November 2016 and July 2017 on the offer of PAL courses at federal universities. Considering the expansion of PAL education in recent years and the lack of published information about its insertion in higher education institutions, we understand the data we present here contribute as an important subsidy for the debate on policies for the institutionalization of the PAL area in Brazil.Este artículo presenta un mapeo del área de Portugués como Lengua Adicional (PLA) en las universidades federales brasileñas. Muy importante para el proceso de internacionalización de las universidades y para la asistencia del creciente número de inmigrantes que Brasil ha recibido en los últimos años, el área de PLA sigue siendo relativamente pequeña en Brasil. A fin de contribuir al fortalecimiento del área y al reconocimiento de su importancia en la red educati-va, trazamos un histórico del área en Brasil y discutimos acciones y políticas que contribuyeron a su crecimiento y consolidación. En se-guida, presentamos y discutimos datos generados entre noviembre de 2016 y julio de 2017 acerca de los cursos de PLA en universidades federales. Considerando la expansión de la enseñanza de PLA en los últimos años y la escasez de información publicada sobre su inserción en instituciones de educación superior, entendemos que los datos presentados aquí contribuyen como un subsidio importante para el debate sobre políticas para la institucionalización del área de PLA en Brasil.application/pdfporLetras de hoje. Porto Alegre, RS. Vol. 55, n. 4 (out./dez. 2020), p. [394]-411Língua portuguesaLíngua adicionalInternacionalizaçãoUniversidades federaisInstituicao de ensino superiorPortuguese as an additional languagePortuguese as an additional language teachingInternationalizationPortugués como Lengua Adicional (PLA)Enseñanza de Portugués como Lengua Adicional (PLA)InternacionalizaciónPortuguês como língua adicional nas universidades federais brasileiras : um perfil da áreaPortuguese as an additional language in Brazilian federal universities : a profile of the areaPortugués como lengua adicional en las universidades federales brasileñas : un perfil del áreainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147999.pdf.txt001147999.pdf.txtExtracted Texttext/plain72538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247689/2/001147999.pdf.txt32066b2514a1debf8cc49ac6ac228630MD52ORIGINAL001147999.pdfTexto completoapplication/pdf566105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247689/1/001147999.pdfd2610eaf11c5559d67ef794c146b5c9aMD5110183/2476892022-08-22 04:35:20.345546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247689Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-22T07:35:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Português como língua adicional nas universidades federais brasileiras : um perfil da área
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Portuguese as an additional language in Brazilian federal universities : a profile of the area
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Portugués como lengua adicional en las universidades federales brasileñas : un perfil del área
title Português como língua adicional nas universidades federais brasileiras : um perfil da área
spellingShingle Português como língua adicional nas universidades federais brasileiras : um perfil da área
Marques, Aline Aurea Martins
Língua portuguesa
Língua adicional
Internacionalização
Universidades federais
Instituicao de ensino superior
Portuguese as an additional language
Portuguese as an additional language teaching
Internationalization
Portugués como Lengua Adicional (PLA)
Enseñanza de Portugués como Lengua Adicional (PLA)
Internacionalización
title_short Português como língua adicional nas universidades federais brasileiras : um perfil da área
title_full Português como língua adicional nas universidades federais brasileiras : um perfil da área
title_fullStr Português como língua adicional nas universidades federais brasileiras : um perfil da área
title_full_unstemmed Português como língua adicional nas universidades federais brasileiras : um perfil da área
title_sort Português como língua adicional nas universidades federais brasileiras : um perfil da área
author Marques, Aline Aurea Martins
author_facet Marques, Aline Aurea Martins
Schoffen, Juliana Roquele
author_role author
author2 Schoffen, Juliana Roquele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Aline Aurea Martins
Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Língua adicional
Internacionalização
Universidades federais
Instituicao de ensino superior
topic Língua portuguesa
Língua adicional
Internacionalização
Universidades federais
Instituicao de ensino superior
Portuguese as an additional language
Portuguese as an additional language teaching
Internationalization
Portugués como Lengua Adicional (PLA)
Enseñanza de Portugués como Lengua Adicional (PLA)
Internacionalización
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese as an additional language
Portuguese as an additional language teaching
Internationalization
dc.subject.spa.fl_str_mv Portugués como Lengua Adicional (PLA)
Enseñanza de Portugués como Lengua Adicional (PLA)
Internacionalización
description Este artigo apresenta um mapeamento da área de Português como Língua Adicional (PLA) nas universidades federais brasileiras. Muito importante para o processo de internacionalização das universidades e para o atendimento do crescente número de imigrantes que o Brasil tem recebido nos últimos anos, a área de PLA ainda é relativamente pequena no Brasil. A fim de contribuir para o seu fortalecimento e para o reconhecimento da sua importância na rede educacional, traçamos um histórico da área no Brasil e discutimos ações e políticas que colaboraram para seu crescimento e consolidação. Apresentamos e discutimos, na sequência, dados gerados entre novembro de 2016 e julho de 2017 sobre a oferta de cursos de PLA nas universidades federais. Considerando a expansão do ensino de PLA nos últimos anos e a escassez de informações publicadas sobre a sua inserção nas instituições de ensino superior, entendemos que os dados aqui apresentados contribuem como um importante subsídio para o debate sobre políticas para a institucionalização da área de PLA no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-21T04:39:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247689
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-3335
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147999
identifier_str_mv 0101-3335
001147999
url http://hdl.handle.net/10183/247689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Letras de hoje. Porto Alegre, RS. Vol. 55, n. 4 (out./dez. 2020), p. [394]-411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247689/2/001147999.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247689/1/001147999.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32066b2514a1debf8cc49ac6ac228630
d2610eaf11c5559d67ef794c146b5c9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487528444002304