Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_2a83d84aed37d6d88374f390f8909e36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12392 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitáriaKnowledge conversion : an intervention in university managementGestão do conhecimentoUniversidades e faculdades públicas - administraçãoO objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this study is to report the application of Nonaka and Takeuchi’s (2008) four modes of knowledge conversion on university management, specifically in the Secretary of Academic Administration (SAA) at the University of Brasilia (UnB). The SAA is responsible for academic monitoring of all UnB students, from enrollment to graduation, and also for the registration of diplomas from several other institutions of higher education (IHE) in the Federal District. Based on the literature on bureaucratic structure and dysfunctions, informal organizations and the spiral of knowledge, we developed an interview script, which was applied to the SAA employees. The result was the drafting of a manual for using the Diploma Registration System (SIDIP), either as a single file or as pages accessed via intranet. Thus, tacit knowledge became explicit, and enhanced the preservation of knowledge within the organization.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoANPAD2013-03-07T12:03:26Z2013-03-07T12:03:26Z2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392Artigo sob licença Creative Commons (BY-NC). Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Halley FerreiraFerreira, Vladmir CarneiroHoffmann, Valmir EmilLopes, Gisele Silveira Coelhoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:32:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/12392Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:32:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária Knowledge conversion : an intervention in university management |
title |
Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária |
spellingShingle |
Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária Pinto, Halley Ferreira Gestão do conhecimento Universidades e faculdades públicas - administração |
title_short |
Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária |
title_full |
Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária |
title_fullStr |
Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária |
title_full_unstemmed |
Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária |
title_sort |
Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária |
author |
Pinto, Halley Ferreira |
author_facet |
Pinto, Halley Ferreira Ferreira, Vladmir Carneiro Hoffmann, Valmir Emil Lopes, Gisele Silveira Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Vladmir Carneiro Hoffmann, Valmir Emil Lopes, Gisele Silveira Coelho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Halley Ferreira Ferreira, Vladmir Carneiro Hoffmann, Valmir Emil Lopes, Gisele Silveira Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Universidades e faculdades públicas - administração |
topic |
Gestão do conhecimento Universidades e faculdades públicas - administração |
description |
O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07 2013-03-07T12:03:26Z 2013-03-07T12:03:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392 |
identifier_str_mv |
PINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAD |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508162560032768 |