A gestão do conhecimento na coordenadoria de engenharia de uma instituição pública de ensino superior: do diagnóstico à proposição de um conjunto de práticas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215476 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019. |
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A gestão do conhecimento na coordenadoria de engenharia de uma instituição pública de ensino superior: do diagnóstico à proposição de um conjunto de práticasAdministraçãoUniversidades e faculdadesGestão do conhecimentoAdministração públicaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019.O presente trabalho tem como objetivo principal a proposição de um conjunto de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) para contribuir na melhoria das atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras (CEPO) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A CEPO é uma coordenadoria estratégica da UDESC, uma vez que auxilia na expansão da universidade em todas as regiões de Santa Catarina, sendo responsável por obras e serviços de engenharia de todos os Campi. A pesquisa é caracterizada por uma abordagem predominantemente qualitativa, sendo classificada como descritiva e aplicada, uma vez que é baseada em um estudo de caso real. A coleta de dados primários se deu por meio de três instrumentos, sendo dois questionários e uma entrevista semiestruturada, que por meio da triangulação de dados retornou informações preciosas sobre a GC neste setor. Em relação à coleta de dados secundários, os instrumentos foram a análise bibliográfica e documental. Os sujeitos desta pesquisa são as equipes técnica e administrativa da CEPO, que são distribuídos por cargo, totalizando 14 pessoas. De acordo com os objetivos específicos, pôde-se determinar quais as atividades de maior impacto no setor para cada cargo e realizar um diagnóstico da GC, apontando os principais problemas que demandam as melhores práticas para solucioná-las ou minimizá-las. Sendo assim, as atividades de maior impacto para o setor, na percepção dos seus servidores, podem ser agrupadas em 4 categorias para a equipe administrativa e 3 categorias para a equipe técnica. Já, com base na avaliação do nível de maturidade, pôde-se constatar que a CEPO se encontra no nível de Iniciação, ou seja, reconhece a necessidade de gerenciar o seu conhecimento, porém ainda longe de ter implantado um sistema de GC, para melhorar a dinâmica de criação, aquisição e transferência de conhecimento no setor. A partir da análise dos dados gerados pelo questionário do nível de maturidade e da entrevista semiestruturada, aplicadas na fase de diagnóstico, constatou-se que a pior e melhor pontuação gerada foram para os critérios de ?Resultados em GC? e de ?Tecnologia?, respectivamente. Considerando todos os dados levantados e devidamente analisados, pôde-se chegar ao objetivo final desta pesquisa. O levantamento dos 29 principais problemas apresentados pelos sujeitos levou a pesquisadora a sugerir um conjunto de práticas de GC para tentar evitá-los ou solucioná-los. São mais de 40 práticas de fácil aplicação e baixo custo de implementação, uma vez que grande parte delas dependem apenas de simples alterações de processos e métodos de trabalho, sendo apoiadas por ferramentas já existentes na UDESC.Abstract: The present work has as main objective the proposition of a set of Knowledge Management (KM) practices to contribute to the improvement of the activities developed by the Coordination of Engineering, Projects and Works (CEPO) of the State University of Santa Catarina (UDESC). The CEPO is a strategic coordinator of UDESC, as it assists in the expansion of the university in all regions of Santa Catarina, being responsible for engineering works and services of all campuses. The research is characterized by a predominantly qualitative approach, being classified as descriptive and applied, since it is based on a real case study. Primary data were collected through three instruments, two questionnaires and a semi-structured interview, which through data triangulation returned precious information about KM in this sector. Regarding the collection of secondary data, the instruments were bibliographic and documentary analysis. The subjects of this research are CEPO's technical and administrative teams, which are distributed by position, totaling 14 people. The theoretical framework presented permeated the theme knowledge until its management, focusing on the Brazilian Direct Public Administration, in which the public HEI?s are inserted. According to the specific objectives, it was possible to determine which activities had the greatest impact in the sector for each position and to make a KM diagnosis, pointing out the main problems that require the best practices to solve or minimize them. Thus, first, the activities with the greatest impact for the sector, in the perception of its servers, can be grouped into 4 categories for the administrative team and 3 categories for the technical team. Based on the assessment of the maturity level, it was found that CEPO is at the Initiation level, that is, recognizes the need to manage its knowledge, but still far from having implemented a KM system, to improve the dynamics of knowledge creation, acquisition and transfer in the sector. From the data analysis generated by the maturity level questionnaire and the semi-structured interview, applied in the diagnosis phase, it was found that the worst and the best score generated were for the criteria of \"Results in CG\" and \"Technology\", respectively. Considering all the data collected and properly analyzed, we could reach the final objective of this research. The survey of the 29 main problems presented by the subjects led the researcher to suggest a set of KM practices to try to avoid or solve them. There are more than 40 practices that are easy to apply and have low implementation costs, since most of them depend only on simple changes to processes and working methods, and are supported by tools that already exist at UDESC.Tosta, Kelly Cristina Benetti TonaniUniversidade Federal de Santa CatarinaBastos, Karina Bonow Boeira Ferreira2020-10-21T21:16:59Z2020-10-21T21:16:59Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis154 p.| il., gráfs.application/pdf369537https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215476porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:16:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215476Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:16:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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