Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25737 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007 |
Resumo: | O artigo aborda o tema da Gestão Democrática do Ensino Público no Brasil. Busca identificar como os sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios das capitais organizaram-se para responder ao ordenamento constitucional que estabeleceu a gestão democrática como princípio do ensino público e em que níveis adaptaram suas legislações e normas, sua estrutura administrativa e seu funcionamento às demandas por participação. Analisa as concepções de gestão democrática à luz das categorias participação, processo de indicação de diretores, constituição e funcionamento de colegiados, descentralização e autonomia. Aponta estudos e pesquisas recentes sobre os esforços e as resistências verificados em processos de implementação de mecanismos de gestão democrática em diversos sistemas de ensino. Considera que a gestão democrática é adotada pelo Estado para alcançar seus objetivos estratégicos. Analisa as dificuldades decorrentes da implantação desses mecanismos que, pressupondo forte participação da sociedade, é patrocinada por um Estado fortemente marcado por ordenamentos patrimonialistas. |
id |
UNB_2ac26ba3c99d93aec4361f9286eb3f49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/25737 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no BrasilPatrimonial state and democratic management of public education in BrazilEducação e EstadoPatrimonialismoGestão democráticaO artigo aborda o tema da Gestão Democrática do Ensino Público no Brasil. Busca identificar como os sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios das capitais organizaram-se para responder ao ordenamento constitucional que estabeleceu a gestão democrática como princípio do ensino público e em que níveis adaptaram suas legislações e normas, sua estrutura administrativa e seu funcionamento às demandas por participação. Analisa as concepções de gestão democrática à luz das categorias participação, processo de indicação de diretores, constituição e funcionamento de colegiados, descentralização e autonomia. Aponta estudos e pesquisas recentes sobre os esforços e as resistências verificados em processos de implementação de mecanismos de gestão democrática em diversos sistemas de ensino. Considera que a gestão democrática é adotada pelo Estado para alcançar seus objetivos estratégicos. Analisa as dificuldades decorrentes da implantação desses mecanismos que, pressupondo forte participação da sociedade, é patrocinada por um Estado fortemente marcado por ordenamentos patrimonialistas.This article approaches the democratic management of public education in Brazil. It seeks to assess how the education systems of the States, the Federal District, and State capitals have been organized to meet the constitutional provisions that established democratic management as a public education principle, and at which level they adapted their legislation and rules, as well as their administrative framework, to participation demands. It analyzes the democratic management concepts vis-à-vis participation, principals assignment processes, the constitution and functioning of support committees within the schools, decentralization, and autonomy. It also mentions recent studies and research on the efforts and resistances found in the implementation of democratic management mechanisms in different education systems. It builds on the fact that the democratic management is adopted by the State as a means to achieve strategic targets and analyses the difficulties resulting from the implementation of such mechanisms, since these presuppose a high level of social participation but are sponsored by a State model strongly characterizes by patrimonialistic arrangements.Em processamentoCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2017-12-07T04:33:56Z2017-12-07T04:33:56Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfEduc. Soc.,v.22,n.75,p.84-108,2001http://repositorio.unb.br/handle/10482/25737https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007porMendonça, Erasto Fortesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:19:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/25737Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:19:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil Patrimonial state and democratic management of public education in Brazil |
title |
Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil |
spellingShingle |
Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil Mendonça, Erasto Fortes Educação e Estado Patrimonialismo Gestão democrática |
title_short |
Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil |
title_full |
Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil |
title_fullStr |
Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil |
title_full_unstemmed |
Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil |
title_sort |
Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil |
author |
Mendonça, Erasto Fortes |
author_facet |
Mendonça, Erasto Fortes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Erasto Fortes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Estado Patrimonialismo Gestão democrática |
topic |
Educação e Estado Patrimonialismo Gestão democrática |
description |
O artigo aborda o tema da Gestão Democrática do Ensino Público no Brasil. Busca identificar como os sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios das capitais organizaram-se para responder ao ordenamento constitucional que estabeleceu a gestão democrática como princípio do ensino público e em que níveis adaptaram suas legislações e normas, sua estrutura administrativa e seu funcionamento às demandas por participação. Analisa as concepções de gestão democrática à luz das categorias participação, processo de indicação de diretores, constituição e funcionamento de colegiados, descentralização e autonomia. Aponta estudos e pesquisas recentes sobre os esforços e as resistências verificados em processos de implementação de mecanismos de gestão democrática em diversos sistemas de ensino. Considera que a gestão democrática é adotada pelo Estado para alcançar seus objetivos estratégicos. Analisa as dificuldades decorrentes da implantação desses mecanismos que, pressupondo forte participação da sociedade, é patrocinada por um Estado fortemente marcado por ordenamentos patrimonialistas. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2017-12-07T04:33:56Z 2017-12-07T04:33:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Educ. Soc.,v.22,n.75,p.84-108,2001 http://repositorio.unb.br/handle/10482/25737 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007 |
identifier_str_mv |
Educ. Soc.,v.22,n.75,p.84-108,2001 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25737 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508210477858816 |