Sistema de indicadores de desempenho para instituições do ensino superior português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Helena Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6715
Resumo: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Qualidade e Ambiente
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spelling Sistema de indicadores de desempenho para instituições do ensino superior portuguêsIndicadoresDesempenhoAvaliaçãoEnsino superiorIndicatorsAssessmentPerformanceHigher educationMacbethTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Qualidade e AmbienteO regime jurídico de avaliação do ensino superior estabelece o foco da avaliação na qualidade do desempenho dos estabelecimentos de ensino superior, com o objetivo de proporcionar, a melhoria da qualidade das instituições, a prestação de informação fundamentada à sociedade e o desenvolvimento de uma cultura interna de garantia de qualidade. O presente trabalho centra-se sobre a avaliação de desempenho das Instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas, alicerçada num sistema de indicadores, que através de um modelo multicritério de apoio à decisão, permita a monitorização interna da qualidade, com vista à melhoria de eficácia e da eficiência, e que externamente possibilite o benchmarking entre instituições. O modelo multicritério de apoio à decisão utilizado foi o MACBETH (Measuring Attactiveness by a Categorical Based Evaluation Technique). Após a caracterização do contexto, o modelo foi estruturado com a intervenção de decisores, tendo sido identificadas as principais áreas de atividade das IES, e para uma área específica (ensino), foram definidos os critérios (indicadores), os descritores, as funções de valor e os pesos. Para melhor caraterizar o contexto subjacente à avaliação do desempenho do ensino superior, foi efetuada uma análise sobre a evolução da avaliação do ensino superior em Portugal, foram abordados os principais modelos de qualidade passíveis de ser utilizados como referência para os sistemas de qualidade das IES, foram analisados casos de sucesso de IES portuguesas cujos sistemas de qualidade foram certificadas pelo prazo máximo de seis anos e foi efetuado um levantamento dos principais indicadores da qualidade aplicados ao ensino superior, em resultado da legislação, dos processos de acreditação em vigor e dos sistemas de qualidade dasIES referidas. O modelo utilizado, organizado numa estrutura hierárquica multinível, revelou potencial para servir de suporte à avaliação de desempenho de uma IES, tendo os indicadores sido identificados como o elemento principal que poderá restringir o sucesso deste modelo. O êxito deste modelo será tanto maior quanto maior for a aceitação dos indicadores utilizados, pelas diferentes IES, sendo que para além desta aceitação, os indicadores devem ser capazes de traduzir a realidade do sistema binário que carateriza o ensino superior em Portugal, sem ferir a especificidade de cada um dos subsistemas.Abstract: The legal system of assessment on higher education states that the evaluation focus lays on the quality performance of higher education institutions, aiming to provide, the quality improvement of institutions, grounded information to society, as well as the development of an internal institutional culture of quality assurance. This thesis focus on the performance evaluation of Portuguese public higher education institutions (HEI) based on a system of indicators, that through a multi-criteria decision support model, enables internal quality monitoring , aiming to improve effectiveness and efficiency, and allowing external benchmarking between institutions. The multi-criteria decision support model used was MACBETH (Measuring Attactiveness by a Categorical Based Evaluation Technique). After characterizing the context, the model was structured with the contribution of decision makers, being identified the main activity areas of the higher education institutions, and for a specific area (teaching), the criteria (indicators), descriptors, value functions and weights were defined. For a better characterization of context underlying to the assessment of higher education performance, the study focused on the evolution of higher education in Portugal, on the main quality models that can be used as a reference for quality systems in HEI, on successful cases of Portuguese HEI - whose quality systems have been accredited for a maximum period of six years – and on the key quality indicators applied to higher education. Regarding the latter aspect, it was done an inventory of the indicators, based on applicable law, on current accreditation procedures (courses and institutions) and on quality systems of Portuguese HEI accredited for six years. The model used, organized in a multilevel hierarchical structure, reveals potential to be used as a support to performance evaluation of higher education institutions. However, indicators were identified as the main element to be able to restrict the success of this model. The success of this model will be as greater, as higher will be the acceptance of the indicators used by the different HEI, and besides the users acceptance, they must be able to translate the reality of the binary system featuring higher education in Portugal without harm the specificity of each subsystems.Instituto Superior de Engenharia de LisboaJoão, Isabel Maria da SilvaRCIPLPinto, Maria Helena Soares2017-01-16T16:02:15Z2016-12-122016-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6715TID:201551934porPINTO, Maria Helena Soares - Sistema de indicadores de desempenho para instituições do ensino superior português. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2016. 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