Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Marília Cerqueira Soares Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, César Augusto Tibúrcio, Botelho, Ducineli Régis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39308
http://orcid.org/0000-0002-6130-1590
http://orcid.org/0000-0002-5717-9502
http://orcid.org/0000-0002-6205-2071
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre o conhecimento e o comportamento financeiro de discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Foi aplicado um questionário, adaptado do modelo validado de Flores (2012), contendo 26 questões para uma amostra de 177 discentes e egressos dos cursos de ciências contábeis, economia e administração da Universidade de Brasília. O questionário possui questões que medem o nível de educação financeira, mapeia as variáveis socioeconômicas e demográficas, a posição dos entrevistados em relação ao uso de crédito, seu perfil de gasto, sua tendência ao endividamento e seu comportamento de risco. Os resultados encontrados demonstraram que a educação financeira no comportamento financeiro da amostra é diretamente proporcional. Quem possuía maior conhecimento financeiro apresentou menor tendência a um comportamento de risco e ao endividamento. Por fim, a pesquisa evidenciou a importância da educação financeira para os indivíduos e para a sociedade. Conclui-se que o investimento em educação financeira para a população pode ser uma das possíveis soluções para problemas de endividamento e inadimplência no Brasil.
id UNB_2ac8323283b53609e864712cd77a996c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/39308
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Souto, Marília Cerqueira Soares MartinsSilva, César Augusto TibúrcioBotelho, Ducineli Régis2020-07-27T16:41:10Z2020-07-27T16:41:10Z2020-05-15SOUTO, Marília Cerqueira Soares Martins; SILVA, César Augusto Tibúrcio; BOTELHO, Ducineli Régis. Influência da educação financeira no comportamento financeiro: um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Revista de Ciências Contábeis - RCiC, Cuiabá, v. 10, n. 19, p. 18-38, 2019. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rcic/article/view/8932/pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39308http://orcid.org/0000-0002-6130-1590http://orcid.org/0000-0002-5717-9502http://orcid.org/0000-0002-6205-2071O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre o conhecimento e o comportamento financeiro de discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Foi aplicado um questionário, adaptado do modelo validado de Flores (2012), contendo 26 questões para uma amostra de 177 discentes e egressos dos cursos de ciências contábeis, economia e administração da Universidade de Brasília. O questionário possui questões que medem o nível de educação financeira, mapeia as variáveis socioeconômicas e demográficas, a posição dos entrevistados em relação ao uso de crédito, seu perfil de gasto, sua tendência ao endividamento e seu comportamento de risco. Os resultados encontrados demonstraram que a educação financeira no comportamento financeiro da amostra é diretamente proporcional. Quem possuía maior conhecimento financeiro apresentou menor tendência a um comportamento de risco e ao endividamento. Por fim, a pesquisa evidenciou a importância da educação financeira para os indivíduos e para a sociedade. Conclui-se que o investimento em educação financeira para a população pode ser uma das possíveis soluções para problemas de endividamento e inadimplência no Brasil.The purpose of the research is to analyze the relationship between the financial knowledge and financial behavior of students and graduates of the areas of Accounting Sciences, Economy and Administration. A questionnaire adapted from the validated Flores’s model (2012) containing 26 questions was applied to a sample of 177 students and graduates from the areas of accounting, economics and administration at the University of Brasília. The questionnaire has questions that measure the level of financial education, verifies the socioeconomic and demographic variables, the position of the interviewees in relation to the use of credit, their spending profile, their tendency towards indebtedness and their risk behavior. The results showed that there is a positive influence of financial education on the financial behavior of the sample. Respondents with more financial knowledge were less prone to present a risky behavior and to indebtedness. The research highlights the importance of financial education for the individuals and for the society. The data presented demonstrates that the investment in financial education for the population may be one of the possible solutions to problems of indebtedness in Brazil.El propósito de la investigación es analizar la relación entre el conocimiento y el comportamiento financiero de estudiantes y egresados de Contabilidad, Economia y Administración. Se aplicó un cuestionario adaptado del modelo validado de Flores (2012) que contenía 26 preguntas a una muestra de 177 estudiantes y graduados de los cursos de contabilidad, economía y administración de la Universidad de Brasilia. El cuestionario tiene preguntas que miden el nivel de educación financiera, mapea las variables socioeconómicas y demográficas, la posición de los encuestados en relación con el uso del crédito, su perfil de gasto, su tendencia al endeudamiento y su comportamiento de riesgo. Los resultados mostraron que la educación financiera en el comportamiento financiero de la muestra es directamente proporcional. Aquellos con más conocimiento financiero eran menos propensos a comportamientos de riesgo y deudas. La investigación destaca la importancia de la educación financiera para los individuos y la sociedad. Los datos presentados demuestran que invertir en educación financiera para la población puede ser una de las posibles soluciones a los problemas de deuda y delincuencia en Brasil.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Departamento de Ciências Contábeis, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato GrossoAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela Professora Ducineli Régis Botelho, em 09 de julho de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.info:eu-repo/semantics/openAccessInfluência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e AdministraçãoInfluence of financial education in financial behavior : a study with students and graduates in Accounting Sciences, Economy and AdministrationInfluencia de la educación financiera en el comportamiento financiero : un estudio con estudiantes y graduados de cursos de Contabilidad, Economía y Negociosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducação financeiraComportamento financeiroComportamento de risco (Psicologia)Dívidasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_InfluenciaEducacaoFinanceira.pdfARTIGO_InfluenciaEducacaoFinanceira.pdfapplication/pdf563540http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39308/1/ARTIGO_InfluenciaEducacaoFinanceira.pdfeecfbc042699621dd6fc19de54405c29MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39308/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/393082023-10-19 15:06:05.905open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/39308U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:06:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Influence of financial education in financial behavior : a study with students and graduates in Accounting Sciences, Economy and Administration
Influencia de la educación financiera en el comportamiento financiero : un estudio con estudiantes y graduados de cursos de Contabilidad, Economía y Negocios
title Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração
spellingShingle Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração
Souto, Marília Cerqueira Soares Martins
Educação financeira
Comportamento financeiro
Comportamento de risco (Psicologia)
Dívidas
title_short Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração
title_full Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração
title_fullStr Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração
title_full_unstemmed Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração
title_sort Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração
author Souto, Marília Cerqueira Soares Martins
author_facet Souto, Marília Cerqueira Soares Martins
Silva, César Augusto Tibúrcio
Botelho, Ducineli Régis
author_role author
author2 Silva, César Augusto Tibúrcio
Botelho, Ducineli Régis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Marília Cerqueira Soares Martins
Silva, César Augusto Tibúrcio
Botelho, Ducineli Régis
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação financeira
Comportamento financeiro
Comportamento de risco (Psicologia)
Dívidas
topic Educação financeira
Comportamento financeiro
Comportamento de risco (Psicologia)
Dívidas
description O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre o conhecimento e o comportamento financeiro de discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Foi aplicado um questionário, adaptado do modelo validado de Flores (2012), contendo 26 questões para uma amostra de 177 discentes e egressos dos cursos de ciências contábeis, economia e administração da Universidade de Brasília. O questionário possui questões que medem o nível de educação financeira, mapeia as variáveis socioeconômicas e demográficas, a posição dos entrevistados em relação ao uso de crédito, seu perfil de gasto, sua tendência ao endividamento e seu comportamento de risco. Os resultados encontrados demonstraram que a educação financeira no comportamento financeiro da amostra é diretamente proporcional. Quem possuía maior conhecimento financeiro apresentou menor tendência a um comportamento de risco e ao endividamento. Por fim, a pesquisa evidenciou a importância da educação financeira para os indivíduos e para a sociedade. Conclui-se que o investimento em educação financeira para a população pode ser uma das possíveis soluções para problemas de endividamento e inadimplência no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-27T16:41:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-27T16:41:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUTO, Marília Cerqueira Soares Martins; SILVA, César Augusto Tibúrcio; BOTELHO, Ducineli Régis. Influência da educação financeira no comportamento financeiro: um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Revista de Ciências Contábeis - RCiC, Cuiabá, v. 10, n. 19, p. 18-38, 2019. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rcic/article/view/8932/pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/39308
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-6130-1590
http://orcid.org/0000-0002-5717-9502
http://orcid.org/0000-0002-6205-2071
identifier_str_mv SOUTO, Marília Cerqueira Soares Martins; SILVA, César Augusto Tibúrcio; BOTELHO, Ducineli Régis. Influência da educação financeira no comportamento financeiro: um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Revista de Ciências Contábeis - RCiC, Cuiabá, v. 10, n. 19, p. 18-38, 2019. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rcic/article/view/8932/pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39308
http://orcid.org/0000-0002-6130-1590
http://orcid.org/0000-0002-5717-9502
http://orcid.org/0000-0002-6205-2071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Contábeis, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Contábeis, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39308/1/ARTIGO_InfluenciaEducacaoFinanceira.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39308/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eecfbc042699621dd6fc19de54405c29
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573662018699264