Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Patrícia dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Braz, Vívian da Silva, Morimura, Michelle Midori, Bursztyn, Marcel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36496
https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012
http://orcid.org/0000-0002-3755-0212
http://orcid.org/0000-0003-1396-5963
http://orcid.org/0000-0001-7566-7940
http://orcid.org/0000-0002-2680-9145
Resumo: As atividades humanas vêm alterando o meio ambiente e contribuindo para a aceleração das mudanças climáticas (MC). Diante disso, é necessária a compreensão de como novas percepções podem resultar em ações em prol do ambiente, além do papel da educação ambiental nessa equação. Logo, foram aplicados 1526 questionários objetivando compreender a percepção de universitários sobre os impactos das MC em diferentes setores da sociedade e extratos sociais, além de outras crenças pessoais. Observou-se a necessidade de maior abordagem de conhecimentos ambientais, com a inserção desses temas nos currículos de todos os níveis de ensino, em consonância com a lei 9795/99. Além disso, o limitado conhecimento sobre a ligação entre informação, percepção e ações de enfrentamento às mudanças no clima, indica a necessidade de desenvolvimento de mais pesquisas que possam explorar como a melhor qualidade de ensino na educação ambiental e climática pode auxiliar nas percepções e ações em prol das políticas públicas de adaptação e mitigação.
id UNB_2bc72432f23d5def8088526c1e63c87c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36496
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito FederalGraduate students’ perceptions of changes in climate and their related impacts : a case study in the Federal DistrictEducação ambientalMudanças climáticasCurrículosEducação ambiental - BrasilEstudantes universitáriosAs atividades humanas vêm alterando o meio ambiente e contribuindo para a aceleração das mudanças climáticas (MC). Diante disso, é necessária a compreensão de como novas percepções podem resultar em ações em prol do ambiente, além do papel da educação ambiental nessa equação. Logo, foram aplicados 1526 questionários objetivando compreender a percepção de universitários sobre os impactos das MC em diferentes setores da sociedade e extratos sociais, além de outras crenças pessoais. Observou-se a necessidade de maior abordagem de conhecimentos ambientais, com a inserção desses temas nos currículos de todos os níveis de ensino, em consonância com a lei 9795/99. Além disso, o limitado conhecimento sobre a ligação entre informação, percepção e ações de enfrentamento às mudanças no clima, indica a necessidade de desenvolvimento de mais pesquisas que possam explorar como a melhor qualidade de ensino na educação ambiental e climática pode auxiliar nas percepções e ações em prol das políticas públicas de adaptação e mitigação.Anthropogenic activities have been altering the environment and contributing to climate change (CC). Thus, the understanding of how new perceptions could result in pro-environmental actions and the role of environmental education in this equation are both necessary. A total of 1526 questionnaires were administered to graduate students, aiming to understand students’ perceptions of climate change in different economic sectors and social strata, as well as other personal beliefs. The need for a more intense approach regarding environmental knowledge, with the insertion of this theme at all educational level in unison with law 9795/99 was observed. Moreover, the limited knowledge about the links among information, perception and actions to cope with climate change indicates the need for more research that can explore how better environmental and climatic education can help in the development of perceptions and actions in favour of adaptation and mitigation public policies.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-24T10:31:18Z2020-01-24T10:31:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMESQUITA, Patrícia dos Santos et al. Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos: estudo de caso no Distrito Federal. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 181-198, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100181. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36496https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012http://orcid.org/0000-0002-3755-0212http://orcid.org/0000-0003-1396-5963http://orcid.org/0000-0001-7566-7940http://orcid.org/0000-0002-2680-9145(CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, Patrícia dos SantosBraz, Vívian da SilvaMorimura, Michelle MidoriBursztyn, Marcelporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-17T01:19:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/36496Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-17T01:19:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federal
Graduate students’ perceptions of changes in climate and their related impacts : a case study in the Federal District
title Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federal
spellingShingle Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federal
Mesquita, Patrícia dos Santos
Educação ambiental
Mudanças climáticas
Currículos
Educação ambiental - Brasil
Estudantes universitários
title_short Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federal
title_full Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federal
title_fullStr Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federal
title_full_unstemmed Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federal
title_sort Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federal
author Mesquita, Patrícia dos Santos
author_facet Mesquita, Patrícia dos Santos
Braz, Vívian da Silva
Morimura, Michelle Midori
Bursztyn, Marcel
author_role author
author2 Braz, Vívian da Silva
Morimura, Michelle Midori
Bursztyn, Marcel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Patrícia dos Santos
Braz, Vívian da Silva
Morimura, Michelle Midori
Bursztyn, Marcel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Mudanças climáticas
Currículos
Educação ambiental - Brasil
Estudantes universitários
topic Educação ambiental
Mudanças climáticas
Currículos
Educação ambiental - Brasil
Estudantes universitários
description As atividades humanas vêm alterando o meio ambiente e contribuindo para a aceleração das mudanças climáticas (MC). Diante disso, é necessária a compreensão de como novas percepções podem resultar em ações em prol do ambiente, além do papel da educação ambiental nessa equação. Logo, foram aplicados 1526 questionários objetivando compreender a percepção de universitários sobre os impactos das MC em diferentes setores da sociedade e extratos sociais, além de outras crenças pessoais. Observou-se a necessidade de maior abordagem de conhecimentos ambientais, com a inserção desses temas nos currículos de todos os níveis de ensino, em consonância com a lei 9795/99. Além disso, o limitado conhecimento sobre a ligação entre informação, percepção e ações de enfrentamento às mudanças no clima, indica a necessidade de desenvolvimento de mais pesquisas que possam explorar como a melhor qualidade de ensino na educação ambiental e climática pode auxiliar nas percepções e ações em prol das políticas públicas de adaptação e mitigação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:31:18Z
2020-01-24T10:31:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, Patrícia dos Santos et al. Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos: estudo de caso no Distrito Federal. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 181-198, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100181. Acesso em: 23 jan. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36496
https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012
http://orcid.org/0000-0002-3755-0212
http://orcid.org/0000-0003-1396-5963
http://orcid.org/0000-0001-7566-7940
http://orcid.org/0000-0002-2680-9145
identifier_str_mv MESQUITA, Patrícia dos Santos et al. Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos: estudo de caso no Distrito Federal. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 181-198, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100181. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36496
https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012
http://orcid.org/0000-0002-3755-0212
http://orcid.org/0000-0003-1396-5963
http://orcid.org/0000-0001-7566-7940
http://orcid.org/0000-0002-2680-9145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580673602256896