Marketing turístico e internet : uma análise dos sites oficiais de turismo dos estados brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19158 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2009. |
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Marketing turístico e internet : uma análise dos sites oficiais de turismo dos estados brasileirosTurismo - Internet - BrasilMarketing turístico - sites da WebPolítica públicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2009.O Turismo é um dos fenômenos mais significativos do mundo contemporâneo, exercendo influência direta no desenvolvimento econômico, social, político e ambiental de diversos países e das regiões nele inseridos. Com o crescimento da atividade e do número de turistas, houve um conseqüente aumento da competição entre os destinos que, em busca de vantagem competitiva, passaram a utilizar ferramentas de marketing para atrair e reter clientes, entre elas, a Internet. O advento da grande rede tornou o turista online mais exigente e informado na tomada de decisão de compra. Desse modo, é imprescindível para qualquer destino estar presente na Internet, sendo o website o primeiro passo nessa direção. A presente pesquisa propôs um novo instrumento de análise de sites turísticos, adaptado à realidade do Plano Nacional de Turismo 2007-2010: uma viagem de inclusão e à realidade dos Estados brasileiros, e analisou qualitativamente os sites oficiais de turismo das 27 Unidades da Federação brasileira. Ao final, concluiu-se que, apesar da Internet ser uma ferramenta cada vez mais importante na promoção turística, os Estados brasileiros não a tem explorado adequadamente, apresentando sites de difícil acesso, que pouco exploram os recursos da web e suas possibilidades mercadológicas e que possuem conteúdo limitado, prejudicando sua imagem e deixando de aproveitar a possibilidade de atrair mais turistas. Desse modo, a pesquisa detalhou profundamente a situação dos websites dos Estados brasileiros, apresentando sugestões de melhoras para os mesmos, contribuindo para o desenvolvimento de políticas mais efetivas para a promoção e o desenvolvimento do turismo no Brasil.Tourism is one of the contemporary world’s most significant phenomena, influencing directly on economic, social, political and environmental development performance of different countries and their regions. As the activity grows and the number of tourists increases, so it does also in competition between destinations, which, in search of competitive advantage, become to use marketing tools to attract and retain customers, including Internet. The advent of the World Wide Web made online visitors more exigent and informed about purchasing decision. Thus, being on the Internet is essential to any destination and creating a website is the first step in that direction. This research proposed a new instrument for the analysis of tourist sites, adapted to the reality of the Brazilian National Tourism Plan 2007-2010: a journey towards inclusion and to the reality of the Brazilian states, and then qualitatively analyzed the official tourism sites of 27 states of the Brazilian Federation. By the end, it was concluded that, although the Internet is an increasingly important tool in promoting tourism, Brazilian states have not adequately explored it, showing sites with difficult access, which do not explore the resources of the web and its marketing possibilities, and have limited content, damaging its image and losing the opportunity to attract more tourists. Thus, this research deeply detailed the Brazilian states websites situation, presenting suggestions for improvements to them, and contributing for more effective policies for promoting and Brazilian tourism development.Centro de Excelência em TurismoPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado ProfissionalMontoro, Tânia SiqueiraTomikawa, Jun Matsuoka2016-01-13T10:31:23Z2016-01-13T10:31:23Z2016-01-132009-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTOMIKAWA, Jun Matsuoka. Marketing turístico e internet: uma análise dos sites oficiais de turismo dos estados brasileiros. 2009. 160 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19158A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:19:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/19158Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:19:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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