Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Robson da Cruz de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Amiel, Tel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48532
https://doi.org/10.24215/18509959.35.e8
https://orcid.org/0000-0001-7102-7743
https://orcid.org/0000-0002-1775-1148
Resumo: A provisão de Recursos Educacionais Abertos (REA) é feita através de serviços como repositórios e referatórios, os quais demandam esforços significativos para serem criados e mantidos. A sustentabilidade desses serviços é usualmente avaliada pela perspectiva financeira. Nesse estudo, buscamos investigar, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL) revisada por pares, em português e espanhol, quais fatores impactam a sustentabilidade de serviços REA. A RSL retornou um número limitado de estudos, indicando uma lacuna. Fazendo uso de literatura expandida, um grupo de 13 fatores foram avaliados, por cinco mantenedores de serviços REA, como uma forma de autoavaliação da sustentabilidade dos seu serviços. Os participantes avaliaram os fatores, indicando que a maioria se constitui como relevante para a sustentabilidade de serviços, o que apoia a perspectiva de que a sustentabilidade de serviços REA inclui, mas vai além de recursos financeiros.
id UNB_29619cf9d4bb5b05c560bdd37111c071
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48532
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertosAnalysis of factors that affect the sustainability of repositories for open educational resourcesRecursos educacionais abertos (REA)SustentabilidadeRepositório digitalA provisão de Recursos Educacionais Abertos (REA) é feita através de serviços como repositórios e referatórios, os quais demandam esforços significativos para serem criados e mantidos. A sustentabilidade desses serviços é usualmente avaliada pela perspectiva financeira. Nesse estudo, buscamos investigar, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL) revisada por pares, em português e espanhol, quais fatores impactam a sustentabilidade de serviços REA. A RSL retornou um número limitado de estudos, indicando uma lacuna. Fazendo uso de literatura expandida, um grupo de 13 fatores foram avaliados, por cinco mantenedores de serviços REA, como uma forma de autoavaliação da sustentabilidade dos seu serviços. Os participantes avaliaram os fatores, indicando que a maioria se constitui como relevante para a sustentabilidade de serviços, o que apoia a perspectiva de que a sustentabilidade de serviços REA inclui, mas vai além de recursos financeiros.The provision of Open Educational Resources (OER) is done through various services, such as repositories and referatories, that require significant efforts to be created and sustained. Sustainability for these services is usually evaluated from the perspective of securing financial resources. In this study we sought to understand, through a systematic literature review (SLR) of peer reviewed publications in Spanish and Portuguese, what factors impact the sustainability of OER services. The SLR unearthed a paucity of studies, pointing to a gap in research. Based on an extended literature, a group of 13 factors were evaluated by maintainers of five OER service providers, and used for self-assessment of the sustainability of their services. The factors were evaluated by participants, who indicated that most were found to be relevant to sustainability, and supports a wider perspective on OER service sustainability which include, but go beyond, financial considerations.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Secretaría de Postgrado Facultad de Informática Universidad Nacional de La PlataUniversidade de BrasíliaUniversidade de Brasília, Cátedra UNESCO em Educação a DistânciaMesquita, Robson da Cruz deAmiel, Tel2024-07-04T15:09:25Z2024-07-04T15:09:25Z2023-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMESQUITA, Robson da Cruz de; AMIEL, Tel. Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, [S. l.], n. 35, p. 69-77, 2023. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.35.e8. Disponível em: https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/2418. Acesso em: 4 jul. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48532https://doi.org/10.24215/18509959.35.e8https://orcid.org/0000-0001-7102-7743https://orcid.org/0000-0002-1775-1148porEsta obra se distribuye bajo Licencia Creative Commons CC-BY-NC 4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-04T15:11:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/48532Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-04T15:11:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos
Analysis of factors that affect the sustainability of repositories for open educational resources
title Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos
spellingShingle Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos
Mesquita, Robson da Cruz de
Recursos educacionais abertos (REA)
Sustentabilidade
Repositório digital
title_short Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos
title_full Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos
title_fullStr Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos
title_full_unstemmed Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos
title_sort Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos
author Mesquita, Robson da Cruz de
author_facet Mesquita, Robson da Cruz de
Amiel, Tel
author_role author
author2 Amiel, Tel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília, Cátedra UNESCO em Educação a Distância
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Robson da Cruz de
Amiel, Tel
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos educacionais abertos (REA)
Sustentabilidade
Repositório digital
topic Recursos educacionais abertos (REA)
Sustentabilidade
Repositório digital
description A provisão de Recursos Educacionais Abertos (REA) é feita através de serviços como repositórios e referatórios, os quais demandam esforços significativos para serem criados e mantidos. A sustentabilidade desses serviços é usualmente avaliada pela perspectiva financeira. Nesse estudo, buscamos investigar, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL) revisada por pares, em português e espanhol, quais fatores impactam a sustentabilidade de serviços REA. A RSL retornou um número limitado de estudos, indicando uma lacuna. Fazendo uso de literatura expandida, um grupo de 13 fatores foram avaliados, por cinco mantenedores de serviços REA, como uma forma de autoavaliação da sustentabilidade dos seu serviços. Os participantes avaliaram os fatores, indicando que a maioria se constitui como relevante para a sustentabilidade de serviços, o que apoia a perspectiva de que a sustentabilidade de serviços REA inclui, mas vai além de recursos financeiros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09
2024-07-04T15:09:25Z
2024-07-04T15:09:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, Robson da Cruz de; AMIEL, Tel. Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, [S. l.], n. 35, p. 69-77, 2023. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.35.e8. Disponível em: https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/2418. Acesso em: 4 jul. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48532
https://doi.org/10.24215/18509959.35.e8
https://orcid.org/0000-0001-7102-7743
https://orcid.org/0000-0002-1775-1148
identifier_str_mv MESQUITA, Robson da Cruz de; AMIEL, Tel. Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, [S. l.], n. 35, p. 69-77, 2023. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.35.e8. Disponível em: https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/2418. Acesso em: 4 jul. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48532
https://doi.org/10.24215/18509959.35.e8
https://orcid.org/0000-0001-7102-7743
https://orcid.org/0000-0002-1775-1148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Esta obra se distribuye bajo Licencia Creative Commons CC-BY-NC 4.0.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Esta obra se distribuye bajo Licencia Creative Commons CC-BY-NC 4.0.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaría de Postgrado Facultad de Informática Universidad Nacional de La Plata
publisher.none.fl_str_mv Secretaría de Postgrado Facultad de Informática Universidad Nacional de La Plata
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508220930064384