Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Halley Ferreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferreira, Vladmir Carneiro, Hoffmann, Valmir Emil, Lopes, Gisele Silveira Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392
Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_2a83d84aed37d6d88374f390f8909e36
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12392
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitáriaKnowledge conversion : an intervention in university managementGestão do conhecimentoUniversidades e faculdades públicas - administraçãoO objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this study is to report the application of Nonaka and Takeuchi’s (2008) four modes of knowledge conversion on university management, specifically in the Secretary of Academic Administration (SAA) at the University of Brasilia (UnB). The SAA is responsible for academic monitoring of all UnB students, from enrollment to graduation, and also for the registration of diplomas from several other institutions of higher education (IHE) in the Federal District. Based on the literature on bureaucratic structure and dysfunctions, informal organizations and the spiral of knowledge, we developed an interview script, which was applied to the SAA employees. The result was the drafting of a manual for using the Diploma Registration System (SIDIP), either as a single file or as pages accessed via intranet. Thus, tacit knowledge became explicit, and enhanced the preservation of knowledge within the organization.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoANPAD2013-03-07T12:03:26Z2013-03-07T12:03:26Z2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392Artigo sob licença Creative Commons (BY-NC). Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Halley FerreiraFerreira, Vladmir CarneiroHoffmann, Valmir EmilLopes, Gisele Silveira Coelhoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:32:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/12392Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:32:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
Knowledge conversion : an intervention in university management
title Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
spellingShingle Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
Pinto, Halley Ferreira
Gestão do conhecimento
Universidades e faculdades públicas - administração
title_short Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
title_full Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
title_fullStr Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
title_full_unstemmed Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
title_sort Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
author Pinto, Halley Ferreira
author_facet Pinto, Halley Ferreira
Ferreira, Vladmir Carneiro
Hoffmann, Valmir Emil
Lopes, Gisele Silveira Coelho
author_role author
author2 Ferreira, Vladmir Carneiro
Hoffmann, Valmir Emil
Lopes, Gisele Silveira Coelho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Halley Ferreira
Ferreira, Vladmir Carneiro
Hoffmann, Valmir Emil
Lopes, Gisele Silveira Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Universidades e faculdades públicas - administração
topic Gestão do conhecimento
Universidades e faculdades públicas - administração
description O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2013-03-07T12:03:26Z
2013-03-07T12:03:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392
identifier_str_mv PINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAD
publisher.none.fl_str_mv ANPAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508162560032768