Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Patrícia dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Braz, Vívian da Silva, Morimura, Michelle Midori, Bursztyn, Marcel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36496
https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012
http://orcid.org/0000-0002-3755-0212
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http://orcid.org/0000-0001-7566-7940
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Resumo: As atividades humanas vêm alterando o meio ambiente e contribuindo para a aceleração das mudanças climáticas (MC). Diante disso, é necessária a compreensão de como novas percepções podem resultar em ações em prol do ambiente, além do papel da educação ambiental nessa equação. Logo, foram aplicados 1526 questionários objetivando compreender a percepção de universitários sobre os impactos das MC em diferentes setores da sociedade e extratos sociais, além de outras crenças pessoais. Observou-se a necessidade de maior abordagem de conhecimentos ambientais, com a inserção desses temas nos currículos de todos os níveis de ensino, em consonância com a lei 9795/99. Além disso, o limitado conhecimento sobre a ligação entre informação, percepção e ações de enfrentamento às mudanças no clima, indica a necessidade de desenvolvimento de mais pesquisas que possam explorar como a melhor qualidade de ensino na educação ambiental e climática pode auxiliar nas percepções e ações em prol das políticas públicas de adaptação e mitigação.
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