As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos : subsídios para políticas de estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saito, Carlos Hiroo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10477
Resumo: O texto problematiza os desafios postos aos gestores públicos que lidam coma necessidade de gerir recursos para apoio a projetos de educação ambiental relacionados à gestão de recursos hídricos. As questões centrais apresentadas são:“Qual Educação Ambiental (EA) cabe fomentar?”, “Que concepção de recurso hídrico estamos assumindo?” e “Quando um projeto de EA tem a ver com recursos hídricos evice-versa?”. Estas questões são respondidas a partir do reconhecimento da legitimidade e necessidade do Estado em assumir seu papel coordenador, seletivo e indutor, e à luz de diversos estudos de caso. Argumenta-se que não basta ao Estado fomentar projetos,sendo necessário que esse mesmo Estado se estruture para ser capaz de conhecer e avaliar a magnitude e a distribuição das diferentes modalidades de apoio concedidas,assumindo também um papel investigativo de sua própria ação e prática. Acredita-se assim poder manter a coerência entre os resultados das ações e os princípios geradores das mesmas, atendendo ainda os objetivos fundamentais da educação ambiental expressas na Política Nacional de Educação Ambiental. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_2a62c62d44b85b5db03da5e45d71bee1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10477
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos : subsídios para políticas de estadoEducação ambientalRecursos hídricosParticipação socialEmpoderamentoO texto problematiza os desafios postos aos gestores públicos que lidam coma necessidade de gerir recursos para apoio a projetos de educação ambiental relacionados à gestão de recursos hídricos. As questões centrais apresentadas são:“Qual Educação Ambiental (EA) cabe fomentar?”, “Que concepção de recurso hídrico estamos assumindo?” e “Quando um projeto de EA tem a ver com recursos hídricos evice-versa?”. Estas questões são respondidas a partir do reconhecimento da legitimidade e necessidade do Estado em assumir seu papel coordenador, seletivo e indutor, e à luz de diversos estudos de caso. Argumenta-se que não basta ao Estado fomentar projetos,sendo necessário que esse mesmo Estado se estruture para ser capaz de conhecer e avaliar a magnitude e a distribuição das diferentes modalidades de apoio concedidas,assumindo também um papel investigativo de sua própria ação e prática. Acredita-se assim poder manter a coerência entre os resultados das ações e os princípios geradores das mesmas, atendendo ainda os objetivos fundamentais da educação ambiental expressas na Política Nacional de Educação Ambiental. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe manuscript deals with problems handled by policy makers which needs do manage financial resources to support environ mental education projects relative to water resources management.The main questions presented are: “What kind of Environmental Education should we support?”;“Which conceptions of water resources are we taken?” and “When does a project of Enviro nmental Education have to do with water resources and vice-versa?” These questions are answered byrecognizing the legitimacy and necessity of the State to assume its coordinative, selective and inductivehole, based on several case-study. It is also said that it is not sufficient for State to only stimulate projects, and this same State should structure it self to be able to know and to evaluate the magnitude and distribution of the different kind of financial support already granted, being a researcher of it sown action and practice. This way, it is believed that it is possible to align the results of actions to the principles that generated them, in accordance with the main objectives of the Brazilian National Policy of Environ mental Education.Centro de Desenvolvimento SustentávelANPPAS-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.2012-05-16T14:19:57Z2012-05-16T14:19:57Z2011-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAITO, Carlos H.. As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos: subsídios para políticas de estado. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 14, n. 1 p. 213-227 jan./jun. 2011. Disponovel em:<http://www.scielo.br/pdf/asoc/v14n1/a12v14n1.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10477Ambiente & Sociedade - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1414-753X2011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt). Acesso em: 16 maio 2012info:eu-repo/semantics/openAccessSaito, Carlos Hirooporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-17T01:19:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/10477Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-17T01:19:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos : subsídios para políticas de estado
title As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos : subsídios para políticas de estado
spellingShingle As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos : subsídios para políticas de estado
Saito, Carlos Hiroo
Educação ambiental
Recursos hídricos
Participação social
Empoderamento
title_short As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos : subsídios para políticas de estado
title_full As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos : subsídios para políticas de estado
title_fullStr As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos : subsídios para políticas de estado
title_full_unstemmed As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos : subsídios para políticas de estado
title_sort As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos : subsídios para políticas de estado
author Saito, Carlos Hiroo
author_facet Saito, Carlos Hiroo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saito, Carlos Hiroo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Recursos hídricos
Participação social
Empoderamento
topic Educação ambiental
Recursos hídricos
Participação social
Empoderamento
description O texto problematiza os desafios postos aos gestores públicos que lidam coma necessidade de gerir recursos para apoio a projetos de educação ambiental relacionados à gestão de recursos hídricos. As questões centrais apresentadas são:“Qual Educação Ambiental (EA) cabe fomentar?”, “Que concepção de recurso hídrico estamos assumindo?” e “Quando um projeto de EA tem a ver com recursos hídricos evice-versa?”. Estas questões são respondidas a partir do reconhecimento da legitimidade e necessidade do Estado em assumir seu papel coordenador, seletivo e indutor, e à luz de diversos estudos de caso. Argumenta-se que não basta ao Estado fomentar projetos,sendo necessário que esse mesmo Estado se estruture para ser capaz de conhecer e avaliar a magnitude e a distribuição das diferentes modalidades de apoio concedidas,assumindo também um papel investigativo de sua própria ação e prática. Acredita-se assim poder manter a coerência entre os resultados das ações e os princípios geradores das mesmas, atendendo ainda os objetivos fundamentais da educação ambiental expressas na Política Nacional de Educação Ambiental. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01
2012-05-16T14:19:57Z
2012-05-16T14:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAITO, Carlos H.. As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos: subsídios para políticas de estado. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 14, n. 1 p. 213-227 jan./jun. 2011. Disponovel em:<http://www.scielo.br/pdf/asoc/v14n1/a12v14n1.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10477
identifier_str_mv SAITO, Carlos H.. As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos: subsídios para políticas de estado. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 14, n. 1 p. 213-227 jan./jun. 2011. Disponovel em:<http://www.scielo.br/pdf/asoc/v14n1/a12v14n1.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPPAS-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.
publisher.none.fl_str_mv ANPPAS-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508318015619072