Uma análise dos indicadores de desempenho das instituições federais de ensino superior, na visão de diferentes usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Yara Magaly Albano
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7822
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Departamento de Ciências Contábeis, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2007.
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spelling Uma análise dos indicadores de desempenho das instituições federais de ensino superior, na visão de diferentes usuáriosEnsino superior - avaliaçãoIndicador de desempenhoDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Departamento de Ciências Contábeis, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2007.Os indicadores de desempenho proferidos pelo Tribunal de Contas da União através de sua Decisão nº 408/2002 foi o foco desta pesquisa, que teve como objetivo geral verificar a utilidade desses indicadores, na visão dos seguintes usuários: Instituições Federais de ensino superior, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e Ministério de Educação e Cultura através da sua Secretária de Ensino Superior. Para isso, foi utilizada a metodologia de análise de multicasos, observando analiticamente os conteúdos dos relatórios divulgados por esses usuários. As hipóteses de trabalho foram construídas sobre a seguinte sentença 1 - Os usuários utilizam esses indicadores para tomada de decisão em suas gestões; 2 - os usuários não utilizam esses indicadores para tomada de decisão em suas gestões. Discorreu-se sobre o referencial conceitual pertinente ao tema, e sobre uma analise na visão do pesquisador dos resultados apresentados por esses indicadores por cinco universidades no período de 2003 a 2005. A amostra selecionada foi composta pelas Universidades Federais da Bahia, do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Fazem-se observações sobre o que os resultados dos indicadores proferidos poderiam revelar quanto ao desempenho gerencial de cada uma das cinco universidades. Para isso, foram utilizados como recursos, gráficos e tabelas para visualizar a variação desses resultados em relação aos resultados das médias da região Nordeste e do Brasil. A pesquisa concluiu que os indicadores de desempenho não são utilizados, por tanto a hipótese alternativa é aceita. O estudo recomenda por fim, que o código de conduta gerencial não se limite à mera observância de leis e regulamentos, mas sim, que sirva para a constituição de alianças com aqueles que buscam soluções para os desafios da sociedade. A continuidade desta pesquisa se faz através de novas pesquisas nessa área por esses usuários: o TCU, o MEC, as IFES, a CGU e a Sociedade brasileira para que os próximos resultados sejam apresentados de forma consistente marcando um grande passo para o desenvolvimento gerencial destas unidades da administração indireta do governo federal: as IFES. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe acting indicators uttered by the Tribunal of Bills of the Union through its Decision 408/2002 was the focus of this research, that had as general objective to verify the usefulness of those indicators, in the following users' vision: Federal institutions of higher education, Tribunal of Bills of the Union, General Control board of the Union and Ministry of Education and Culture through its higher education Secretary. For that, the methodology of multicasos analysis was used, observing the contents of the reports analytically published by those users. The work hypotheses were built on the following sentence 1 - The users use those indicators for making of decision in their administrations; 2 - the users don't use those indicators for making decision in their administrations. Discoursed on the pertinent conceptual refering to the theme, and on analyzes in the researcher's of the results vision presented by those indicators by five universities in the period from 2003 to 2005. The selected sample was composed by the Federal Universities of Bahia, of Ceará, of Paraíba, of Pernambuco and of Rio Grande do Norte. Observations are made on the one that the results that be reveal related to the managerial acting of each one of the five universities of the uttered indicators. For that, they were used as resources, graphs and tables to visualize the variation of those results in relation to the results of the averages of the Northeast area and of Brazil. The research concluded that the acting indicators are not used, for so much the alternative hypothesis is accepted. The study recommends finally, that the code of managerial conduct is not limited to the mere observance of laws and regulations, but, that is for the constitution of alliances with those that look for solutions for the challenges of the society. The continuity of this research is made through the alliance among TCU, MEC, IFES, CGU and the Brazilian Society so that the next results are presented in a consistent way marking a great step for the managerial development of these units of the federal government's indirect administration: IFES.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Programa de Pós-Graduação em Ciências ContábeisVasconcelos, Marco Tullio de CastroSoares, Yara Magaly Albano2011-05-17T14:06:01Z2011-05-17T14:06:01Z2011-05-172007-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Yara Magaly Albano. Uma análise dos indicadores de desempenho das instituições federais de ensino superior, na visão de diferentes usuários. 2007. 149 f., il. 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