Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Erasto Fortes
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25737
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007
Resumo: O artigo aborda o tema da Gestão Democrática do Ensino Público no Brasil. Busca identificar como os sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios das capitais organizaram-se para responder ao ordenamento constitucional que estabeleceu a gestão democrática como princípio do ensino público e em que níveis adaptaram suas legislações e normas, sua estrutura administrativa e seu funcionamento às demandas por participação. Analisa as concepções de gestão democrática à luz das categorias participação, processo de indicação de diretores, constituição e funcionamento de colegiados, descentralização e autonomia. Aponta estudos e pesquisas recentes sobre os esforços e as resistências verificados em processos de implementação de mecanismos de gestão democrática em diversos sistemas de ensino. Considera que a gestão democrática é adotada pelo Estado para alcançar seus objetivos estratégicos. Analisa as dificuldades decorrentes da implantação desses mecanismos que, pressupondo forte participação da sociedade, é patrocinada por um Estado fortemente marcado por ordenamentos patrimonialistas.
id UNB_2ac26ba3c99d93aec4361f9286eb3f49
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/25737
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no BrasilPatrimonial state and democratic management of public education in BrazilEducação e EstadoPatrimonialismoGestão democráticaO artigo aborda o tema da Gestão Democrática do Ensino Público no Brasil. Busca identificar como os sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios das capitais organizaram-se para responder ao ordenamento constitucional que estabeleceu a gestão democrática como princípio do ensino público e em que níveis adaptaram suas legislações e normas, sua estrutura administrativa e seu funcionamento às demandas por participação. Analisa as concepções de gestão democrática à luz das categorias participação, processo de indicação de diretores, constituição e funcionamento de colegiados, descentralização e autonomia. Aponta estudos e pesquisas recentes sobre os esforços e as resistências verificados em processos de implementação de mecanismos de gestão democrática em diversos sistemas de ensino. Considera que a gestão democrática é adotada pelo Estado para alcançar seus objetivos estratégicos. Analisa as dificuldades decorrentes da implantação desses mecanismos que, pressupondo forte participação da sociedade, é patrocinada por um Estado fortemente marcado por ordenamentos patrimonialistas.This article approaches the democratic management of public education in Brazil. It seeks to assess how the education systems of the States, the Federal District, and State capitals have been organized to meet the constitutional provisions that established democratic management as a public education principle, and at which level they adapted their legislation and rules, as well as their administrative framework, to participation demands. It analyzes the democratic management concepts vis-à-vis participation, principals assignment processes, the constitution and functioning of support committees within the schools, decentralization, and autonomy. It also mentions recent studies and research on the efforts and resistances found in the implementation of democratic management mechanisms in different education systems. It builds on the fact that the democratic management is adopted by the State as a means to achieve strategic targets and analyses the difficulties resulting from the implementation of such mechanisms, since these presuppose a high level of social participation but are sponsored by a State model strongly characterizes by patrimonialistic arrangements.Em processamentoCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2017-12-07T04:33:56Z2017-12-07T04:33:56Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfEduc. Soc.,v.22,n.75,p.84-108,2001http://repositorio.unb.br/handle/10482/25737https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007porMendonça, Erasto Fortesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:19:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/25737Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:19:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil
Patrimonial state and democratic management of public education in Brazil
title Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil
spellingShingle Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil
Mendonça, Erasto Fortes
Educação e Estado
Patrimonialismo
Gestão democrática
title_short Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil
title_full Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil
title_fullStr Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil
title_full_unstemmed Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil
title_sort Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil
author Mendonça, Erasto Fortes
author_facet Mendonça, Erasto Fortes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Erasto Fortes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Patrimonialismo
Gestão democrática
topic Educação e Estado
Patrimonialismo
Gestão democrática
description O artigo aborda o tema da Gestão Democrática do Ensino Público no Brasil. Busca identificar como os sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios das capitais organizaram-se para responder ao ordenamento constitucional que estabeleceu a gestão democrática como princípio do ensino público e em que níveis adaptaram suas legislações e normas, sua estrutura administrativa e seu funcionamento às demandas por participação. Analisa as concepções de gestão democrática à luz das categorias participação, processo de indicação de diretores, constituição e funcionamento de colegiados, descentralização e autonomia. Aponta estudos e pesquisas recentes sobre os esforços e as resistências verificados em processos de implementação de mecanismos de gestão democrática em diversos sistemas de ensino. Considera que a gestão democrática é adotada pelo Estado para alcançar seus objetivos estratégicos. Analisa as dificuldades decorrentes da implantação desses mecanismos que, pressupondo forte participação da sociedade, é patrocinada por um Estado fortemente marcado por ordenamentos patrimonialistas.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2017-12-07T04:33:56Z
2017-12-07T04:33:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Educ. Soc.,v.22,n.75,p.84-108,2001
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25737
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007
identifier_str_mv Educ. Soc.,v.22,n.75,p.84-108,2001
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25737
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580722984943616