Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedani, Marcelo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2966
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2008.
id UNB_2bf1a6277715a7677301b64a3c32a07b
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/2966
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Bedani, MarceloMendes, Ana Magnólia BezerraTamayo, Álvaro2010-01-06T15:10:21Z2010-01-06T15:10:21Z2008-112008-11BEDANI, Marcelo. Valores, práticas e criatividade organizacionais: estudo do perfil cultural de uma instituição bancária. 2008. 352 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2966Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2008.Este estudo teve por objetivo investigar a influência dos valores e práticas organizacionais sobre estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho e mapear o perfil cultural do Banco do Brasil. Participaram deste estudo, dois mil cento e setenta e um funcionários da instituição. Três escalas compuseram o instrumento de pesquisa, Inventário de Perfis de Valores Organizacionais, Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho e uma versão resumida do Indicadores de Clima para Criatividade. O modelo de pesquisa proposto, que articulou valores e práticas como antecedentes da criatividade organizacional, foi integralmente comprovado. Os resultados revelaram que autonomia e relações socioprofissionais foram os preditores mais expressivos de apoio e resistência a novas idéias no contexto de trabalho. Os valores prestígio, domínio, conformidade e realização, juntamente com as práticas de organização do trabalho revelaram-se como os elementos mais centrais e compartilhados na cultura da organização. Também se identificou uma subcultura organizacional, quando o critério de análise foi o tempo de trabalho dos funcionários. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe main purpose of this study was to investigate values and organizational practices influences on stimuli and barriers to creativity on work environment and to identify Banco do Brazil’s cultural profile. Two thousand hundred and seventy and one employees took part on the present study. The research instrument was consisted of three scales: Organizational Values Profile Inventory, Work Context Assessment Scale and a brief version of Climate Indicators to Creativity. The proposed research model that articulated values and practices as antecedents of the organizational creativity was entirely confirmed. Results showed that the autonomy and socioprofessional relationships were the most expressive predictors of support and resistance to new ideas at the work context. The following values: prestige, authority, accordance and realization, with work organizational practices were the most central and shared elements of the organizational culture. This study also identified an organizational sub-culture, when the rule analysis was the employees’ work time. _________________________________________________________________________________ RESUMENLos objetivos del presente estudio fueron investigar la relación entre los valores y las prácticas organizacionales sobre los estímulos y las barreras a la creatividad en el ambiente de trabajo y mapear el perfil cultural del Banco do Brasil. Participaran de este estudio dos mil cientos setenta y uno empleados de la institución. Tres escalas compusieron el instrumento de investigación, Inventario de Perfiles de Valores Organizacionales, Escala de Evaluación del Contexto de Trabajo y una versión resumida de los Indicadores del Clima para la Creatividad. El modelo de investigación propuesto, que articuló valores y prácticas como los antecedentes de la creatividad organizacional, fue probado integralmente. Los resultados indicaron que autonomia y las relaciones sócioprofissionales fueran los preditores más expresivos de apoyo y resistencia a las nuevas ideas en el contexto de trabajo. Los valores prestigio, dominio, conformidad y realización, junto con las prácticas de organización del trabajo se revelaron como los elementos más centrales y compartidos en la cultura de la organización. Tambiém se hay identificado una subcultura organizacional, cuando el criterio del análisis fue el tiempo del trabajo de los empleados.Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPsicologia industrialCultura organizacionalBancosBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2008_MarceloBedani.pdf2008_MarceloBedani.pdfapplication/pdf2701325http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2966/1/2008_MarceloBedani.pdfc812f786530bc7a3c5bf76b2c1263ea8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1870http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2966/2/license.txte26b1d86df6860c8c364610624c10675MD52open accessTEXT2008_MarceloBedani.pdf.txt2008_MarceloBedani.pdf.txtExtracted texttext/plain766621http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2966/3/2008_MarceloBedani.pdf.txt8b641b00a4d35b8ce961a0da63783aa0MD53open access10482/29662023-07-10 21:29:59.368open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/2966TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEphcXVlbGluZSBGZXJyZWlyYSBkZSBTb3V6YSAoamFxdWVmcy5icmF6QGdtYWlsLmNvbSkgb24gMjAwOS0wOS0xNlQxODowMzoxN1ogKEdNVCk6CgrDiSBuZWNlc3PDoXJpbyBjb25jb3JkYXIgY29tIGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gbsOjby1leGNsdXNpdmEsCmFudGVzIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBwb3NzYSBhcGFyZWNlciBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8uIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiByZXBvc2l0b3Jpb0BiY2UudW5iLmJyIG91IDMzMDctMjQxMS4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZQpyZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgY29tdW5pY2FyIGUvb3UKZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbQpmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgaW1wcmVzc28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLgoKYikgRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZQpkZXTDqW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBEZWNsYXJhCnRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqQpwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvcyBkaXJlaXRvcwpyZXF1ZXJpZG9zIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUKdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UKY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZS4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvCnBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUKY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdQphY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1IChzKSBub21lIChzKQpjb21vIG8gKHMpIGF1dG9yIChlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvCmVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yCmVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-11T00:29:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária
title Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária
spellingShingle Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária
Bedani, Marcelo
Psicologia industrial
Cultura organizacional
Bancos
title_short Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária
title_full Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária
title_fullStr Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária
title_full_unstemmed Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária
title_sort Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária
author Bedani, Marcelo
author_facet Bedani, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedani, Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Ana Magnólia Bezerra
Tamayo, Álvaro
contributor_str_mv Mendes, Ana Magnólia Bezerra
Tamayo, Álvaro
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Psicologia industrial
Cultura organizacional
Bancos
topic Psicologia industrial
Cultura organizacional
Bancos
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2008.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-06T15:10:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-06T15:10:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEDANI, Marcelo. Valores, práticas e criatividade organizacionais: estudo do perfil cultural de uma instituição bancária. 2008. 352 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/2966
identifier_str_mv BEDANI, Marcelo. Valores, práticas e criatividade organizacionais: estudo do perfil cultural de uma instituição bancária. 2008. 352 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2966/1/2008_MarceloBedani.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2966/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2966/3/2008_MarceloBedani.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c812f786530bc7a3c5bf76b2c1263ea8
e26b1d86df6860c8c364610624c10675
8b641b00a4d35b8ce961a0da63783aa0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573579443339264